sábado, 20 de agosto de 2011

Lula participa da primeira formatura de escola que inaugurou em MG

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (18), da primeira formatura dos cursos técnicos de agroecologia, administração, enfermagem e informática do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG), em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.
Paraninfo das turmas, que somam 210 alunos, o ex-presidente também esteve na inauguração do campus em 2010. Durante a formatura, Lula lembrou que, até 2003, as escolas técnicas estavam concentradas nas regiões mais ricas do país, fazendo com que muitos jovens dos locais mais afastados acabassem abandonando os estudos.
“Essa é a geração que pode mudar a história do Vale do Jequitinhonha”, afirmou o ex-presidente, lembrando que a região, apesar de pobre, abriga grandes riquezas culturais, com poetas, músicos e artesãos fundamentais para o patrimônio cultural brasileiro.
Lula, que também estudou em escola técnica – é formado torneiro mecânico pelo Senai – disse que, de 1909, quando surgiram no Brasil as primeiras escolas técnicas, até 2002, todos os governos somados construíram apenas 140 unidades. Já nos seus dois mandatos, de 2003 a 2010, o governo federal entregou 214 novas escolas desse tipo. Apenas em Minas Gerais, de acordo com o ex-presidente, foram criados 19 campi de Institutos Federais de Educação entre 2003 e 2010 – incluindo o de Araçuaí. Até 2002, existiam 22 no estado. A rede dos institutos federais, além do ensino técnico integrado ao ensino médio, oferece curso superior de tecnologia, licenciatura e pós-graduação, estabelecendo um longo itinerário de estudos gratuito e de qualidade.
PROUNI
O ex-presidente também destacou a importância da criação de novas universidades federais. Durante seu governo, foram construídas 14, além de 126 campi no interior, dobrando o número de vagas. Ao mesmo tempo, o programa Universidade para Todos, o PROUNI, já concedeu 912 mil bolsas de estudo a estudantes de baixa renda.

12 comentários:

Luiz disse...

Lula é o cara!!!!!

João disse...

Sem sombra de duvida foi melhor presidente que o Brasil teve.

Anônimo disse...

Viva ao Lula e a Dilma. PSDB nunca mais.

Leandro disse...

O PT é o partido de todos os Brasileiros. E o PSDB é o partido de uma minoria que quer ver o Brasil eternamento como uma colonia.

Cássio disse...

Acabei de ver um comentario de uma pessoa criticando o governo do PT (Partido dos Trabalhadores) para e com os aposentados. Mas devo lembra que foi o "Fernando Henrique" quando éra presidente pelo "PSDB", que subiu no congresso e chamou os aposentados de "vagabundos".
Nunca irei me esquecer daquele dia, o meu avô chorou ao assistir aquela sena ridicula do FHC chamando os aposentados de vagabundos na TV. Na minha opinião temos que melhorar a cituação dos aposentados, mas analisando a cituação devo comentar que esta muito melhor que antes.

Alessandro disse...

Falam que os brasileiros tem memoria curta. E quando vejo o eleitorado do PSDB elogiando o fernando henrique e criticando o LULA, percebo que apenas a parcela correspondente ao eleitorado do PSDB tem esse tipo de memoria.

David disse...

Não tenho raiva de quem vota no PSDB. Mas tenho raiva dos politicos de seu partido.

Bernardo disse...

Falaram que Lula iria acabar com o Brasil e mesmo com a crise mundial, ele tirou mais de 30.000.000 da miseria e elevou o Brasil a 7ª economia mundial. E agora essas pessoas estão falando a mesma coisa da Dilma, é esperar para ver.

Dhiego disse...

Tucano bom é tucano bem longe do Brasil.

E o Lula é o cara.

Luiz Carlos disse...

Há quatro coisas que não devemos fazer: Casar com moça falada, fazer negócio sem ver, roubar esmolas de cego e votar no PSDB.

A IRMANDADE PETISTA disse...

NEM SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM !

Joyce Prates disse...

Eu Joyce Prates, ex aluna do IFNMG campus Araçuaí, do curso Tec. em Agroecologia, tenho o imenso prazer de dizer q foi maravilhoso a nossa formatura. Não só pelo fato de estarmos abraçando o grande homem q ama o nosso vale, q ama as pessoas e que acredita na potencialidade de nós jovens (q como ele, tem sede e vontade de fazer e garantir um Brasil melhor)... Mas pelo fato de nos fazer acreditar que podemos sim, conquistar. É claro q não conquistamos nada sem ter alguma dificuldade, mas como você mesmo disse LULA " Não devemos desistir logo de cara quando nos aparece uma dificuldade. Mas sim, acreditar e se expandir com todas as forças, e ao final, saber q a luta valeu a pena"... Em fim, " Quem sabe faz", você é o cara! Grande LULA