quinta-feira, 29 de julho de 2010

Lula inaugura reforma do Beira-Rio e projeto do estádio recebe elogios


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou oficialmente nesta quinta a reforma do estádio Beira-Rio para a Copa do Mundo de 2014. O projeto da reestruturação do estádio do Inter foi elogiado por usar recursos privados. Para o ministro do Esporte, Orlando Silva, Brasil precisa evitar “elefantes brancos”.

Presidente Lula acionou máquina que será usada na instalação da cobertura metálica do Beira-Rio
Petista ainda recebeu camisa do Inter, cercado de jornalistas, fotógrafos e outros políticos no gramado
“Vir ao estádio do Inter para bater a estaca e começar a construir o estádio que vai se preparar para a Copa de 2014 é motivo de muita alegria, porque vamos demonstrar ao mundo e ao Brasil que temos competência”, afirmou Lula.

Na solenidade, o presidente acionou uma das máquinas que serão usadas na instalação da cobertura metálica, a primeira obra da reforma. Lula também recebeu uma camiseta do Internacional, deixou suas mãos gravadas em uma placa de cimento e se declarou torcedor colorado: "Sou torcedor do Inter, para tristeza dos meus companheiros gremistas", brincou.

Orçada em R$ 150 milhões, a reforma do Beira-Rio será custeada com recursos do próprio Inter. O clube utilizará as isenções fiscais sancionadas na quarta-feira e espera baratear a obra em 20%. Os recursos virão da venda do antigo estádio dos Eucaliptos e da comercialização de suítes e camarotes no Beira-Rio.

A inauguração da reforma foi simbólica, uma vez que operários já trabalham em obras no entorno do estádio e alguns dos pilares que sustentarão a futura cobertura já eforam instalados. A direção do Inter afirma que não precisará fechar o estádio para o futebol, aproveitando as férias para as obras mais pesadas. A expectativa é que a obra seja concluída em dezembro de 2012, para pleitear a realização da Copa das Confederações em 2013.

"Evitem elefantes brancos", diz ministro
Presente ao evento, o ministro do Esporte, Orlando Silva, elogiou o projeto. “Porto Alegre é o melhor exemplo de estruturação para a Copa do Mundo. É um estádio privado e garantia de boa utilização depois que a Copa passar. Espero que o exemplo de Porto Alegre possa inspirar outras sedes", destacou Orlando Silva, que ainda alertou para o risco de “elefantes brancos” em outros estados.

“Cada governo toma suas decisões. Peço que evitem elefantes brancos, construam os estádios de acordo com as necessidades de cada estado”, disse o ministro.

Para Orlando Silva, é possível que o Beira-Rio sedie jogos da Copa das Confederações em 2013, mas disse ser inviável a realização da abertura da Copa do Mundo. “A Fifa exige uma capacidade mínima de público para abertura, e não está projetado aqui uma capacidade de publico”, declarou. Reformado, o Beira-Rio terá capacidade para cerca de 62 mil torcedores.

Mais cedo, Lula assinou a liberação de recursos para obras de mobilidade urbana em Porto Alegre e na região metropolitana. O presidente aproveitou a visita a Porto Alegre para "casar" as agendas administrativas e políticas. Depois da cerimônia no Beira-Rio, Lula viajou a Santa Cruz do Sul para um evento com pequenos agricultores. À noite, participa de um comício da candidata Dilma Roussef no Gigantingo, ginásio do Internacional.

2 comentários:

Salomão disse...

veja esta materia do jornal espanhol el pais sobre o sr jose sera.

http://www.pagina12.com.ar/diario/elmundo/4-148755-2010-07-03.html

Dá-lhe Dilma 2010!!!

Anônimo disse...

faltou um dedo