sexta-feira, 29 de julho de 2011

MANIFESTAÇÃO EM REPÚDIO AO APOIO DO MINISTRO DA JUSTIÇA À OAB E AO EXAME DE ORDEM

EXCELENTÍSSIMO MINISTRO DA JUSTIÇA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
DOUTOR JOSÉ EDUARDO CARDOZO
Nós, BACHARÉIS EM DIREITO, nos dirigimos à Vossa Excelência, com o maior respeito, mas também com a noção de que devo ser respeitado e a obrigação de tornar claro os meus SENTIMENTOS DE INDIGNAÇÃO E REPÚDIA, por declarações que veicularam como sendo de Vossa Excelência na Imprensa Nacional a respeito do PARECER do nobre Subprocurador Geral da República Rodrigo Janot Monteiro de Barros, no RE n° 603.583, em que o Excelentíssimo Ministro da Justiça, se manifesta a favor da INCONSTITUCIONALIDADE desse IMORAL e ILEGAL Exame de Ordem da OAB.
O nobre Subprocurador Geral da República Rodrigo Janot Monteiro de Barros nada mais fez que cumprir o que diz a nossa Carta Magna a respeito dos DIREITOS FUNDAMENTAIS do cidadão.
A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL de 1988 é a MAIOR DECLARAÇÃO de direitos do nosso país e a entidade de classe conhecida como OAB já a destruiu de forma esmagadora há tempos.
Vossa Excelência, age como representante da TROPA DE CHOQUE DA OAB, vem em socorro à entidade mais corporativa do nosso País, cujas raízes são as grandes oligarquias brasileiras, tudo o que outrora os Senhores do PT repudiaram.
O Ministério da Justiça, representado pelo nobre Ministro da Justiça, deve cumprir com a sua obrigação de defender os DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DO CIDADÃO, tem obrigação de ser verdadeiro e, ao menos, estar ao nível da verdadeira dimensão da História desse país. As declarações publicadas nos periódicos da nossa nação sobre o seu apoio a essa INCONSTITUCIONAL, DEGRADANTE, DESUMANA, ILEGAL E IMORAL PROVA é DEPLORÁVEL.
Que Vossa Excelência receba nossa INDIGNAÇÃO E REPÚDIA às vossas declarações.
Comunidade PROTESTOOAB
Comunidade Bacharéis em Ação

33 comentários:

Luiz disse...

Deveriam fazer uma votação com os estudantes de Direito e decidir de uma vez por todas o que é o certo.

Rafael disse...

O exame da OAB é uma questão muito polemica e realmente é motivo para muito debate.

Silvia RJ disse...

Campanha: EU CONFIO NO SUPREMO! VENHA FAZER PARTE VC TAMBÉM! http://www.youtube.com/watch?v=0zwDzRMp8uE

Silvia RJ disse...

Campanha: EU CONFIO NO SUPREMO! VENHA FAZER PARTE VC TAMBÉM! http://www.youtube.com/watch?v=0zwDzRMp8uE

Oduvaldo "Dudu" Gama de Oliveira disse...

O Ministro da Justiça não tem o direito de se posicionar abertamente sobre o julgamento do exame da oab que será feito em breve no STJ. Isso mostrou claramente que ele não é digno do cargo que ocupa!! A função/cargo público não pode ser utilizado para favorecer uma entidade privada, como é o cado da OAB. Isto é ilegal. Este Ministro tem que ser demitido e se ele for uma pessoa digna do cargo que ocupa, deveria se retratar e impedir que a OAB se aproveite do que ele declarou! Presidenta Dilma, Vossa Excelência tem que tomar uma providência quanto à isso!! A Sra já declarou por diversas vezes que não aceita o mal feito! Então, não pode compactuar com essa desonestidade do Ministro!!

Anônimo disse...

PRESIDENTE DILMA,MILHARES DE BACHARÉIS SE ENCONTRAM NO LIMBO, DEVIDO A ESSE EXAME INCONSTITUCIONAL,IMORAL E QUE FERE O INTERESSE PÚBLICO. DESTARTE, UMA SOLUÇÃO PODERÁ SER TOMADA ATRAVÉS DE UMA MEDIDA PROVISÓRIA, SUSPENDENDO ESTE EXAME ATÉ A DECISÃO DO SUPREMO.

hugo disse...

