quarta-feira, 19 de maio de 2010

Cientista político Giuseppe Cocco fará conferência na Bahia a convite de Emiliano José

A convite do jornalista, escritor e professor Emiliano José, o cientista político Giuseppe Cocco fará conferência em Cachoeira (BA) sobre "As Políticas Sociais e o Governo Lula", dia 25 maio, às 19h30, no Colégio Estadual da Cachoeira. O conferencista é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em História Social pela Universidade de Paris 1. É autor de "Mundobraz: O devir-Brasil do mundo e devir-mundo do Brasil" e, com Antonio Negri, escreveu "GlobaAL: biopoder e luta em uma América Latina globalizada".
O evento faz parte da série de seminários "A Política e a Vida na Esquina do Mundo", coordenada pelo Grupo de Estudos de Comunicação e Política da Universidade Federal da Bahia, do qual Emiliano José é coordenador. O ciclo já trouxe a Salvador o jornalista Mino Carta e terá continuidade com as conferências do cientista político Juarez Guimarães (UFMG) e da filósofa Marilena Chaui (USP), ambos com datas em negociação.

A FORÇA DAS RUAS
Giuseppe Cocco escreveu recentemente no Le Diplomatique um texto intitulado "A riqueza dos pobres contra a pobreza dos ricos". A manchete de capa da revista era "A Força das ruas". Giuseppe Cocco também é membro do corpo editorial da revista francesa Multitudes. Ele avança no conceito de "renda mínima" e fala em "renda universal". Vê o trabalho se separando da clássica relação de emprego. Trabalho tem tudo a ver com cidadania. Cocco fala em biopoder na linha de Foucalt e de Antonio Negri. A questão não é mais como "socializar" o trabalho, mas como reconhecer essa socialização de uma maneira que não seja a que o mercado e o biopoder pretendem impor. A renda universal é um desses instrumentos fundamentais. No auge do linchamento do presidente Lula pela mídia, a partir de 2005, uma expressão dele ganhou as páginas dos jornais: "Lula é muitos", criticando os formadores de opinião.

A INSERÇÃO DOS POBRES
Giuseppe Cocco tem uma avaliação muito interessante sobre o Governo Lula. Para ele, o presidente instaurou, pela primeira vez na história do Brasil, uma política social destinada aos pobres e capaz de inseri-los na economia, elevando de fato sua renda, qualidade de vida e posição social. Recentemente, escreveu o artigo intitulado "Que os pobres louvem os pobres". Ele defende que programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) garantem crescimento do PIB. "A Transferência de Renda não apenas reduz a desigualdade, mas também mobiliza o trabalho (cria riqueza)", afirma. Portanto, não se trata de simples distribuição de renda, mas de um forte indutor da economia.
Mais informações em www.emilianojose.com.br

Nenhum comentário: