quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ENTREVISTA COM DANIEL LOPES DO PT - SOROCABA

1) Quem é Daniel Lopes, dirigente municipal do PT em Sorocaba?
Sou assessor parlamentar do Deputado Federal Paulo Teixeira, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba, onde fui Presidente do Centro Acadêmico Rubino de Oliveira, de 2003 a 2005. Também sou dirigente Municipal do PT de Sorocaba, tendo participado da Executiva Municipal, em 2006.

2) Você é assessor parlamentar do deputado federal Paulo Teixeira(PT/SP). Como é atual do Deputado na Câmara Federal?

O Deputado Paulo Teixeira está comprometido com o Governo Lula e com o PT e é marcado pela coragem de discutir grandes temas.
Trabalha a importância do uso do software livre como meio facilitador da inclusão digital; o uso das energias alternativas; a preservação da Amazônia - sendo eleito Deputado Amigo da Amazônia pelo Fórum brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o meio Ambiente e o Desenvolvimento. Recentemente, iniciou a discussão de mudança na legislação antidrogas, com ênfase na descriminalização do usuário.

3) Por que os deputados e senadores do Partido dos Trabalhadores ficaram acuados pela Rede Globo, Veja, Estadão, Folha de São Paulo e cia. durante o Governo Lula? Aquele PT de antes, ainda existe?

É importante compreendermos que a grande mídia, ao longo dos anos, passou a se comportar como um partido político de oposição ao Governo Lula e ao PT. E é assim que devemos encará-la. As notícias perderam seu viés informativo e imparcial, adotando caráter opinativo, fenômeno conhecido como editorialismo da mídia.

Os deputados não ficaram acuados, embora alguns não estivessem preparados para a violência com que a mídia atacou o Governo Lula e o PT. Deputados e senadores se utilizaram dos espaços que tinham para a defesa de nosso projeto: tribuna, TVs, jornais e, principalmente, a internet.
De uma forma geral, o PT conseguiu reagir, reeleger o Presidente Lula e aprofundar as mudanças.

Não somos o mesmo PT de antes, temos mais experiência e aprendemos muito com a eleição de Lula. Concomitantemente, o que anima o PT e seus militantes são os mesmo ideais de luta discutidos no colégio Sion, quando de sua fundação: a organização autônoma de um partido da classe trabalhadora, que lutasse por seus direitos e pela criação de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.

4) Será que o Ministro Gilmar Mendes envergonha a imagem do Supremo?

O Supremo Tribunal Federal é composto por pessoas dos mais diversos matizes idelógicos. Entretanto, guarda em suas raízes postura conservadora. Gilmar Mendes foi partidário em muitas decisões, indo à mídia para repercutir seus pontos de vista sobre assuntos que ainda não haviam sido julgados. As palavras do Ministro Joaquim Barbosa, em certa ocasião, recomendando ao Ministro Gilmar que ouvisse a voz das ruas devem ser recordadas.

5) Se fala muito que a violência no Brasil é culpa do Judiciário. Qual é a tua opinião?

O Judiciário tem responsabilidade na questão da violência, por não conseguir dar respostas rápidas à sociedade. No entanto, atribuí-lo como único responsável, não é justo. Outros fatores agravam a violência no Brasil, especialmente, a grande concentração de renda existente e a nova face do capitalismo, fazendo das pessoas grandes e insaciáveis competidores sociais.
Além disso, de uma forma geral, os governos anteriores concentraram o combate ao crime comum, não enfrentando o chamado "crime do colarinho branco", criando uma sensação de impunidade na sociedade. O Governo Lula enfrentou esta questão, importando destacar a mudança de perfil da Polícia Federal.

6) Por que a Reforma Política anda a passos de tartaruga?

Regra geral, avalio ser muito difícil um poder se auto-reformar. Há muitas divergências entre os parlamentares, e a sociedade, por sua vez, não tem esclarecimento suficiente sobre o tema, ficando fragilizada ao reivindicar.
Defendo uma Constituinte Exclusiva para a Reforma Política, com a não participação de detentores de mandato.

7) A cassação do então deputado federal José Dirceu foi justa? A mídia teve influência? Ele é inocente?

