sábado, 17 de setembro de 2011

Anvisa divulga alerta e senadores querem que “Veja” explique o seu lobby por medicamento suspeito

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota, alertando para os perigos do uso do medicamento Victoza, que reportagem de capa da última edição de “Veja”, intitulada “Parece Milagre”, alardeia como altamente eficaz no tratamento da obesidade. A Anvisa esclareceu que o Victoza, aprovado em março de 2010 para o tratamento de diabetes tipo 2, “não é indicado para emagrecimento”.

O órgão ressaltou que a única indicação aprovada para o medicamento é como agente anti-diabético e advertiu que seu uso para qualquer outra finalidade “caracteriza elevado risco sanitário para a saúde da população”. “Não foram apresentados à Anvisa estudos que comprovem qualquer grau de eficácia ou segurança do uso do produto Victoza para redução de peso e tratamento da obesidade”, frisou. O Victoza é do laboratório Novo Nordisk, com sede na Dinamarca. No Brasil desde 1990, o Nordisk comprou em 2002 o laboratório Biobrás, único produtor nacional de insulina.
A Agência enumerou como eventos adversos associados ao medicamento, que, de acordo com “Veja”, oferece “brandos e passageiros efeitos colaterais”, a ocorrência de hipoglicemia, dores de cabeça, náusea e diarréia, além de outros riscos como pancreatite, desidratação e alteração da função renal e da tireóide.
“É preciso que haja uma investigação profunda em relação a matérias publicadas na imprensa”, afirmou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), anunciando que vai encaminhar requerimentos à revista Veja, para que explique as motivações da matéria. Ela sublinhou que publicações meramente publicitárias, “em vez de ajudar a população brasileira, o sistema de saúde, podem trazer grandes prejuízos”.
O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) também condenou a reportagem, ressaltando que o remédio foi a “coqueluche das farmácias” nos últimos dias. Ele sugeriu a realização de uma audiência pública sobre o tema, advertindo que as pessoas influenciadas por esse ‘milagre’, podem não tomar conhecimento do alerta da Anvisa.
Pelo lado da oposição (PSDB e Dem), até o momento seus líderes não se pronunciaram se vão pedir uma CPI para apurar o escândalo ou não. 

Um comentário:

Miguel Álvares Cardoso disse...

ORA,explicar o que? O "cacau" que a VEJA levou desse laboratório multinacional para levar o dinheiro do povo que eles acham que é trouxa, explica tudo.