terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dilma vai ao JN e Bonner perde a linha

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/08/09/bancada_dilma_jn.jpg
por João Paulo Marat
joaopaulomarat@gmail.com
A campanha presidencial começou ontem a sua segunda fase: as entrevistas na bancada do Jornal Nacional, o telejornal de maior audiência do país, que já mudou destinos de eleições. A primeira a ser entrevistada pelo casal Fátima Bernardes e William Bonner foi a candidata do PT, Dilma Rouseff. A candidata alvo das atenções de todo o país era ela mas, em vários momentos, quem perdeu a serenidade foi Bonner.
Foram oito perguntas em pouco mais de 10 minutos de entrevista. Nenhuma das questões incluía dúvidas sobre programas de governo. Eram questões críticas a posturas do partido, da candidata, em seus aspectos pessoais e profissionais. Dilma começou nervosa. Suando, com a testa brilhando e suor sob o nariz, tentava manter-se controlada todo o tempo. Exibia sorrisos forçados, que não deveriam estar ali. Parecia querer passar uma imagem simpática, mas não provocava empatia com o público, que notava a artificialidade. Estranho, parecia que sua voz sumia.
Mesmo assim, Dilma prosseguiu e, passados alguns minutos, mais à vontade, melhorava seu desempenho. Respondia pacientemente e tentava dizer aos eleitores porque era a melhor opção de voto. Foi quando o editor-chefe do Jornal Nacional começou a ficar impaciente e interrompeu a candidata em vários momentos, impedindo até que ela concluísse raciocínios ou terminasse frases. O clima passou a ser de terror. Para os que são contra o PT, Bonner massacrou merecidamente a petista. Para os petistas, a postura de Bonner foi rude, grosseira e parcial. Pior, mostrava sua simpatia por outro candidato. O certo é que algo passou das medidas.
Auxiliado no ponto eletrônico pelos diretores do Jornalismo da TV, Carlos Henrique Schroeder e Ali Kamel, Bonner fazia acusações, Dilma tentava responder, mas o editor do JN impedia, recusava-se a escutar. Era como se não aceitasse as argumentações de Dilma. Esqueceu-se de algo fundamental: a candidata não falava para ele, mas para os quase 80 milhões de brasileiros ligados no jornal. Por várias vezes interrompeu a petista até que, com um gesto, Fátima Bernardes pediu para que ele parasse. Ficava evidente assim o destempero.
De conteúdo que possa ajudar ao eleitor a decidir seu voto, quase nada. A entrevista continuou, e Dilma cresceu um pouco. Enrolou com talento, mostrou-se firme. Escorregou na geografia ao afirmar que a Baixada Santista ficava no Rio de Janeiro. Mas, em outros momentos, ganhou a cena. Ao ser perguntada sobre sua ligação com Lula, mostrou sinceridade em dizer de sua histórica admiração por ele.
Sobre o controle que o presidente exerce sobre ela, teve personalidade: "O pessoal tem que escolher o que eu sou. Uns dizem que eu sou uma mulher forte; outros, que eu tenho um tutor". Sobre alianças suspeitas e sobre a afirmação de Bonner de onde o PT errou ao se aliar a políticos que antes criticava, Dilma mais uma vez mostrou-se bem e virou o foco da questão. "A pergunta é outra: onde o PT acertou? O PT acertou ao perceber que é preciso governar o país com uma aliança ampla. Nós não aderimos ao pensamento de quem quer que seja", disse.
No final, saldo positivo para a candidata. Na Internet, os elogios. "Dilma dominou a cena. Pareceu mais à vontade que os entrevistadores", disse o colunista do Globo Ricardo Noblat. "Saiu-se bem a candidata Dilma no JN. Um pouco acima das expectativas dos adversários e um abaixo da de sua equipe exigente. Oito, em nota", cravou o jornalista e analista político de O Globo Jorge Bastos Moreno. "Dilma foi bem em algumas respostas, como ao falar das contradições políticas do PT dizendo que é preciso construir aliança ampla", avaliou Miriam Leitão, também do Globo.
Depois da TV Globo, Dilma Rousseff deu entrevista à Globo News. Desta vez, bem mais amena. Após, foi elogiada por Merval Pereira e Cristiana Lobo.
O destaque esdrúxulo ficou para a destemperança do editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner, pois não há razão para que agisse assim. O problema é que, para manter a igualdade de tratamento, justa e esperada, Bonner precisará manter a mesma postura para os outros candidatos, o que significa, por exemplo, cobrar de José Serra a aliança com Orestes Quércia, ou sobre o fato de José Roberto Arruda ter sido considerado o vice de seus sonhos, tudo com a mesma intensidade que fez com Dilma. A conferir.

3 comentários:

Remindo disse...

O Merval Pereira do O Globo diz que a Dilma falou inverdade ao falar de obra do PAC na Rocinha.
Segundo os sites OAS e Grandes Construções, quem fala inverdade é o jornalista.