Calma gente ! Estamos em uma sociedade democrática e o Ministro é livre para manifestar seus pensamentos. Eu não tenho dúvidas de que a Suprema Corte já tem as suas convicções formadas, sôbre o tema. Não restam dúvidas que é uma questão delicadíssima. Estão em jogo os interesses dos advogados e os interesses da população. O bem coletivo está em primeiro lugar. A Suprema Corte vai avaliar com a profundidade que o tema requer, quais as implicações que a abolição dos exames podem causar nas relações entre causídicos e clientes. O mundo moderno é muito dinâmico e as relações internacionais vão se estreitando na grande teia global. O direito não é uma ciência exata e tem que ser adequado às novas transformações e às peculiaridades e sutilezas que vão se incorporando às complexidades dos litígios e contenciosos. Não basta só o preparo atual, a dinâmica mundial requer operadores do direito, acompanhando as transformações e evoluindo em compreender o futuro que se desenha nas configurações do panorama universal. QUE OS ESPÍRITOS DE FINESSE MEDITEM NA PROFUNDIDADE DO TEMA !!

Urbano Ribeiro dos Reis disse...

Não sou advogado se fosse seria como sou a favor do exame de ordem. Explicando por quê, um bom advogado tem que ser submetido a testes e mostrar capacidade, e o exame de ordem é um pouco disso. Pense vocês se o baixarel em direito não é capaz de defender a si proprio será que ele seria capaz de defnder um cliente? com essa pergunta eu fecho o meu raciocinio. Seja bem vinda a continuação do exame de ordem como a abertura de uma defesa propria. Cumpra-se a constituição.

Anônimo disse...

Eu confio no suprema corte

Oduvaldo "Dudu" Gama de Oliveira disse...

Hugo, teríamos calma se tudo fosse dentro da legalidade, justeza e honestidade sempre! Não podemos simplesmente acreditar que basta a nobreza, a ética, a isenção e a lisura dos Ministros do STF para tudo ser resolvido. Como vc disse, é uma situação delicadíssima e os Ministros são seres humanos como eu e vc! E vão querer saber o que a opinião pública, as autoridades, o meio jurídico está pensando sobre o assunto. Querem saber o que os bacharéis, os principais interessados, estão pensando! Além dos aspectos jurídicos e constitucionais eles vão querer sentir o termômetro do povo e se a gente ficar quieto, nos cantos de nossas amarguras, jamais vamos conseguir sensibilizá-los!! As transformações sociais acontecem de duas maneiras: quando é de interesse de oligarquias, grupos pequenos e corporativistas tudo é feito na calada da noite, nos escritórios, por baixo do pano, sem que o povo saiba. Quando o interesse é coletivo é preciso que todos se manifestem e façam pressão na opinião pública para que aqueles que têm interesses escusos na questão se intimidem e percebam que devem tomar cuidado! O STF é o Guardião da Constituição, mas se o povo não se manifesta em determinada direção, os Ministros podem decidir ouvindo só aquele primeiro grupo! Temos que mostrar que não concordamos com o Ministro da Justiça sim! Temos que nos indignar sim! Ele errou e não tem o direito de favorecer a OAB pois sabe que ela é uma entidade privada e que estamos num momento crítico! O Ministro tem que se retratar pois sabe que errou ao permitir que a OAB o utilize como seu garoto propaganda. O cargo de Ministro da Justiça tem que se revestir justamente de JUSTIÇA, de isenção! Caberia ao Ministro ao ser indagado pela OAB, dizer que o caso está no STF e SOMENTE O STF tem a prerrogativa de julgar o parecer do MPF! Oxalá, a Presidenta Dilma use o Dever como ferramenta para determinar a retratação do Ministro, pois ela bem sabe que não pode compactuar com o mal feito e com o errado!!

Anônimo disse...

Antes de mais nada, o Excelentíssimo Sr. Ministro da justiça, como sabedor e conhecedor do direito, deveria assistir o vídeo nesse link http://www.youtube.com/watch?v=_TJ04rkAzUo, e informar qual a natureza jurídica dessa instituição, que tem o fito única e exclusivamente de fiscalização do profissional advogado. O que é a OAB realmente?

SILVIA disse...

Urbano, vc realmente nao eh e nem poderia ser advogado,nem escrever vc sabe.

PAULO AFFONSO OLIVEIRA DE MOURA SB CPF:62173960334 disse...

ORA, A OAB TA DESESPERA E FICA MENDIGANDO AS AUTORIDADES RESPEITADAS DESSE PAIS,VAMOS SER VERDADEIRO MINISTRO.O EXAME DE ORDEM É A MAIOR ARRECADAÇÃO DO PAIS.FIM A ESSE MALDITO EXAME DE ORDEM,BRASIL É UM PAIS DEMOCRÁTICO.

