sexta-feira, 26 de março de 2010

Bolsas de estudos e crédito estudantil

Estudantes de baixa renda que querem cursar o ensino superior mas não têm condições financeiras para arcar com as mensalidades de faculdades e universidades privadas, contam com o Programa Universidade para Todos (ProUni). Criado em 2004, o programa oferece bolsas de estudo integrais ou parciais de 50% aos alunos que atingirem as maiores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em contrapartida, as instituições que participam do ProUni, divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) durante a época de inscrições, ficam isentas do pagamento do Imposto de Renda, da Contribuição Social sobre Lucro Líquido, do PIS e do Cofins. O programa faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e deve contribuir, até 2011, para o acesso de pelo menos 30% dos jovens de 18 a 24 anos ao ensino superior. De 2004 a 2009, o ProUni já atendeu cerca de 540 mil estudantes, sendo 70% deles com bolsas integrais. Apenas no primeiro semestre de 2009, foram oferecidas 156.416 bolsas de estudo, das quais 95.694 integrais e 60.722 parciais. A previsão é distribuir mais de 247 mil bolsas em 2009. Fonte: Portal Brasil.

Um comentário:

Erika disse...

Prezada Dilma, gostaria de expor meu caso, pois acho que além de mim, várias pessoas passaram pelo mesmo problema que eu.
Estudei desde a 1ª série até o 1º ano do ensino médio em escola pública.
Ao me mudar para o Rio de Janeiro não consegui vaga para estudar em escola pública. Minha vizinha estava esperando por uma vaga para fazer o 1º ano há 3 anos e não conseguia a vaga, tive que pagar uma escola EJA e fazer o 2 e 3 ano do ensino Médio em Supletivo, porém particular.
No fim das contas, não tive dinheiro para terminar de pagar o curso, mesmo assim recebi o certificado, e ao tentar participar do PROUNI fui rejeitada, mesmo tendo nota alta no ENEM.
Não acha que o PROUNI não está sendo para todos?? Pois conheço pessoas que têm muitas condições de pagar a faculdade e fizeram particular ate a 8 série e a regra so se apolica p o ensino médio?
Não poderia a regra dar ao menos 3 anos de particular para quem precisa?
Acho que fui discriminada, pois tive que trabalhar, ganhar R$ 320,00 por mês para pagar a minha escolinha que me custava 250,00 mais transporte, e mesmo assim nem consegui terminar de pagar!!
Por favor, apenas me esclareça... o Ministro me disse em um evento na CMSP que estas são as regras, mas acho que elas deveriam ser vistas mais criteriosamente, pois há pessoas que fazem em escola publica mas tem dinheiro para pagar cursinho, tem carro e conseguem a bolsa de 100%.


Grande abraço Petista