1.No site da Empreiteira OAS tirei os seguintes dados:
Saneamento da Favela da Rocinha
Local: Rio de Janeiro
UF: Rio de Janeiro
País: Brasil
Setor: Infra-Estrutura
Indicador(es): Extensão Rede de Água: 11 Km; Capacide. Reservatório: 2.400 m³; Ligações Domiciliares: 18.240 un; Extensão Emissário: 1.400 m
Descrição da Obra: Obras de infra-estrutura, incluindo terraplenagem, galerias, drenagem, pavimentação asfáltica, redes de água e esgoto, urbanização e equipamentos comunitários na favela da Rocinha

http://www.oas.com.br/main.asp?View=%7B28BA5B8B-F603-4FF5-805A-0B3BDDC25B3F%7D&Team=&params=itemID=%7BB8507C9B-13A1-401E-8FF5-A15774D13FE5%7D%3BSetorUID=%7B39542EE1-C1B9-4D65-BC2B-9BC552C322AA%7D%3BSubSetorUID=%7B1F66D2D9-4DD0-4597-9F7E-4FD92D20C19B%7D%3B&UIPartUID=%7B19A35BF5-E767-4F84-A0CD-590945A8B29D%7D


2. Do site Grandes Construções tirei o seguinte texto:
Rocinha tem passarela assinada por Niemeyer
Em março deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia de entrega das primeiras obras do PAC na Rocinha, bolsão de pobreza espremido entre os bairros de classe média alta da Gávea e São Conrado, na Zona Sul carioca. Com investimento de R$ 231,2 milhões, foram entregues um centro esportivo e um Complexo de Atendimento à Saúde (CAS), que irá abrigar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, um Centro de Saúde da Família e um Centro de Atenção Psicossocial. Os projetos beneficiarão cerca de 100 mil moradores.
Outros R$ 180,2 milhões serão gastos no Programa de Urbanização da Favela da Rocinha, onde estão sendo construídas 424 novas unidades habitacionais e reformadas 5 mil outras, instalado sistema de saneamento básico – redes de água, esgoto e drenagem. As novas unidades habitacionais a serem construídas servirão para abrigar as famílias removidas pelas obras de urbanização ou porque vivem em áreas de risco, como encostas.
http://www.grandesconstrucoes.com.br/br/index.php?option=com_conteudo&task=viewMateria&id=169

dipedrosa disse...

O POVO BRASILEIRO ESTA DE PARABENS!
* * *
O INTELIGENTE POVO BRASILEIRO ESTAMOS SABENDO APROVEITAR ESTA 1ª E EXCELENTE OPORTUNIDADE DE ELEGERMOS "S.EXA. 'A MULHER' PARA PRESIDENTE DA REPUBLICA!
* * *
PRIVILEGIO DA COLIGAÇAO PT, PMDB,
PDT, PCdoB E OUTROS, OS PARTIDOS DO POVO!!!
* * *
A MULHER, DEPOIS DE 500 ANOS DE SOFRIMENTO, PRECONCEITO DE TODA ESPECIE, DISCRIMINAÇAO E
HUMILHAÇAO, COLOCADA SEMPRE
EM SEGUNDO PLANO PELOS 'PUDEROSOS, OS 10% QUE COMANDAM O 'APARTHEID' BRASILEIRO, COM O ADVENTO DA "REPUBLICA RENOVADA" DO PRESIDENTE LULA, A MULHER
ASSUME O PEDESTAL QUE MERECE POR DIREITO, NA PESSOA DE
"DILMA ROUSSEFF" CANDIDATA A
PRESIDENTE DO BRASIL!
* * *
A CANDIDATURA DE DILMA, DECIDIDA
POR LULA, FOI CERCADA DE TUDO
QUE ERA NECESSARIO PARA QUE SEJA
BEM SUCESSEDIDA, COMO ESTAMOS
VENDO!
* * *
TODOS OS CANDIDATOS DA COLIGAÇAO EM TODO O BRASIL, ESTAO MOSTRANDO AO ILUSTRE ELEITORADO A NECESSIDADE DE PREENCHERMOS AS VAGAS DE SENADORES, DEP.FEDERAIS,
ESTADUAIS E DE GOVERNADORES!
ISTO EH O MINIMO QUE PODEMOS OFERECER AO NOSSO ANFITRIAO -
PRESIDENTE LULA, PARA RESPALDAR
EFICIENTEMENTE, O GOVEERNO
FEDERAL DE DILMA ROUSSEFF!
* * *
AGORA EH DILMA! QUEREMOS DILMA!

Morais disse...

É maravilhoso ver que a Dilma está bem acima das espectativas dos adversários, pois eles achavam que seria fácil derrubá-la, que ela não tinha competência e, agora estão vendo que quem não tem competência e tem demonstrado isto é o tucando Serra, pois está nervoso, apela com jornalistas e ainda não tem programa de governo.
Que bom que a Dilma deu uma rasteira no Boner, ele merece.