André de Sá e Benevides disse...

URBANO..suas palavras sao fracas. Entao ao menos leia a CF, vá ver o que tem escrito la e veja os horrores que a OAB vem fazendo com os bachareis meu caro, RESERVA DE MERCADO PURA, o desespero "deles" é porque alem de tudo tem mais de80 milhoes em jogo, cursos, livros, industria de cursinhos, professores envolvidos e ate alguns ministros como o Da Justica que faz parte de cursinhos. É preciso muita calma e que se cumpra a CF. O FIM DO EXAME DA OAB JA É CLARO, A OAB JA PERDEU A MORALIDADE E SUA CREDIBILIDADE AINDA POR CIMA QUANDO SE TEM UM TAL DE OPHIR QUE MANDA E DESMANDA NAO RESPEITA NEM OS PODERES NEM MESMO A NACAO...tá na hora disso acabar e a justica ser feita em prol dos desiguais.

pelo fim do exame: http://www.youtube.com/watch?v=0zwDzRMp8uE

Maurilio José disse...

O Movimento Nacional dos Bachaéis em Direito do Estado de Minas Gerais, através de seu presidente esta pedindo a Presidente Dilma Rousseff, para abrir uma investigação nos Ministérios onde a mafiosa OAB esta interferindo.
Já sabemos que a mafiosa OAB só conhece dois artigos da lei Brasileira: Pressão e Propina, pressão ela faz que os dirigentes dos órgão tem rabo preso, propina é quando os dirigentes dos órgão são corruptos.
Sabemos que dos duzentos milhões extorquidos dos Bacharéis em Direito toto ano sem prrestar conta, é que ela patrocina estas imoralidades.
Maurilio José Germanio
MNBD-MG

edith disse...

Sou a favor do exame, mas desde que seja cobrado um valor que cubra apenas os gastos com a prova.

LIBERDADE disse...

DIGA NÃO AO EXAME INCONSTITUCIONAL!!!!
EU CONFIO NO SUPREMO! http://www.youtube.com/watch?v=xmfsawpXfUc&feature=related

LIBERDADE disse...

VIVA PGR DO BRASIL!

LIBERDADE disse...

VIVA LIBERDADE NO BRASIL.
DIGA SIM AO BACHAREM EM DIREITO.

hugo disse...

Aprendí no Budismo Tibetano a excelência do caminho do meio. A vida - sem os extremismos das dualidades que nos lançam ora no passado e ora no futuro. A justiça e o fiel da balança - equilibrado entre os dois pratos - direcionado para cima e sem nenhuma oscilação = como que apontando para o trono da glória - onde nunca houve dúvidas e nem sombras de variação. Que o nosso Pai das Luzes possa iluminar as mentes dos doutos Ministros do Supremo Tribunal Federal a encontrar o caminho da sabedoria em contemplar - de maneira eficaz e satisfatória - todas as partes envolvidas nesta delicadíssima questão. - SAUDE E PAZ PARA TODOS OS ADVOGADOS DO BRASIL !!!

LIBERDADE disse...

EXAME DA OAB INCONSTITUCIONAL.

Marlene disse...

A OAB não tem nada que atestar para a sociedade o que já está comprovado pelo diploma:



“Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.” (art. 48 da Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)

PAULA disse...

Campanha - EU CONFIO NO SUPREMO! PARTICIPE VC TB! 8/8/11 - 17 HS Praça da Sé. SP. Venha participar! http://www.youtube.com/watch?v=xmfsawpXfUc&feature=related

PAULA disse...

http://cbn.globoradio.globo.com/Player/playerOndemand.htm?audio=2007%2Fnoticias%2Foab_070909&OAS_sitepage=cbn/editorias/pais%2Fplayer

PAULA disse...

VEJAM ESSE VÍDEO!
http://www.youtube.com/watch?v=gHUCU2VL44Q&feature=related

André de Sá e Benevides disse...

O MINISTRO É QUERIDINHO DA OAB. ATÉ MEDALHA JÁ RECEBEU....OU SEJA VOCES ACHAM QUE ELE IRIA SER CONTRA A OAB? ademais ele tb faz parte de uma rede de cursinhos, sendo assim tem interesse direto no assunto ou seja a mantença da prova...
NOSSO REPULDIO FICA DITO PARA A SOCIEDADE..
FIM DO EXAME DE ORDEM! INCONSTITUCIONAL

Anônimo disse...

Excelentíssimo Sr. Ministro da Justiça, politicamente a sua manifestãção não está surtindo o resultado esperado!!!

O a excrecência "exame de ordem" atenta contra a dignidade da pessoa humana e a própria vida de milhares de bacharéis em direito que adquirem doença psico-social,sofrendo deboches até de familiares, quando não alcançam o resultado almenado (APROVAÇÃO), chegando até a falecer motivado pela negatividade que esse exame causa, como já aconteceu em muitos Estados da Federação.
Ainda é tempo de Vossa Excelência retratar-se perante a sociedade brasileira, pois esse exame será extinto no STF, pois a JUSTIÇA HÁ DE SER FEITA!!!

Leo Sousa disse...

Ao Quase deuS ministrO josÉ eduardO cardosO. O apadrinhado do ophiR adEvogado.

Na qualidade de um simples brasileiro e mortal, não fico abismado com essa declaração do ministrO josÉ eduardO cardosO, quase deuS, KKKKKKKK ....... KKKKKKKK, queria saber se tivesse concurso para ministro da Justiça e ele se submetesse ao mesmo se ele teria capacidade para ser aprovado, Ministro o mais asinino dos asininos sabe que o seu cargo é político, meramente provido mediante um acordo de comadres e compadres partidários, tenha muito cuidado Ministro, veja o fim do Jobim, kkkkkkkkkkkkk ......... kkkkkkkkkkkkkk, Ministro?

Atenciosamente,

Leo Sousa –
Leo.sousa.15@hotmail.com

Anônimo disse...

O Sr Ministro da Justiça, disse que a obrigatoriedade da prova da oab é constitucional e INCLUSIVE está sob a égide da Constituição Federal de 88. Não entendi bem é constitucional porque e está sob a égide da CF/88? ou está sob a égide da CF/88 por isso é constitucional? Será que ele colocou a palavra INCLUSIVE para TENTAR SE AFIRMAR E CONVENCER. Se for isso não convenceu ninguém não.
Não podem passar por cima da CF/88 dessa maneira,
Estou no 10º período de Direito, mas mesmo antes de realizar esta inescrupulosa prova já estou excluída da profissão, pois sou pobre não tive como pagar R$ 200,00,isenção é só para aquele que vive praticamente na miséria, eu sou pobre e R$ 200,00 dá pra eu fazer quase a compra do mês, agora pergunto ao Sr(a). ISso é justo?
Será que terei que ficar sem comer ou pagar contas de primeira necessidade como luz, água etc... Para que ilegalmente testem meus conhecimentos?
Obtive uma das melhores notas no ENEM, nunca nesses 5 anos de faculdade fiquei de prova final. Agradeço a Deus e ao Governo Federal que me deram a oportunidade de fazer um curso superior. MAs infelismente o pobre é discriminado. QUERO DIGNIDADE
A sociedade não vai me ver advogar, sabem porque? Muito simples... não posso pagar a quantia que cobram descaradamente para o bacharel fazer uma prova sem critérios e permitir que testem seus conhecimentos sem a permissão da Constituição Federal.
Absurdo isso!!!!!!!!!!!!!!!!! A gente terá que engolir isso por quanto tempo?
Dá a impressão que estamos vivendo nos tempos remotos. O Brasil cresceu, acorda Brasil, hoje eu e mais um monte de pobres estamos conquistando um curso superior, o curso de Direito não é mais só pra filhinho de papai, e isso incomoda a elite que quer se manter no poder, por isso cobram essa taxa para discriminar o pobre, excluí-lo da profissão de do mundo jurídico.
É a vez do pobre e a vez da Justiça é avez do povo. O Brasil deu um passo para erradicar a pobreza e a oaB barra.
Vou citar aqui um inciso lindo da CF/88
Art Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.
Este Inciso é apenas um de muitos que estão sendo afrontados por essa falácia.
Será que tudo que aprendi está errado? Será que a Constituição deve se curvar para a elite?
TAXA vergonhosa, altíssima, roubalheira deslavada fora da realidade do Brasil. Essa PROVA vergonhosa, sem escrúpulos, sem princípios não qualifica ninguém, se os atuais advogados tiverem que fazê-la, será quantos passariam? Seria a maior vergonha nacional, pior que a dos bacharéis que não passam seria a dos advogados e outras autoridades que ocupam cargo no Judiciário, a maioria reprovado na PROVA DA TODA PODEROZA oaB.
E pior que isso tudo é a gente ler e ficar sabendo que alguns do poder público batem palma para tudo isso.Principalmete o Sr. Ministro da JUSTIÇA. MINISTRO DE QUE JUSTIÇA?
Falam a intenção é proteger a sociedade? Mas de quê? De quem? Proteger a sociedade de pessoas que estudaram e abriram mão de muita coisa durante 5 anoso? Muitos estão com dívidas no FIES, ou outros tipo de dívidas. Isso é uma piada, quem acredita nisso ou é inocente ou desprovido de personalidade e inteligência mesmo. A sociedade quer ser protegida de muitos atuais advogados sem caráter, de má índole, a sociedade também quer ser protegida da criminalidade que a prova da oaB está abrindo brecha discriminando seres humanos.
Se a prova fosse determinante para bons profissionais no mercado, ou ajudasse ou mesmo qualificasse os bacharéis não existiria advogados ruins, agora gostaria que além de fazer um pesquisa para ver a opinião da sociedade a respeito da aplicação da prova, deveria fazer uma pesquisa para saber o grau de satisfação que a sociedade tem dos atuais advogados.
Estou muito indignada e revoltada com as palavras do SR. Ministro da Justiça.
Gostaria que ele apontasse onde a CF/88 esta protegendo a tal obrigatoriedade aplicação dessa prova.
Obrigada

