quinta-feira, 17 de junho de 2010

PLANOS DE SERRA: PRIVATIZAR, PRIVATIZAR, PRIVATIZAR

Serra usará venda de estatais e arrecadação contra deficits?
José Serra renunciou ao governo de São Paulo há quase três meses e dedica-se desde então a organizar a sua campanha a presidente. O tema ao qual dedicou mais tempo foi o das relações com a Bolívia, que ocupou mais de uma semana do seu discurso. Sobre seus planos para o governo pouco falou até o momento.

Nossa reportagem realizou pesquisa tentando entender como seria um início de governo Serra. Buscamos declarações dadas pelo então deputado José Serra, já indicado por FHC para seu ministro do Planejamento, em dezembro de 1994, poucos dias antes da posse de Fernando Henrique e de seus ministros.

O Globo - 21/12/1994
Serra usará venda de estatais e arrecadação contra deficits
"O futuro ministro do Planejamento, José Serra, disse ontem que a receita para acabar com o deficit do orçamento "é muito simples, não tem mistério": segundo ele é só gastar menos, arrecadar mais e privatizar."

O Estadão, no mesmo dia, também deu essa informação, esclarecendo que as declarações de Serra haviam sido dadas após almoço com Pedro Malan, à beira da piscina, em clube de Brasília.

No dia de Natal de 1994, certamente querendo tranquilizar a família brasileira, O Globo e o Estadão publicaram simultaneamente longa entrevista de Serra, onde o então deputado discorria sobre seus planos para o governo federal. Veja os títulos da publicações:

Serra quer vetar, cortar e privatizar
O Globo - 25/12/1994

Serra receita cortes, vetos e privatizações
Estadão - 25/12/1994

Importante notar que Serra falava DEPOIS da eleição e que, de fato, o governo FHC teve como prioridade as privatizações preconizadas por José Serra. Só não privatizaram o que não deu tempo.

Mas note também, caro leitor, que o deficit orçamentário, justificativa de Serra para privatizar, só aumentou durante o governo FHC, assim como a dívida pública, que foi multiplicada por dez, durante os dois governos dos quais Serra participou, a despeito das privatizações realizadas.

Aqueles eram os planos de José Serra para o Brasil em dezembro de 1994, vésperas do governo FHC. Aguardemos que ele divulgue com um pouco mais de antecedência o que faria a partir de 2011, caso fosse eleito presidente em 2010.

2 comentários:

L.F.Cerri disse...

Quem anda "atrasado" e sem propostas no Brasil hoje é o PSDB. Mesmo o ideário de "privatizar" as escolas oferecendo bônus salariais e ameaça de fechamento de escolas que não fossem bem avaliadas - típica do governo Bush nos EUA e de Serra em SP - estão sendo reavaliadas pelos norte-americanos. A privatização já disse a que veio, já cumpriu sua missão e pode até ter algo a dizer em coisas acessórias e de menor importância, mas periga o Zé Serra querer privatizar o Pré-Sal, o que seria coerente com a história política dele.

André Nunes disse...

Caros petistas, quando vamos retomar o moopólio do petróleo? Até quando os estrangeiros vão continuar extraindo nossos recursos naturais?
Não basta apenas parar as privatizações, temos que retomar de vez o que é nosso!!