Não havia qualquer base legal para cassá-lo. Roberto Jefferson foi cassado por fazer denúncia infundada, sem provas. José Dirceu foi cassado em virtude dessas denúncias. Submeteram-no a um julgamento político, dada a sua importância no primeiro mandato do Presidente Lula.

Se José Dirceu cometeu algum erro, quem deve avaliar e julgar são seus eleitores, e não os demais deputados. Lá, outros interesses estão em jogo.
A grande mídia adquiriu postura golpista, tendo como objetivo estratégico o impeachment de Lula e, certamente, influenciou na decisão de cassá-lo. Graças ao apoio popular, Lula permaneceu e foi reeleito.

8) No Governo Lula os trabalhadores foram respeitados e tiveram aumentos reais? Comente.

A continuação do PSDB/DEM no poder pós-FHC, aprofundaria o neoliberalismo, "flexibilizando" à legislação trabalhista, reduzindo direitos dos trabalhadores.
A redução dos juros e o crescimento econômico com desconcentração de renda possibilitaram o aumento do poder de compra dos trabalhadores. Aliado a isso, o salário mínimo mais que dobrou no Governo Lula. Nunca, desde a Era Vargas, houve tanta valorização.

9) Qual o ponto forte da candidatura da Dilma Rousseff?

Dilma é Lula de novo. Ela representa a continuidade dos avanços do governo. Também, mais uma vez, romperemos com o preconceito: antes, elegendo um torneiro mecânico; agora, elegendo a primeira mulher presidenta do Brasil.

10) A imprensa e a oposição PSDB/DEM/PPS tentam destruir a idéia de uma eleição PLEBISCITÁRIA. Por que?

Primeiro, não podemos perder de vista que a grande mídia atua como um partido político aliado de PSDB/DEM/PPS, portanto, devemos obsevá-los como um único agrupamento, agindo de maneira articulada.

Qualquer comparação entre o Governo Lula e o Governo FHC é ingrediente favorável à eleição de Dilma. Por isso, buscarão de todas as formas evitar a polarização do debate.

11) Por que você vai votar na Dilma Rousseff?

Nos anos 90, o mundo assistiu o avanço do neoliberalismo. O Estado foi diminuindo sua capacidade de intervenção. Privatizações, "flexibilizações" e à defesa da autonomia econômica estavam na moda. Como consequencia, os países pobres enfrentaram graves crises: o desemprego e a violência aumentaram; a renda se concentrou acentuadamente.

Nos idos de 2000, a esquerda, que sempre contestou este modelo, começou a vencer eleições, especialmente na América Latina. Implementando um projeto alternativo e com cooperação, alavancaram a economia de seus países, geraram empregos e, postos à prova, recentemente, na maior crise econômica mundial desde 1929, sobreviveram sem grandes prejuízos.
O Brasil cresceu na crise porque, dentre outros motivos, tinha bancos públicos que facilitaram a linha de crédito aos mais pobres, apostando em um amplo mercado de consumo de massas. A Inglaterra, por sua vez, reestatizou bancos e chegou a propor um encontro internacional para rediscutir o capitalismo.
A direita, representada no Brasil pelo PSDB/DEM, sem propostas alternativas, apontava como saída a radicalização do neoliberalismo, sugerindo que os trabalhadores, por exemplo, aceitassem redução salarial, avançando para a "flexibilização".
Voto na Dilma porque ela é a garantia de que o neoliberalismo será sepultado em nosso país.

Voto na Dilma porque ela é a garantia de que o Brasil continuará desconcentrando renda, garantindo os direitos dos trabalhadores, gerando empregos e fazendo justiça social.

12) Se você fosse membro da Equipe do Programa de Governo da Ministra Dilma, qual o projeto apresentaria?

O crime organizado, através do tráfico, é poder instituído no Brasil e deve ser combatido rapidamente e de maneira pragmática.

Descriminalizar o usuário de drogas, cadastrando-o, não permitindo que esteja na cadeia, convivendo com grandes traficantes e se tornando um criminoso em potencial; avançando para a legalização da maconha, tributando-a e garantindo seu investimento na recuperação de usuários de drogas. O próximo governo de esquerda deve apoiar o aprofundamento dessa discussão.
13) SUAS CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Gostaria de agradecer pelo espaço e ressaltar a importância da internet como meio alternativo de comunicação, principalmente num país onde a mídia tradicional é tão concentrada e se tornou, como já mencionei, um partido de oposição do governo Lula. Os espaços da NET permitem que as informações circulem de forma mais rápida, que os ataques possam ser respondidos com eficiência e mesmo que os apoiadores de uma determinada candidatura possam se organizar com maior eficiência.

