terça-feira, 29 de dezembro de 2009

GOVERNO SERRA CUIDANDO DO ESTADO DE SP


A 137 quilômetros de São Paulo, bote trafega em Capivari, onde rio transbordou; chuvas causaram 31 mortes no Estado neste mês



Chuva mata 1 e deixa 3.500 desalojados
Homem morreu em Guarulhos e casas alagaram no interior de SP; Jardim Pantanal, inundado desde o dia 8, alagou de novo

No aeroporto de Cumbica, entre a 0h e o meio-dia de ontem, 40% dos voos atrasaram; em Perus, barracos foram interditados

Mulher estende roupas no varal de sua casa, no Jardim Pantanal, na zona leste; novo temporal deixou ruas alagadas novamente

DA REPORTAGEM LOCAL
DO "AGORA"
DA AGÊNCIA FOLHA

A chuva que começou na noite de anteontem e se estendeu pela madrugada de ontem voltou a causar estragos em São Paulo. Um homem morreu em Guarulhos (Grande SP), barracos desabaram em Perus (zona norte da capital), 3.500 pessoas tiveram de deixar temporariamente suas casas no interior do Estado e o Jardim Pantanal, região da zona leste que desde o último dia 8 sofre com as enchentes, alagou novamente.
A região de Guarulhos, próxima ao aeroporto internacional de Cumbica, foi uma das mais afetadas. Segundo a prefeitura, choveu anteontem na cidade dez vezes mais do que o previsto para o dia. Cerca de 300 casas inundaram. Em alguns locais, a água subiu mais de um metro e moradores tiveram que ser resgatados de barco.
Um veículo foi arrastado pela água para dentro de um ribeirão no Jardim Hanna matando o motorista, o funileiro Israel Botelho, 61. "Ele tentou dar ré, mas a enxurrada jogou o carro no córrego", disse o genro Robson de Jesus Pinheiro, 21.
Seis pessoas de uma mesma família precisaram ser resgatadas pela PM após ficarem presas no carro em um ponto de alagamento na avenida Jamil João Zarif. "Comecei a perder o controle do carro, mas consegui encostá-lo em um canteiro. Foi o que nos salvou", disse o ferramenteiro Dirlei da Silva.
O aeroporto de Cumbica também foi afetado. Entre a meia-noite e o meio-dia de ontem, 40% dos voos tinham atrasado e seis foram cancelados. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), os aviões que deveriam pousar de madrugada em Cumbica não conseguiram por causa da chuva e tiveram que ir para outros aeroportos. Alguns tinham voos pela manhã e atrasaram para chegar a Guarulhos.
Em Capivari (137 km de SP), o transbordamento do rio Capivari, que divide a cidade, surpreendeu os moradores. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, subtenente Newton José Vaz de Lima, cerca de 800 casas foram atingidas.
"A água subiu muito rápido. Muitas pessoas tiveram que subir no telhado de suas casas para conseguir escapar", disse.
Em Perus, seis barracos foram interditados pela Defesa Civil. Anteontem, o chão de quatro deles cedeu, e um homem caiu em um córrego. Seu estado é grave.

Dezembro chuvoso
Desde o dia 1º, 31 pessoas morreram em todo o Estado por causa das chuvas. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), este é o terceiro dezembro mais chuvoso dos últimos 15 anos, quando o monitoramento começou.
Nos 28 primeiros dias deste dezembro, houve chuva em 21. Já choveu 16% a mais do que o previsto para todo o mês.
E as chuvas não devem dar trégua, diz o meteorologista Adilson Nazário. Elas voltam na quarta e continuam até ao menos quinta-feira, véspera de Ano Novo. A explicação, diz ele, é o fenômeno El Niño, que deixou as águas do oceano Pacífico mais quentes, havendo mais evaporação e mais nuvens.


Nenhum comentário: