sábado, 7 de março de 2009

É a vez de uma mulher na Presidência da República?

por Silbene Santana de Oliveira
Escrever um artigo sobre a mulher na semana em que comemoramos o dia internacional da mulher, num primeiro momento não me pareceu nada original. No entanto, justamente por deparar com tantos artigos, poemas, músicas, homenagens, enfim, uma verdadeira enxurrada de citações, é que me encorajei para este difícil, porém, prazeroso exercício de escrever sobre nós, mulheres.
Aproveitei a oportunidade para tratar de um assunto que está na boca de toda a população brasileira: seria a ministra Dilma Rousseff a candidata do PT e do presidente Lula nas eleições de 2010?
Antes, porém, é preciso tomar nota de algumas considerações que, a meu ver, são fundamentais para entendermos minimamente o papel da mulher na sociedade.
Parto do pressuposto de que a mulher é um ser social e como tal sempre foi indispensável, assim como o homem, nas diferentes fases da história da humanidade. É bem verdade que por um longo período dessa história o que se constatou foi a então condição de invisibilidade das mulheres, mas não por uma questão de passividade e/ou subserviência. Esta visão, defendida por alguns, é pobre e acrítica, pois não permite perceber o protagonismo da mulher como sujeito político ativo e participante na mudança social e em sua própria mudança, assim como suas alianças e, inclusive, por que não dizer, de sua participação na manutenção da ordem patriarcal.
Leia mais aqui

Palavra do Daniel Pearl: Seja benvida minha querida Glória Leite, você é importantíssima para o BLOG DA DILMA. Um cheiro e um abraço. Visite o BLOG BRASIL MOSTRA A TUA CARA.

Nenhum comentário: