sábado, 23 de janeiro de 2010

INCOMPETÊNCIA SERRA /KASSAB: Falha em túnel é inadmissível, diz técnico

Técnicos criticam sistema antienchente do túnel Tribunal de Justiça, que demorou 38 horas para ser liberado após ficar cheio d"água. Quando a água baixou, equipes de manutenção encontraram dois peixes no túnel, que podem ter saído do lago do Ibirapuera
Almeida Rocha/Folha Imagem
Carro que ficou preso em enchente no túnel Tribunal de Justiça, na zona sul deSão Paulo; local permaneceu interditado por 38 horas
TALITA BEDINELLI - DA REPORTAGEM LOCAL - O túnel Tribunal de Justiça, na zona sul de São Paulo, um dos principais acessos para a marginal Pinheiros, de um lado, e para o Ibirapuera e a avenida 23 de Maio, do outro, permaneceu interditado nos dois sentidos por 38 horas por causa do alagamento ocorrido na madrugada de anteontem. Com isso, o trânsito permaneceu caótico durante todo o dia na maior parte da cidade. O túnel foi liberado às 16h.
Houve falha no sistema de bombas antienchente do túnel, razão pela qual ele foi alagado. O engenheiro João Francisco Soares, especialista em hidráulica, considerou o episódio "inadmissível". "Essas bombas não podem falhar. O sistema deve funcionar justamente em, dias de chuvas mais fortes. Ele serve para uma emergência. E, quando a emergência houve, ele não funcionou. Será que não havia manutenção adequada?".
A água invadiu o túnel rapidamente por volta das 2h de anteontem e chegou a atingir 2,5 metros de altura. Um carro ficou preso na enchente e foi totalmente encoberto pela água. Ele só pôde ser retirado ontem à tarde (leia ao lado).
Segundo a prefeitura, o alagamento ocorreu após uma queda de energia, que paralisou as duas bombas que sugam a água que entra no túnel. Uma bomba reserva, que tem gerador próprio e é ligada três minutos após uma pane, não funcionou porque o painel que a aciona foi atingido pela água.
Para João Jorge da Costa, do Instituto de Engenharia, a enchente ocorreu por uma falha de projeto do túnel. "Tudo bem. Entrou uma quantidade grande de água, faltou energia, o gerador não ligou. Mas um quadro elétrico não pode ficar em uma área ao alcance da água. E, numa situação dessas, é preciso que exista um plano de contingência também, que determine as ruas que serão fechadas e por onde o trânsito será desviado".
Para drenagem, foram usadas duas bombas externas.
Quando a inundação diminuiu, a equipe de limpeza da prefeitura achou dois peixes no local. O órgão não soube explicar de onde eles podem ter saído. Mas técnicos ouvidos pela Folha que participaram da construção do túnel afirmam que a principal hipótese é que eles tenham vindo do lago do parque do Ibirapuera, que fica a cerca de um quilômetro.
Segundo eles, o lago pode ter transbordado e os peixes caído em uma galeria de águas pluviais. Perto do túnel, a galeria podia estar obstruída e os peixes foram jogados para fora e entrado no túnel. Um dos técnicos, que preferiu não se identificar, disse que não foi a primeira vez que peixes foram achados naquele no local. A prefeitura afirmou que não tem a informação de que foram localizados peixes no túnel.

Trânsito
Motoristas que circulavam pela região ontem reclamavam da lentidão no tráfego. Além do túnel Tribunal de Justiça, os túneis Ayrton Senna, no sentido marginal Pinheiros, e o Sebastião Camargo também foram fechados pela CET para aliviar o trânsito mais perto do Itaim Bibi, zona oeste. "Estou há duas horas neste inferno. Que raiva! Vou levar umas quatro horas para chegar em casa", reclamava a bióloga Nádia Ávila, 50, ao lado do túnel interditado pela água. "Se esse túnel estivesse aberto, já estaria em casa", dizia o técnico em refrigeração Roberto Bruno, 45, que estava há uma hora no congestionamento. Segundo a CET, entre as 10h e as 16h, o trânsito ficou acima da média para o dia e horários.
Pense bem leitor, Serra quer ser presidente do Brasil. Ele não tem competência para administrar SP, já imaginam ele tendo que administrar o Brasil? Você deseja isso para o Brasil?

Nenhum comentário: