domingo, 1 de agosto de 2010

Enquete: Qual categoria que não vota nos tucanos?

Enquete realizada pelo blog ficou 30 dias na Blogosfera perguntando ao navegante, "na sua opinião qual segmento da administração pública de São Paulo e categoria profissional não votaria em hipótese nenhuma nos tucanos", José Serra (PSDB) para presidente e Geraldo Alckmin (PSDB) para governador.
O internauta poderia fazer escolha múltipla e assinalar as seguintes categorias:
1. Professores da Rede de Ensino
2.Trabalhadores da Saúde
3. Policiais (Polícias, Civil e Militar)
4. Servidores do Judiciário
5. Funcionários e Estudantes da USP
6. Servidores da Administração Pública
Todas essas categorias estão em conflito com os governos tucanos nos últimos dez anos, desde 2000 quando Alckmin era o vice-governador, e depois assumiu o governo após a morte de Mário Covas, passando pelo governo Serra que foi governador do estado de 2006 até abril deste ano.
Todas as categorias promoveram manifestações durante os últimos anos pelo arrocho salarial imposto pelos governos tucanos desde 2000, e as polêmicas em relação a valores pagos ao funcionalismo em geral, como o vale refeição de R$ 4,00 também conhecido como vale-coxinha.
Categorias em manifestações por reajuste e valorização profissional chegaram ao confronto e sofreram agressões como a repressão aos professores nas imediações do palácio do governo no Morumbi.
E ainda para piorar o quadro categorias se confrontaram proporcionando uma batalha campal no caso das policias civil e militar que deixou mais de 40 feridos.
Seguindo a metodologia utilizada nas pesquisas eleitorais que apontam o nível de rejeição de um candidato, perguntando em que você não votaria de jeito nenhum", o levantamento refletiu o pensamento da opinião pública e os professores estaduais foram apontados com os que mais rejeitam os candidatos tucanos.
Seguidos pelos trabalhadores da saúde, que além de insatisfeitos são vítimas das terceirizações promovidas pelo governo Serra em São Paulo, que acaba prejudicando o atendimento aos pacientes e principalmente aos usuários do SUS.
Um plano para criação de carreira acordado com a categoria dos trabalhadores da saúde dorme há anos nas gavetas do governo de São Paulo.
As imagens aterrorizantes do confronto entre as policias ficaram marcadas na memória dos internautas e as categoria de policias, civil e militar, foram a terceira mais apontada como as que não votariam em Serra de jeito nenhum.
Esses dados contribuem para entender também, como apontam os quatro institutos de pesquisa, porque o candidato José Serra é o mais rejeitado entre todos os outros.



Nenhum comentário: