segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Instituto Lula é criado formalmente em São Paulo

Fotos da Cerimônia CLIQUE AQUI.: (Créditos: Ricardo Stuckert/Instituto Cidadania)
O Instituto Lula, entidade que sucede o Instituto Cidadania,foi criado formalmente nesta segunda-feira (15) em São Paulo. Reunidas emassembleia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente, acompanhadoda ex-primeira dama Marisa Letícia, 38 pessoas referendaram o estatuto socialda organização.
O principal eixo de atuação do instituto será a cooperaçãodo Brasil com a África e a América Latina, área em que Lula já vem atuando apósa sua saída do governo.

“O ex-presidente Lula é uma pessoa que tem atitude, e essaatitude tem feito diferença no Brasil e talvez possa fazer diferença em outroslugares do mundo”, afirmou Paulo Okamotto, eleito diretor-presidente do novoinstituto.
Lula será o presidente de honra da nova entidade. Nadiretoria estarão Clara Ant, arquiteta e ex-deputada federal; Luiz Dulci,ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República; José de FilippiJúnior, deputado federal; e Paulo Vannuchi, ex-ministro da Secretaria Especialde Direitos Humanos.
A entidade, suprapartidária, não terá fins lucrativos e seráindependente de estados, partidos políticos ou organizações religiosas. No seuestatuto social estão previstas atividades como a realização de congressos,debates, cursos, pesquisas e convênios, além da publicação de estudos e damanutenção e disponibilização do acervo de Lula.
Compartilhar experiências
De acordo com Lula, não é possível parar de trabalhar apóster atuado oito anos como presidente e de ter conseguido os resultados queobteve. “Fico pensando se é justo parar por aqui ou se devemos levar o acúmulode experiência que adquirimos para ajudar outros lugares”, afirmou.
O exercício pleno da democracia e a inclusão social aliadaao desenvolvimento econômico estão entre as principais realizações do GovernoLula que o instituto pretende estimular em outros países.
“Em todos os debates que participo as pessoas querem saber oque nós fizemos para ter 40 milhões de pessoas ascendendo de classe social epara tirar 28 milhões de pessoas da miséria absoluta”, relatou o ex-presidente.“Está provado que um outro mundo é possível, e eu acho que se pode radicalizarmais e fazer mais coisas em menos tempo ainda”.
A estratégia que será adotada pelo instituto, segundo oex-presidente, é de se aproximar dos outros países como parceiros, semapresentar uma “cartilha” pronta. “Não podemos entrar na África de forma predatória,sem gerar emprego, sem gerar renda. Os brasileiros precisam ter um comportamentosadio, produtivo”, afirmou.
Memorial da Democracia
A construção de um museu para contar a história do Brasil apartir da experiência dos movimentos sociais também será uma tarefa doinstituto. Com o nome de Memorial da Democracia, sua concepção deverá serbaseada no Museu da Língua Portuguesa e no Museu do Futebol.
Duas décadas de história
Durante a reunião, o economista Pedro Paulo Martoni Brancofez uma retrospectiva da trajetória do Instituto Cidadania, criado em 1990 porLula em conjunto com acadêmicos, sindicalistas e participantes de movimentossociais para atuar na elaboração de projetos e políticas públicas para ofortalecimento do Brasil.
A instituição foi o espaço onde Lula debateu e elaborou comtoda a sociedade propostas de políticas públicas antes de ser eleito presidenteem 2002. Entre outras realizações, o instituto promoveu, na década de 1990, oGoverno Paralelo e as Caravanas da Cidadania.
No instituto também foram criados projetos que balizarampolíticas públicas aplicadas pelo governo Lula. O Projeto Moradia inspirou acriação do Ministério das Cidades, do Conselho Nacional das Cidades e deprogramas habitacionais e de saneamento básico. O Projeto Segurança Pública deufundamento ao Sistema Único de Segurança Pública, articulado pelo Ministério daJustiça. O Projeto Energia Elétrica concebeu as bases gerais do programaenergético nacional. O Projeto Reforma Política, apresentado à ComissãoEspecial de Reforma Política da Câmara dos Deputados, forneceu subsídiosvaliosos para a proposta que tramita no Legislativo. O Projeto Fome Zero deuorigem ao programa federal de segurança alimentar e combate à fome hojedistribuído por vários ministérios e aglutinado no Bolsa Família.
Veja a lista dos 38 sócios-fundadores do Instituto Lula:
Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa Letícia Lula da Silva, AlbertoErcílio Broch, Aloizio Mercadante Oliva, Arlindo Chinaglia, Artur Henrique daSilva Santos, Celso Amorin, Clara Ant, Devanir Ribeiro, Donizete Fernandes,Elisângela dos Santos Araújo, Flávio Jorge Rodrigues da Silva, Francisco Menezes,Franklin Martins, João Antônio Felício, JoséAlberto de Camargo, José de Filippi Jr, Juvândia Moreira, Lindenberg Farias, LuísHenrique da Silva, Luiz Soares Dulci, Márcia Helena Carvalho Lopes, MárcioThomaz Bastos, Maria Victória Benevides, Marilena Chaui, Miguel Jorge, NilcéaFreire, Ottoni Fernandes Jr, Paulo Tarciso Okamotto, Paulo Vanucchi, PedroPaulo Martoni Branco, Roberto Teixeira, RuiFalcão, Sérgio Nobre, Sérgio Resende, Severine Macedo, Walfrido dos Mares Guia,e Wander Bueno do Prado.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nobre Eterno Presidente do Brasil
LULA. Parabéns!...Lula e Dilma 2014 "Sem medo de Ser Feliz!"
"Lula está no sangue e no coração dos Brasileiros" Antunes das montanhas das Minas Gerais.

Anônimo disse...

PARABÉNS MEU SEMPRE E ETERNO LULA, O SENHOR MERECE TUDO DE BOM,AGORA,SIM:O BRASIL ENCONTROU SEU RUMO E SEGUE BEM COM NOSSA PRESIDENTE. SAÚDE E MUITA LUZ E PROTEÇÃO DIVINA. LULA O ILUMINADO, EU SEMPRE SOUBE ,POR ISSO NUNCA O ABANDONEI. O BRASIL AMARÁ SEMPRE O NOSSO LULA.

Anônimo disse...

PARABÉNS MEU SEMPRE E ETERNO LULA, O SENHOR MERECE TUDO DE BOM,AGORA,SIM:O BRASIL ENCONTROU SEU RUMO E SEGUE BEM COM NOSSA PRESIDENTE. SAÚDE E MUITA LUZ E PROTEÇÃO DIVINA. LULA O ILUMINADO, EU SEMPRE SOUBE ,POR ISSO NUNCA O ABANDONEI. O BRASIL AMARÁ SEMPRE O NOSSO LULA.

http://rolandolazarterapeutacomunitario.blogspot.com/ disse...

O Brasil tornou-se um exemplo para o mundo, Lula e as suas políticas de inclusão social marcaram um antes e um depois na história da humanidade. Mostrou que é possível, que se pode, é só querer e agir com ética e determinação. Desejo que sito seja possível também no governo de Dilma. necessitamos mais justiça e mais esperança.

profeta gentileza disse...

DEZ POR CENTO DE INSPIRAÇÃO E NOVENTA DE TRANSPIRAÇÃO. LULA E A ARTE SE CONFUNDEM !!!