quinta-feira, 21 de julho de 2011

Por calúnia: Rafael Correa ganha ação contra jornalista e donos de jornal

O Globo - O jornalista Emilio Palacio e os donos do jornal "El Universo" foram condenados a três anos de prisão e a pagar multas no valor de US$ 30 milhões em um processo movido pelo presidente do Equador, Rafael Correa, por calúnia. A sentença do juiz Juan Paredes prevê ainda uma multa adicional de US$ 10 milhões que deve ser paga pelo periódico. Palacio já havia renunciado ao cargo de editor de opinião do jornal após vários meses de pressão, mas ainda assim o presidente resolveu levar o processo adiante.
O advogado de Correa, Alembert Vera, disse que finalmente se fez justiça. Palacio foi acusado de caluniar o presidente em um artigo publicado no dia 6 de fevereiro, intitulado "Não às mentiras", sobre a atuação do dirigente durante a revolta policial que em setembro de 2010 provocou uma delicada crise política no país.
- No Equador se defendeu pela primeira vez na história o direito de igualdade. Já não existe o direito ao insulto, qualquer cidadão é capaz de exigir que sua honra seja restaurada - disse. Em visita ao Equador, o presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Gonzalo Marroquín, já havia condenado a "profunda deterioração" da liberdade de expressão no país e a perseguição permanente a que é submetida a imprensa equatoriana por meio de processos judiciais movidos por Correa.

Um comentário:

´Hugo Cézar disse...

E por falar em Equador - ganhei um pacote de café de Campo Elias - Boconó - Edo. Trujillo - Venezuela. Café- cem por cento artesanal! Vou deliciando nas amenas tardes - aqui em Belo Horizonte - ao mesmo tempo em que dirijo ao Deus das nossas maravilhas - intercessões compassivas para a cura definitiva do Presidente Hugo Chaves.