quinta-feira, 25 de agosto de 2011

WikiLeaks: Revista Veja mentiu para ligar PT com as FARC e prejudicar Lula

Veja fabricou proximidade entre o PT e as FARC por objetivos políticos
No dia 16 de março de 2005, a revista semanal Veja publicou a matéria "Os Tentáculos das FARC no Brasil" (foto), em que detalhava uma possível relação entre membros do PT (Partido dos Trabalhadores) com a guerrilha colombiana. O caso, porém, foi relatado pela embaixada dos Estados Unidos em Brasília como um exagero, além de uma tentativa de "manobra política". O documento da embaixada com o relato foi divulgado pelo Wikileaks.
Segundo a matéria, candidatos petistas teriam recebido 5 milhões de dólares da guerrilha durante uma reunião no ano de 2002, em uma fazenda próxima a Brasília. Na ocasião, membros do PT teriam se encontrado com o representante da organização colombiana no país, Francisco Antonio Cadenas, e acertado os detalhes. O objetivo seria financiar a campanha de reeleição do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).
O partido, porém, negou as acusações e a Veja não conseguiu provas documentais sobre a transferência de dinheiro.
Para embaixada norte-americana, a revista "exagerou o real nível das relações entre as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o PT", segundo o documento datado de março de 2005. Isso porque, após as acusações, membros da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) em Brasília, que de acordo com a revista, estavam infiltrados no encontro, não obtiveram provas concretas sobre o recebimento de dinheiro.Citado pela embaixada norte-americana, o general Jorge Armando Felix, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Abin e que acompanhou a investigação, afirmou que os documentos internos da agência citados pela Veja como provas foram "forjados", já que não estavam nas formatações da agência.

"O que foi publicado é uma mistura de meias verdades e meias mentiras. Nós não temos qualquer documento oficial que prove que o encontro ocorreu", afirmou o delegado e chefe da Abin, Mauro Marcelo, também citado no despacho.
divulgação do possível financiamento. "A história mais parece uma manobra política. O que é incontestável é que os membros do PT e representantes das FARC estiveram juntos em um encontro, mas não há provas de colaboração financeira", disse.Para ele, o que deveria ser uma denúncia importante tornou-se uma ferramenta arquitetada pela Veja para minar a candidatura de Lula ao segundo mandato. "Enquanto os opositores e a outros veículos de comunicação estão notavelmente desinteressados em prosseguir com as acusações e investigações, parece que a Veja está exagerando os fatos", conclui o embaixador.

11 comentários:

HUGO disse...

A IDÉIA DA VASSOURA DESQUALIFICA A PRESIDENTA E CRIA O TERROR NO SERVIÇO PÚBLICO E NEM COMBINA COM A POSIÇÃO DA TERCEIRA MULHER MAIS PODEROSA DO MUNDO. TODAS AS TENTATIVAS DA OPOSIÇÃO EM DIVIDIR A BASE ALIADA SE FRUSTRARAM E O GOVERNO SEGUE UNIDO E FORTE PARA ENFRENTAR OS GRAVES PROBLEMAS SOCIAIS. O MICRO CRÉDITO VAI FAZER CIRCULAR O CAPITAL NA CAPILARIDADE PERIFÉRICA, FOMENTANDO INICIATIVAS EMPREENDEDORAS E OTIMIZANDO RECURSOS HUMANOS. INICIATIVA PIONEIRA NA ÍNDIA E QUE AGORA SE CONSOLIDA NO BRASIL AO FORTALECER AS COMUNIDADES CARENTES, INJETANDO RECURSOS E ABRINDO NOVOS POSTOS DE TRABALHO. É O BRASIL ACREDITANDO NA CRIATIVIDADE DOS MAIS POBRES, AGREGANDO AO BOLSA FAMÍLIA, MAIS RECURSOS FINANCEIROS E APOIO TÉCNICOS NOS EMPREENDIMENTOS, ORIENTANDO E ACOMPANHANDO OS INVESTIMENTOS E DANDO SUPORTE AOS EMPREENDEDORES PARA QUE ÊLES TENHAM SUCESSO E MULTIPLIQUEM OS SEUS EMPREENDIMENTOS E INTERAGINDO COM OUTROS EMPREENDEDORES, CRIANDO REDES DE APOIO E DE DIVERSIFICAÇÃO EMPRESARIAL. - NOSSO TEMPO É HOJE ! VAMOS LEVAR À DILMA ROUSSEFF PARA O PRIMEIRO LUGAR - COMO A MULHER MAIS PODEROSA DO MUNDO = E VAMOS DAR UMA BANANA PARA OS INVEJOSOS DA OPOSIÇÃO. = TOMARAM PAPUDOS !!!!!!!!

Anônimo disse...

Vô Loy precisa aposentar, então libera logo a aposentadoria dele. Grato.

Ps.: Libera direitinho hein. Com todas as regalias...

Alessandro disse...

A Veja não presta nem para limpar "necessidades fisiologicas" de animais. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.

Fernando disse...

Podem me criticar, mas na minha opinião é melhor e mais util ler um livro sobre um determinado assunto, do que ler uma revista sensacinalista de quinta categoria que adere a praticas ilegais como acusações sem provas e a pratica de imprensa marrom, e que tambem é usada para fazer manobras politicas atraves de materias que exploram ao maximo seus leitores, que muitas vezes são manipulados sem mesmo se dar conta disso.

Anônimo disse...

Preciso saber com detalhes, o valor em dinheiro repassado ao PIG, pelo governo do Estado de São Paulo. A população daquele estado tem que tomar conhecimento para onde está indo o dinheiro público ( em vez de ser usado para o benefício da sociedade, está sendo usado para comprar matéria de pseudo-jornalistas ). Pela dedicação ao seu patrão, devem estar recebendo uma fortuna. Caberia até quebra de sigilo bancário.

uai disse...

é melhor ter um cachorro amigo do que um amigo cachorro

Cássio disse...

A Veja já estava em ladeira, esse foi o empurrão.

O PROFETA GENTILEZA disse...

A VEJA NÃO MEXE COM O PROFETA GENTILEZA, PORQUE SABE QUE É BRIGA DE CACHORRO GRANDE!

Anônimo disse...

E em Taubaté os vereadores estão com MEDO da CPI da MERENDA ESCOLAR - nenhum deles quer participar dessa CPI.

Que força suprema o dono da SISTAL e EB (MARCO AURELIO RIBEIRO DA COSTA) tem que consegue sempre tudo o que quer ???????

A Polícia Federal tem que investigar isso, afinal, é dinheiro público federal.

Socorram os taubateanos.

Menezes disse...

Taubaté uma cidade ultra conservadora ainda controlada pela igreja,uma cidade que não admite partido de oposição e quando acontece logo são chamado de comunista é uma população que ainda acredita que comunistas socialistas são aqueles que comem criancinhas,e quando acontece escandalo de corrupção na administração é muito dificil caçar o chefe do executivo,porque todos os vereadores são amigos do rei.

edith disse...

temos ainda muito a trabalhar para passar nosso país a limpo.