Anônimo disse...

FRESES IMPORTANTES:
- PROVA NÃO É QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.
- O SER HUMANO É PASSÍVEL DE ACERTOS E ERROS, E MESMO ERRANDO TEM DIREITO A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA.
- SE O ADVOGADO ERRAR TEM RECURSOS, MAS SE O MÉDICO ERRAR?
- O BOM PROFISSIONAL DEVE TER QUALIDADES SUBJETIVAS.
- A SOCIEDADE QUER E DEVE SER PROTEGIDA DA CRIMINALIDADE, E NÃO DE PESSOAS QUE ESTUDARAM E SE DEDICARAM POR 5 ANOS.
- O BRASIL AVANÇOU, MAS A MENTALIDADE DE ALGUNS ESTÁ ESTACIONADA.
- FALA-SE QUE FIZERAM (eu não acredito) PESQUISA PARA SABER SE A SOCIEDADE APROVA A PROVA DA OAB. DEVERIA SE FAZER UMA PESQUISA PARA SABER O GRAU DE SATISFAÇÃO E CONFIANÇA QUE A SOCIEDADE TEM NOS ATUAIS ADVOGADOS.
- EXISTEM ERROS INSIGNIFICANTES QUE PROGRAMINHAS DE COMPUTADOR CORRIGEM QUE NEM DE LONGE CAUSAM DANOS A SOCIEDADE A OAB REPROVA. ENTRETANTO EXISTEM ERROS GRAVÍSSIMOS QUE PODEM CAUSAR SÉRIOS DANOS A SOCIEDADE E A TAL PROVA NÃO TEM CACIFE PARA AVERIGAR E NÃO REPROVA, COMO POR EXEMPLO MÁ INDOLE, MAU CARÁCTER, FALTA DE RESPEITO EM PRAZOS,E OUTRAS CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS.
- ATÉ JUIZ CONSULTA CÓDIGO EM AUDIÊNCIA.

- SERÁ QUE ALGUÉM PODE FAZER O FAVOR DE ENSINAR A OAB O QUE É SER BOM PROFISSIONAL?


- GENTE DESCULPE SE HOUVER ALGUM ERRO NA ESCRITA. TENHO CERTEZA QUE NÃO CAUSARÁ DANOS.
obs: ESTÁ SEM CORREÇÃO DO word
ABRAÇOS A TODOS

Malu Lima disse...

Estes argumentos falaciosos, atingem também os professores das faculdades e Universidades.
Até quando os professores vão permitir serem desqualificados como ensinadores pela toda podero$a oaB?
Sim, pois os dirigentes da oaB dizem que as faculdades não ensinam o mínimo de conhecimento jurídico para que os bacharéis possam exercer a profissão, então o que fazem os professores dessas faculdades? Presume-se que não fazem absolutamente nada! E não é isso que vemos, os professores chegam cedo, se esforçam para ensinar, se dedicam nas preparações de aulas, mas segundo os dirigentes da oaB não fazem nada, pois sabemos também que a maioria dos alunos de faculdades levam a sério as aulas.
Mas pelo argumento falacioso da oaB tanto os professores e alunos não fazem nada nos 5 anos de curso superior.
Nós alunos estamos revoltados e nos manifestamos, mas quero saber até quando os professores vão aguentar isso de cabeça baixa?

