terça-feira, 14 de junho de 2011

Engano e injustiça, por excesso de delicadeza


Na admirável democracia brasileira, as pessoas podem falar o que bem entenderem e até elogiar quem não fez por merecer. A presidenta Dilma fez elogios a FHC pelos seus 80 anos. Ótimo, ela exerceu o seu direito de cidadã e agiu como uma estadista, afinal é a presidenta do Brasil. Mas a presidenta Dilma cometeu um engano e uma injustiça: o responsável pelo plano Real e pela estabilidade econômica – que não foi duradoura, pois no segundo mandato de FHC a estabilidade foi para o brejo – foi Itamar Franco. FHC se apossou indevidamente do plano Real para se eleger e reeleger, após ter comprado parlamentares para aprovar a reeleição. FHC foi astuto, seguindo o mantra e as diretrizes cínicas de Sérgio Motta. A idéia do PSDB era se manter no poder por 20 anos. Como a democracia brasileira é admirável, eu ouso continuar discordando da presidenta Dilma. FHC foi um político nefasto, entregou o Brasil ao capital estrangeiro com privatizações escusas, deixou 54 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, (IBGE 2002). Foi responsável por um desemprego recorde, o povo não tinha crédito e o FMI mandava e desmandava na nossa economia. FHC governou para as elites, para os banqueiros. O Proer dos Bancos foi uma vergonha. Os juros eram estratosféricos, o crescimento do país era pífio e o aumento da carga tributária no governo FHC deu um salto fantástico. O arrocho salarial era uma dura realidade, o salário mínimo de FHC era vergonhoso. O povo não tinha crédito, educação, moradia, saneamento básico, saúde. O INSS era uma loucura, um caos de filas intermináveis. Não existia o SAMU, não existia o Bolsa Família, não existia o PROUNI, o Luz para Todos. Na era FHC o povo era marginalizado, deixado à própria sorte. O PSDB irá fazer uso nefasto desses elogios equivocados da presidenta Dilma, mas o povo sabe o pão amassado pelo diabo que comeu na era FHC, do PSDB. E além do mais FHC não será candidato novamente. FHC deixou uma herança maldita para o governo Lula, que soube como ninguém reverter a situação caótica em que se encontravam o país e o povo brasileiro. O Brasil mudou para muito melhor com Lula, e Dilma vai continuar as mudanças necessárias dando continuidade ao governo Lula.

Jussara Seixas

4 comentários:

Davi disse...

Assino embaixo do seu comentário Jussara.

Parabéns pela coragem.

Sérgio Vianna, de Brasilia disse...

"Na admirável democracia brasileira"... podemos amar a Dilma e criticar a presidenta quando não acerta segundo a nossa lógica.

Ela terá, talvez, as razões de Estadista para elogiar FHC.

Mas seu texto, Jussara, relembra a todos nós (brasileiro é tão bonzinho!) que temos uma memória tão curta, alguns dos grandes crimes cometidos pelo FHC em seu governo. Sim! FHC não apenas governou mal o país. Cometeu crimes contra a Economia, contra o Povo, contra a Cidadania, contra a Democracia brasileira que ainda engatinha em nossa triste história de golpes e ditaduras.

Parabéns, Jussara.

Leonardo Meireles Câmara disse...

Suponho que vocês estejam recebendo algum ataque cibernético, pois acabo de receber mensagem de malware toda vez que tento entrar na página de vocês. Cuidado!

Edir disse...

Senti falta do Blog da Dilma. Finalmente voltou.
Parabéns Jussara, o que voce escreveu é o que eu penso.