terça-feira, 17 de agosto de 2010

Encontro em SP: Mulheres sindicalistas se unem por Dilma presidente


Mais de mil trabalhadoras de todo o Brasil estarão em São Paulo nesta terça-feira (17) para declarar apoio à candidatura de Dilma Rousseff. Elas representam as seis maiores centrais sindicais do país (CTB, CGTB, CUT, Força Sindical, NCST e UGT) e estão unidas para eleger a primeira mulher presidente da República. "Dilma representa a continuidade do projeto de transformação social iniciado pelo governo Lula. Estamos com ela e vamos apresentar a nossa contribuição para o seu plano de governo", ressalta Rosane da Silva, secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT.

O evento - marcado para às 10h30, na Casa de Portugal, na capital paulistana - é organizado pelo comitê suprapartidário da coligação Para o Brasil Seguir Mudando. "Esta é a primeira vez que as sindicalistas trabalham juntas em torno de uma candidatura. Nem com o Lula foi assim. Estamos debatendo este assunto desde o ano passado e queremos mostrar para a sociedade brasileira que nós, mulheres, estamos preparadas e temos capacidade para ocupar todos os espaços, inclusive a Presidência", reforça Rosane.

Na opinião dela, as políticas para as mulheres ganharam novo fôlego durante o governo Lula, mas foi a valorização do salário mínimo como um todo que mais trouxe benefícios à população feminina. "Cerca de 65% das mulheres economicamente ativas recebem de um a dois salários por mês. Temos mais de nove milhões de empregadas domésticas com a renda nesta faixa. Ou seja, foi no bolso destas mulheres, das que mais precisam, que o governo federal conseguiu colocar mais dinheiro", avalia a sindicalista.

A expectativa entre as sindicalistas é de que o Governo Dilma avance na direção de mais igualdade entre homens e mulheres. "Não estamos falando de privilégios, mas de direitos. Nossas propostas para o Brasil reforçam a importância da redução da jornada para 40 horas semanais, defendem mais rigor no combate à violência contra a população feminina e reiteram a importância de construirmos mais creches", detalha Maria Auxiliadora dos Santos, secretária Nacional de Políticas para Mulher da Força Sindical.

Mais conquistas, novos desafios

Além de fortalecer a renda das brasileiras, o governo Lula gerou mais empregos para as mulheres. De 2002 até 2009, a presença delas no mercado de trabalho cresceu mais de 40%. Apenas no ano passado, do total de 1,7 milhão de vagas criadas com carteira assinada, houve um crescimento de 5,34% na força de trabalho feminina. Na avaliação das maiores centrais sindicais do país, além de possibilitar a autonomia financeira da mulher, a inclusão no mundo do trabalho tem reflexo positivo em outras áreas como, por exemplo, no combate à violência.

"A aprovação da Lei Maria da Penha, em 2006, foi um passo importante do governo e encorajou muitas mulheres a buscarem justiça contra maridos violentos. No entanto, muitas delas dependem financeiramente dos agressores, dependem deles para viver. Nesses casos, às vezes, a mulher prefere apanhar quieta do que ir atrás da denúncia e depois ver faltar comida para os filhos. Quando a mulher conquista sua própria renda, ela fica mais forte para reverter a situação", acredita Rosane.

A sindicalista destaca, ainda, que a criação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), em 2003, possibilitou a integração de diversas ações que antes eram gerenciadas por diferentes ministérios. "Conseguimos transformar muitas demandas históricas da população feminina em ações concretas, como a licença-maternidade de seis meses para as servidoras públicas. Agora, estamos lutando para que o prazo seja obrigatório também na iniciativa privada."

Para as centrais, outro desafio para os próximos anos é a ratificação pelo Brasil da Convenção 156 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da divisão compartilhada de responsabilidades no cuidado com a família por parte de homens, mulheres e o Estado. "Queremos levantar este debate no país. Está na hora de cada um de nós assumir o papel que nos cabe na educação dos filhos. É fundamental também que os homens participem mais das tarefas domésticas", argumenta Rosane.

Evento: Encontro com mulheres sindicalistas
Data: 17.08
Horário: das 10h30 às 12h
Local: Casa de Portugal - Av. da Liberdade, 602 - Bairro da Liberdade, São Paulo-SP
http://www.dilma13.com.br/

10 comentários:

Deodato Ramalho disse...

Daniel precisa falar com você. Estou sem o n. de seu telefone.
Deodato

José Roberto disse...

A propósito, urge acrescentar o mais rapidamente possível linguagem de sinais no material de campanha televisivo. Atenciosamente, José Roberto. Para a vitória!

SHIRLEI PETRORENZO disse...

Amei o encontro!!!Pena que não deu pra tirar uma foto com Dilma e Martha. Dilma é linda,(mais ainda de perto), um carisma maravilhoso.Ela é o melhor para o Brasil, e que "a era PSDB acabe, pois o PT qualifica o trabalhador "pensante" aquele que faz faculdade seja Prouni ou cotas.Qualifica e inclui o povo , diferente do PSDB que apenas "diz respeitar o dinheiro público" usando-o não sei onde, o PT usa sim o dinheiro público para o povo!! Dilma: Mulher Guerreira, eu como mulher,cidadã, cristã,comunista e corinthiana rsss, apoio mais uma vez o PT!!!

Salomão disse...

Serra representa as massas cheirosas, as elites de São Paulo. Serra é das elites concentradoras de riquezas, que não gostam de pobres, tem nojo de pobres, odeiam os pobres. Serra é das oligarquias conservadoras e tradicionais que governaram o Brasil para os ricos como fez os governos de FHC(Fernando Henrique Cardoso) do PSDB. Os governos do PSDB de FHC só governa para os ricos, abastados, endinheirados, a massa cheirosa do Brasil.

Salomão disse...

Serra é ferra!!! Serra é contra o Bolsa-Família e diz que Bolsa-Família é esmola, Serra é contra o ProUni, é contra as cotas raciais nas universidades, é contra os aposentados, pensionistas, assalariados, luz para todos,... e quer que o povo morra de fome com um salário de miséria, migalha, esmola. Serra é contra a melhor distribuição de renda, contra o combate a pobreza, redução da miséria. Serra e o PSDB só governam para os ricos, as elites, como fez FHC!!! Dá-lhe Dilma!!!

Salomão disse...

Serra é ferra!!! Serra é contra o Bolsa-Família e diz que Bolsa-Família é esmola, Serra é contra o ProUni, é contra as cotas raciais nas universidades, é contra os aposentados, pensionistas, assalariados, luz para todos,... e quer que o povo morra de fome com um salário de miséria, migalha, esmola. Serra é contra a melhor distribuição de renda, contra o combate a pobreza, redução da miséria. Serra e o PSDB só governam para os ricos, as elites, como fez FHC!!! Dá-lhe Dilma!!!

Salomão disse...

Serra e o PSDB são elitistas e concentram a maior parte da riqueza do Brasil. Serra representa os 10% mais ricos do Brasil que concentram mais de 60% de toda a riqueza do Brasil e formam o topo da pirâmide social brasileira. Dá-lhe Dilma 2010!!!

SHIRLEI PETRORENZO disse...

É Salomão, a elite"fede" como dizia Cazuza.
Gente espero que Mercadante ganhe em São Paulo, não aguento mais os tucanos aqui, mataram nossas "aulas".Com o antigo método de ensino que me formei antes dos tucanos monopolizarem a governabilidade de São Paulo,passei em diversos concursos, entrei no Prouni, entrei várias vezes nas ETECs, e outros que não quero citar aqui.Hoje em dia,alunios vão `a escola pra copiar livro.A visão política tucana é:trabalho braçal e mente vazia.O trabalho pode ser braçal,lógico,mas nada impede a conscientização de um trabalhador sobre o valor do seu trabalho e seus direitos, mas isso as escolas públicas não proporcionam.

SHIRLEI PETRORENZO disse...

Aproveitando, Serra não honra nem um almoço com a esposa em aniversário de casamento. Disse que não abandonaria a prefeitura de São Paulo, e abandonou nas mãos do filho do Pitta -Kassab.
A primeira canetada de Serra em seu governo na cidade foi acabar com os terminais de ônibus novinhos que Martha Suplicy havia inaugurado.Quis acabar com o bilhete único, quase conseguiu, mas deu uma bela complicada na hora de colocar créditos.Em vez de investir em transporte público,os tucanos dificultam,mesmo sabendo que essa cidade está abarrotada de carros, e deveriam facilitar e incentivar o povo a utilizar ônibus e metrô, trem...mas preferem o caos.

SHIRLEI PETRORENZO disse...

Sobre o Governo Serra-Kassab:
Após faltar com a palavra em campanha Serra entrega o governo nas mãos do homem que foi braço direito de Pitta, que foi braço direito de Maluf.
Kassab decide seguir os passos do dem...monio, e estica o prazo do recebimento do leite nas escolas municipais de São Paulo, decide que a merenda seria ruim, decide que os postos de saúde deveriam ter falta de remédio, que os uniformes escolares que Martha concedeu aos alunos (até do ensino supletivo ), deveriam ser extintos, o povo gritou contra e Kassab contratou uma empresa que fornecesse uniforme de má qualidade.
Não nos esqueçamos do "buracão "do Serra/Kassab, muitos morreram ali, por que eles "respeitaram demais o dinheiro público" (slogan da campanha deles) ,e não iam gastar com segurança pública. (eu vi uma reportagem do Tony Castro nesse dia em que Kassab e Serra levaram pedradas do povo e correram, só a Rede TV tem,mas sumiram com a reportagem,-o povo estava enfurecido)
E o infinito Rodoanel??Matou gente!E o CDHU?Acabou?Governos tucanos, bom pra quem tem grana, ruim pra quem não entende que está sendo roubado,porque não tem escolas que ensinem cidadania.