segunda-feira, 12 de abril de 2010

WHY LULA IS THE MAN:PORQUE LULA É O CARA


Enquanto a oposição e imprensa golpista brasileira atacam o presidente Lula, o governo Lula, leia o que diz o editorial do "The Times of India"

Brasília: Recentemente, E.U. secretário de Estado Hillary Clinton pressionou o presidente do Brasil Lula da Silva para juntar os E.U. em impor novas sanções contra o Irã. Lula rejeitou Clinton, dizendo que é "prudente para não empurrar o Irão contra a parede". Este não é o que Clinton queria ouvir de um país que tem um assento rotativo no Conselho de Segurança da ONU e está fazendo lobby para uma permanente. Posteriormente, em Tel Aviv, Lula chocou os líderes de Israel por recusar-se a visitar o túmulo do pai do sionismo, Theodor Herzl. Em maio, ele vai a Teerã para reunir com o presidente Ahmadinejad, um movimento que um jornal E.U. descrito como "indigna de um país que aspira a ser considerado um igual entre os líderes do mundo". Lula está se comportando como um líder mundial?

Ridicularizado por chatterati Brasil para sua gramática fraturado, Lula tornou-se um hit na cena mundial com seu estilo Everyman. Na Cimeira de Londres sobre a crise financeira global no ano passado, ao ver Lula, o presidente Barack Obama E.U. gritou: "Esse é o meu homem aqui. Adoro esse cara. Ele é o político mais popular na Terra". Observações jorrando Obama veio poucos dias depois de o brasileiro culpou a crise global sobre o "comportamento irracional de pessoas que são brancos, de olhos azuis, que antes da crise parecia que sabia tudo sobre a economia". comentários de Lula fizeram a cringe elite brasileira.

Set para deixar o cargo em nove meses, Lula está viajando ao redor do mundo e falar das Nações Unidas para atacar o seu sistema de "castas", destrua o mundo rico em Copenhaga, em campanha por um papel mais global para países "emergentes" e pedindo um "diálogo "com o Irão. Isso fez com que alguns observadores ocidentais saber se ele está seguindo o venezuelano Hugo Chávez como um gladiador "da luta anti-imperialista".

Nada poderia estar mais longe da verdade. Lula se tornou um herói em casa e um estadista estrangeiro por motivos de genuínos. No Brasil, seus índices de aprovação são de 76 por cento, um recorde para um presidente cessante. Suas realizações domésticas são sem precedentes: a partir de 2003, ele tem mais do dobro do salário mínimo para 300 dólares, ajudou a levantar 20 milhões de brasileiros da pobreza, e trouxe a dívida pública para 35 por cento de 55 por cento do PIB. No ano passado, reais do Brasil foi a moeda quinto melhor desempenho, a inflação caiu para 4 por cento eo país atravessou a crise econômica com um pouco machucado.

Graças aos programas sociais de Lula, maiores beneficiários do crescimento têm sido os pobres para os quais o presidente, que cresceu polir sapatos e partilhar o quarto com a mãe e oito irmãos, é um sinal de esperança. Então alta popularidade de Lula é que ele é ainda creditado para a descoberta de petróleo ao largo da costa brasileira. Brasil poderá em breve tornar-se o terceiro maior produtor de petróleo, e Lula já anunciou planos para gastar a renda do petróleo sobre os planos de combate à pobreza.

Claro, Lula cometeu erros. Houve escândalos no governo e ele tem sido criticado pela esquerda do Partido dos Trabalhadores para "mover-se demasiado para o Centro". Mas ninguém contesta a sua maior conquista: o posicionamento do Brasil no mundo. Lula converteu força econômica em influência global empurrando "sul-sul" do comércio e crescimento dos laços políticos com os países em desenvolvimento. Isso explica sua posição sobre o Irão, com quem o comércio no Brasil cresceu 40 por cento desde 2003. Tão bom é a sua química com Ahmadinejad diz que Obama pediu ao Brasil para mediar entre o Irão ea E.U., algo que Lula adoraria fazer. Entre a linha em Tel Aviv, Lula chamou de "alguém com neutralidade" para mediar a paz no Médio Oriente. E ele não quis dizer Tony Blair.

Depois riu de Copacabana caipirhinha-sorvendo elite que "temido" Lula poderia embaraçar o Brasil no exterior, o ex-metalúrgico tem demonstrado uma sólida compreensão das Relações Exteriores. Durante seu primeiro mandato, ele trabalhou em estreitar laços com a Índia, China e África do Sul. Hoje, a China, não os E.U., é o maior parceiro comercial do Brasil. Desempenhando um papel crucial na criação do IBAS e BASIC dois grupos envolvendo o Brasil, Índia, China e África do Sul Lula tornou-se o defensor mais vocal dos países emergentes sobre questões globais que vão desde as finanças à mudança climática. Com o movimento não-alinhado tão bom como morto, esses grupos tornaram-se a voz da Ásia, África e América Latina em assuntos globais. Chamando-lhe "uma referência para os países emergentes e também para o" mundo em desenvolvimento, em 2009, um dos principais jornais franceses chamaram Lula "Man of the Year".

Lula é o homem do momento, porque ele tem seguido uma fórmula simples de fortalecer a economia doméstica, dissociação entre o sistema financeiro contra os E.U., cultivando laços com os países emergentes e na sequência de uma política externa independente. É por isto ele pode dizer o que pensa sobre qualquer assunto. Chame-lhe boa sorte, mas a falta de liderança carismática em outras nações emergentes, também ajudou. Hoje, a China ea Índia são liderados por tecnocratas, não os líderes de massa, África do Sul não conseguiu produzir um líder bem conhecido desde Nelson Mandela eo presidente russo, Vladimir Putin não tem credenciais democráticas. Nesse cenário, Lula agarrou a oportunidade com ambas as mãos. Um líder indígena com imaginação poderia ter escrito este papel para si mesmo.

3 comentários:

ANGEL disse...

ILMOS(AS) DILMISTAS
O PRESIDENTE LULA É CORRETO ,ELE PREGA A PAZ ENTRE AS NAÇÕES E A IGUALDADE
DEMOCRÁTICA A TODOS OS POVOS.
O PRESIDENTE LULA FALA A VERDADE,TEM HUMILDADE E SINCERIDADE E SEM DÚVIDA
É UM HOMEM HONESTO !!
PREGAR A PAZ MUNDIAL É UM DEVER DE TODO
BOM CIDADÃO E GOVERNANTE DESTE MUNDO !!

SEM MAIS
ATENCIOSAMENTE
ANGEL

Fred disse...

Caramba quem faz essas traduções? O Google?

Anônimo disse...

Galera,

O governo Lula foi quem mais uniu o povo brasileiro pois pobres ricos tiveram vez no governo Lula.

Com a turma do FHC só foi ferro no povão !!!

Dilma contra a turma do FHC, sou mais a Dilma.