terça-feira, 25 de novembro de 2008

Guilherme Scalzilli:
Publicado na revista Caros Amigos, em novembro de 2008
Com alguma paciência para escarafunchar notícias antigas, o leitor curioso estabelece a trilha que leva Daniel Dantas ao Palácio dos Bandeirantes. A viagem começa em 1994, quando Ricardo Sérgio de Oliveira atuou como arrecadador da campanha de José Serra, que depois o indicaria para diretor do Banco do Brasil.

Através dos fundos de pensão, Ricardo Sérgio financiou os consórcios de Dantas nos leilões da telefonia, das estatais elétricas e da Vale do Rio Doce. Ele também arquitetou o caixa dois da campanha reeleitoral de FHC. Participaram do esquema o Opportunity (via Marcos Valério) e o grupo francês Alstom, hoje investigado pelo suborno de altos funcionários tucanos em licitações do Metrô paulista. Andrea Matarazzo, amigo de Serra, aparece com freqüência nesses episódios.
O delegado que investigava Ricardo Sérgio foi afastado em 1998 por Marcelo Itagiba, então superintendente da Polícia Federal. Itagiba, casado com uma prima de Matarazzo, virou assessor de Serra no Ministério da Saúde. Hoje, deputado federal, preside a CPI dos Grampos, que tenta desqualificar a atuação do delegado Protógenes Queiroz na operação Satiagraha. Queiroz teria omitido informações de seus superiores. Um deles, o diretor de Inteligência Daniel Lorenz, coordenara as investigações sobre o extinto dossiê que apontava ligações de Serra com a máfia das ambulâncias.

Dantas não ficou preso graças a Gilmar Mendes, defensor do governo FHC na Advocacia-Geral da União. Já ministro do STF, Mendes arquivou uma ação de improbidade administrativa contra Serra. Depois, afirmou ter sido espionado quando falava ao telefone com o senador Heráclito Fortes. Este possui ligações com as empresas de Dantas e é amigo de sua irmã, Verônica, ex-sócia da filha de Serra. Restam dúvidas sobre os motivos da blindagem em torno de Daniel Dantas?

4 comentários:

Anônimo disse...

Sei não, mas a sensação é que estamos a escolher entre o ruim e o pior. O Serra com jeito de pedante e a outra assaltante. Esse Serra não vale o que peida, e essa Dilma o que come.

Anônimo disse...

QUERO VER O QUE O GOVERNO DO PT VAI FAZER COM RELAÇÃO A ENTREGA DO NOSSO TERRITÓRIO,O QUE VOCÊS VAÕ FAZER?

ATIVOS REAIS, NIÓBIO, PLASMA, FUSÃO NUCLEAR, ENERGIA E... RORAIMA.

http://artigosrebeccasantoro.blogspot.com/2008/08/ativos-reais-nibio-plasma-fuso-nuclear.html

Anônimo disse...

DILMA ROUSSEFF,13
FUTURA PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL,ENQUANTO O SR. JOSÉ SERRA, VULGO "VAMPIRO" ESTARÁ PRESTANDO CONTA DE SEU DESGOVERNO NO ESTADO DE SÃO PAULO REFERENTE AO SUCATEAMENTO DA SAÚDE,EDUCAÇÃO,SEGURANÇA,TRANSPs. E RESPONDENDO PERANTE A JUSTIÇA O CASO ALTROM E DA SOCIEDADE DE SUA FILHA COM A IRMÃ DO MAIOR LADRÃO DE DINHEIRO PÚBLICO DANIEL DANTAS.
PS.CRIA DO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO O SENHOR DANIEL DANTAS.

Anônimo disse...

Dilma, só votarei em você não fizer uma campanha pautado em erros dos outros. O PT tem muito trabalho para ser mostrado, acredite nisso.