No próximo ano, a eleição da companheira Dilma será uma guerra e a internet uma de nossas mais importantes trincheiras.
ACESSE: http://www.bahcaroco.blogspot.com

9 comentários:

Unknown disse...

PARABÉNS DANIEL LOPES PELAS SUAS PALAVRAS QUE TANTO EDIFICAM O NOME DO PT EM NOSSA CIDADE SOROCABA. EXEMPLO DE LUTA E GARRA ... MOSTRANDO DANIEL QUE VC COM SUA IDADE BATE DE FRENTE NO BOM SENTIDO COM A ESTRELA NO PEITO CONTRA AS PESSOAS QUE FAZEM A MÁ POLÍTICA NESTA CIDADE SOROCABA....E NINGUÉM TENDO ESTA SUA CORÁGEM DE DAR AS CARAS CONTRA OS MALES QUE COMANDAM ESTA GRANDE CIDADE QUE TENHO ORGULHO DE MORAR...SÃO POUCOS AQUELES QUE TEM FORMAÇÃO POLÍTICA COMO VOCÊ DANIEL E UM APRENDIZADO NOBRE DENTRO DA POLÍTICA E NO PT EM SOROCABA..GRANDE ABRAÇO E PARABÉNS PELA SUA ATITUDE QUE NOS ENOBRECEM AQUI EM SOROCABA - JOVEM SOROCABANO " PARA QUEM PODE EM MEU CARO " !!! ABRAÇOS

Reinaldo disse...

Muito boa a entrevista.

Agradeço em nome de todos os colaboradores do Bah!Bacaroço

www.bahcaroco.blogspot.com

Unknown disse...

Fico muito feliz em ver um jovem, tão jovem como você com tanto preparo político e clareza em suas exposições. Parabéns Daniel, conheço você há pouco, e a cada dia que passa você me surpreende mais com suas idéias e discurso profícuo, que muito contribui para o enriquecimento do debate político e a consolidação do processo democrático em nosso País. Parabéns!!! Nalva

pedroscamargo disse...

Parabens Daniel Lopes! Fico muito feliz em saber que voce faz a defesa de suas idéias, como se elas fossem parte de mim. eu só posso agradecer nossa amizade e parabeniza-lo desejando que sempre continue sendo essa pessoa importante para a nossa democracia narealização de um País mais justo e soberano. PARABENS. Pedro de Pilar

Anônimo disse...

Em todas as eleições em que foi candidato, votei e continuarei votando... pessoa confiável e muito conhecida em nossa região.
Inteligente, atuante com a garra que todos os políticos deveriam seguir.
A luta continua companheiro, seguiremos seus passos onde estiver, PARABÉNS pela entrevista.

Unknown disse...

Valeu Daniel......
muito legal a entrevista, a clareza da suas palavras nos assuntos aboradados demonstra seu complometimento com os projetos que nosso partido tem para tornar nossa sociedade mais igualitária e justa.
Claudiomiro

Totó disse...

Meu caro Daniel, mais uma vez você me orgulha em te-lo como amigo e orgulha a cidade de Sorocaba com otimas e grandiosas palavras
Um grande abraço

Anônimo disse...

O link do blog esta digitado errado na entrevista.

Mano disse...

Sou amigo e eleitor do Daniel. Parabéns pela entrevista! Você está no caminho certo, tenho certeza que o povo sorocabano terá o privilégio de ser representado por você. Só discordo da questão da maconha. Daniel, se com a lei seca ainda está difícil conter acidentes de trânsito provocados por alcóolatras, imagine nosso trânsito sendo acrescentado pelos usuários da droga. E isso é só um exemplo. Dá pra citar vários outros. Se a sensação de impunidade existe em crime de colarinho branco, liberando o uso de drogas a tendência é piorar este sentimento. A solução para o problema é complexa e difícil, mas deve ser trabalhada... não simplesmente abandoná-lo com a liberação. Grande abraço!