terça-feira, 16 de março de 2010

Por que Miriam Leitão é minha jornalista preferida

Amigos da CBN, confesso que durante os últimos anos aprendi muito com ela. Não perco seus comentários políticos e econômicos, seja na TV, na CBN e eventualmente em jornais. Presto muito atenção em suas análises no Bom Dia Brasil, no bate-papo com o Heródoto, com o Sardemberg e outras aparições dela na Rede Globo. Por Arthur Peres

Refiro-me à jornalista Miriam Leitão. Lembro de alguns ensinamentos: entre 2003 e 2006, inúmeras vezes na TV ou na CBN ela criticou o crescimento do Brasil quando comparado ao de países ricos. Afirmava que o país não poderia continuar assim. Atônito, observei que o Brasil cresce sem parar há quase 8 anos. Criticava o alto desemprego e durante os últimos sete anos o Brasil criou mais de 11 milhões de empregos.
Lembro-me que ela era a favor da Alca, afirmando que o Brasil estaria a reboque de outros países da América Latina que fizeram acordos com os EUA. O México é um dos países que fez acordo com os republicanos americanos tornando-se uma colônia dos EUA. Atualmente está falido e é uma republica comandada por traficantes. Aprendi então que o Brasil agiu certo ao não aderir à Alca.
Observei durante esses últimos sete anos que as informações da Miriam sempre me conduziram a acreditar em crises no Brasil. No final de 2008 e inicio de 2009 quando a Miriam insistiu que o Brasil estava em crise em sua economia, de novo abri os olhos: o Brasil foi o primeiro a sair da recessão. Recuperou-se vigorosamente e deve crescer em 2010 perto de 6% enquanto que a maioria dos países continua em recessão!
Ouço com atenção quando a Miriam censura o chanceler Celso Amorim por agir como nação soberana em relação às grandes potências. Percebi que, deixando de obedecer aos banqueiros internacionais, tornamo-nos uma nação respeitada no mundo inteiro. Outro dia a Miriam comentou com o Heródoto (outro jornalista com o qual aprendo muito) que o presidente Lula é contra a emenda do PSDB que permitiria a compra de ações da Petrobras com o FGTS. Pois é! A Miriam afirmou várias vezes que o presidente Lula é contra muitos projetos que beneficiem o povo brasileiro...
Quanto mais a Miriam critica o governo, mais o Brasil torna-se o destino de investimentos internacionais. A Miriam já criticou várias vezes os partidos da base de apoio ao governo pelas leis aprovadas em beneficio do crescimento do Brasil, mas 80% do povo apoia Lula. Aprendi que dos US$ 30 bi de reservas no final do governo FHC, chegamos aos US$ 250 bilhões atuais.
Lembro-me que antes de 2003 a Miriam (e os meios de comunicação) era a favor do FMI governar o Brasil. Hoje sei que o Brasil é credor do FMI. Aliás, sócio através do recém constituído Fundo Soberano. Tudo isso graças à Miriam Leitão!
Hoje de manhã mais uma informação que — tenho certeza — ensinará muito à multidão: a Miriam descobriu que existe uma crise federativa no Brasil por causa dos royalties do pré-sal e a emenda Ibsen. Fico perguntando aos meus botões se essa crise fará com que o povo do Rio de Janeiro atue contra seu governador deixando de votar nele e em Dilma.

Sempre ouvi que Lula foi culpado dessas crises...
Estou exultante com essa conversa de hoje de manhã com o professor Heródoto Barbeiro: a Miriam ensinou-nos que falta liderança ao nosso chefe de Estado. A ONU e os países ricos devem estar errados ao concederem tantas condecorações ao nosso comandante. A imprensa internacional deveria aprender com nossa imprensa que Lula não tem liderança no Brasil e que os mais de 160 milhões de brasileiros apoiando Lula não sabem votar. Curioso, né?
Não quero ser injusto: aprendo também com o Merval Pereira, com o Alexandre Garcia, com o William Waack e muitos outros jornalistas dos jornalões e das Vejas. Confesso estar um pouco preocupado com a Lucia Hippólito. Outro dia ela chamou a atenção dos tucanos pela imobilidade de Serra, mas acho que é para ensinar ao brasileiro votar corretamente em outubro! Se esses profissionais e o casal Bonner começarem a criticar o governador Serra, votarei nele para presidente...
Agradecimentos a todos! Fonte:Portal Vermelho

4 comentários:

Pedro Bueno disse...

Que inveja desse amigo, pois sempre gostei de falar dessa forma, mas me sinto realizado ao ler esse comentário.
Eu também aprendo com esse pessoal cumpridor de pauta todos os dias.

Carls 1969 disse...

Caro Gilvan,

Se puder publicar o fantástico discusso do deputado baiano Emiliano José (PT-BA) desta terça, onde ataca o PiG, Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor e toda a corja midiática, você faria um imenso favor a blogosfera!

http://www.emilianojose.com.br/index.cfm?event=Site.dspMandato&mandato_id=3&proposicao_tipo_id=1&link=discursos

Obrigado,

Carls 1969

Osmilda disse...

Taí uma postagem deliciosa de ser lida. Adorei porque é a repercussão exata do que penso e sinto.
Que ela (e eles) continuem por lá e nós elejamos a nossa Dilma por cá.

Anônimo disse...

Pior do que a Míriam, só a Eliane Cantanhêde, na Folha Online de hoje, onde ela simplesmente tenta humilhar Lula em Israel:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u707686.shtml