sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Crime contra a saúde pública:demotucanos aplicam recursos do SUS no mercado financeiro

Remédios por juros Auditoria aponta que governos de SP, DF, MG e RS usaram recursos do SUS para fazer ajuste fiscal Sem alarde e com um grupo reduzido de técnicos, coube a um pequeno e organizado órgão de terceiro escalão do Ministério da Saúde, o Departamento Nacional de Auditorias do Sistema Único de Saúde (Denasus), descobrir um recorrente crime cometido contra a saúde pública no Brasil. Em três dos mais desenvolvidos e ricos estados do País, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, todos governados pelo PSDB, e no Distrito Federal, durante a gestão do DEM, os recursos do SUS têm sido aplicados, ao longo dos últimos quatro anos, no mercado financeiro. A manobra serviu aparentemente para incrementar programas estaduais- de choques de gestão, como manda a cartilha liberal, e políticas de déficit zero, em detrimento do atendimento a uma população estimada em 74,8 milhões de habitantes. O Denasus listou ainda uma série de exemplos de desrespeito à Constituição Federal, a normas do Ministério da Saúde e de utilização ilegal de verbas do SUS em outras áreas de governo. Ao todo, o prejuízo gerado aos sistemas de saúde desses estados passa de 6,5 bilhões de reais, sem falar nas consequências para seus usuários, justamente os brasileiros mais pobres. As auditorias, realizadas nos 26 estados e no DF, foram iniciadas no fim de março de 2009 e entregues ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em 10 de janeiro deste ano. Ao todo, cinco equipes do Denasus percorreram o País para cruzar dados contábeis e fiscais com indicadores de saúde. A intenção era saber quanto cada estado recebeu do SUS e, principalmente, o que fez com os recursos federais. Na maioria das unidades visitadas, foi constatado o não cumprimento da Emenda Constitucional nº 29, de 2000, que obriga a aplicação em saúde de 12% da receita líquida de todos os impostos estaduais. Essa legislação ainda precisa ser regulamentada.
Leia na íntegra acessando Carta Capital
Comentário.Duvido o PiG repercutir uma matéria como essa.

Um comentário:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Os Governos de RS, DF, MG e SP, usaram dinheiro da Saude para equilibrar seu neo liberalismo, mis neste link http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=27773 “Ao todo, o prejuízo gerado aos sistemas de saúde desses estados passa de 6,5 bilhões de reais, sem falar nas consequências para seus usuários, justamente os brasileiros mais pobres”, o Psdb faz igual ao seu patrão o PIG “(” eu quero que pobre se exploda”).
Um pensamento para o fim de semana, O Desgoverno de FHC-368, (tenho o desejo que seja enforcado por seu desgoverno) assumiu o Brasil Triplicou todo o que havia: divida, emprestimo com FMI, desemprego, ma saude, educação, e muito mais e Privatizou o que deu, e olha que deve ter entrado dinheiro, com esta privataria e o deficit interno que era para chegar a zero, foi as alturas do sol, a balança comercial negatia e criaram a CPMF, onde foi para tudo isto, como explicar para alguem que tire 30 minutos para pensar…….FHC-368 é sociologo um cara estudado, com muitos amigos, com faciolidades em altas esferas. ma vem ai o analfabeto (LULA) e em 7 anos sem CPMFo Brasil esta como com divida paga, contas equilibrada, emprestando dinheiro, investimento em todos os setores…. podem começar analizar ou temos que pedir ajuda ao FMI.