JORGE OLIVEIRA disse...

ESSE EXAME DE ORDEM É O CÚMULO DO ABSURDO COMO PODE.
Após receber o Diploma Bacharel atestando que esta qualificado pelas normas impostas pelo Estado, após ter cumprido os dez semestre, (5) cinco anos em uma Universidade reconhecida pelo MEC, o estudante de direito só conseguirá ser aprovado em uma universidade se dominar a matéria, são quatro horas aula ao dia, de segunda a sexta, sendo que ao chegar no sétimo semestre o estagio é obrigatório e supervisionado, como se não bastasse é preciso passar por uma banca examinadora do TCC, que é o trabalho de conclusão do curso de Direto, onde o academio de Direito tem um prazo para entregar esse trabalho, após entregar, é marcado o dia da BANCA EXAMINADORA onde o Acadêmico é sabatinado, metralhado por todos os meios possíveis e imaginários, as perguntas são feitas por advogados promotores juízes, na presença dos professores, estudantes e convidados, após responder todas as perguntas de forma oral sem consultar o TCC, a BANCA EXAMINADORA EMITE A NOTA, se esta nota for satisfatória o Acadêmico de Direito poderá colar grau e receberá o diploma o Titulo de Bacharel em Direito, se a nota for insuficiente o Acadêmico esta reprovado. Após preencher todos os requisitos impostos pelo Estado Brasileiro, vem a OAB e diz:
Para advogar você precisa de preencher mais um requisito, SER APROVADO NO DE ORDEM. – Mas foi o Estado quem solicitou esse exame? Não Não somos nós mesmos que entendemos assim e conseguimos aprovar um provimento “esse provimento esta acima da CF e das cláusulas Pétreas e ninguém conseguirá por um fim em nosso exame. Brasil Esse exame foi imposto pela OAB entendam isso, a OAB não esta acima do Estado, é isso que ela esta fazendo nos proíbe de exercer a nossa profissão por motivos particulares os quais prefiro não mencionar, penso que nem preciso mencioná-los, pois é sabido por todos, é isso.

Anônimo disse...

MEU DEUS!!!!
Li esse registro e estou apavorada!!! CASO PARA POLÍCIA FEDERAL. Isso não é formação de quadrilha não?
Meu Deus olha na mão de que MInistro está a justiça do meu maravilhoso BRASIL.

O registro é esse:
Porque o Ministro da Justiça é a favor do exame...
Porque o Ministro da Justiça é a favor do exame...
Após uma rápida pesquisa,descobrimos que o Sr. Ministro Cardozo e as Faculdades de Direito que assinam o manifesto, têm ligações bastante perigosas com um terceiro interessado nesta história. O Sr. Ministro aparece como professor de uma das trinta e quatro unidades do Curso Marcato, especializado em cursos jurídicos e em cursos preparatórios para o Exame de Ordem, com atuação em todo o país! (Acesse o link e selecione o nome do Sr. Ministro José Eduardo Martins Cardoso, na lista de professores: http://www.cursomarcato.com.br/corpo_docente.php?un=1 ).
Apurando-se a pesquisa, foi constatado que o Curso Marcato firmou convênio com a PUC/SP, onde o Sr. Ministro também já foi professor e que, pelo menos doze professores da PUC/SP e oito professores do Mackenzie, também são docentes daquele cursinho preparatório.
O que se pode concluir é que há uma ligação entre tudo e entre todos. De um lado, o Sr. Ministro fazendo uma declaração, que vai beneficiar o Curso Marcato, que vai beneficiar os professores da PUC/SP e do Mackenzie e vai favorecer a OAB. Do outro lado, temos a FGV, que elabora e aplica o exame da OAB, e as outras universidades e faculdades de Direito, capitaneadas pela PUC/SP, que firmou convênio com o Curso Marcato, que emprega professores da PUC/SP e do Mackenzie e o Sr. Ministro da Justiça, que tem ligações com a OAB! Neste jogo de interesses e conluios, se sobressai a OAB, como a maior beneficiária, que vai gerar ganhos para ela e para o Curso Marcato, beneficiando os professores que ali trabalham! O velho e clássico ditado: “uma mão, lava a outra”!
http://www.direitolegal.org/artigos/oab-convoca-tropa-de-choque-para-defender-o-exame-de-ordem/