sábado, 10 de setembro de 2011

Em nota, defesa de Marcos Valério nega ter cobrado inclusão de Lula no processo do Mensalão

O advogado do empresário Marcos Valério, um dos artífices do mensalão, divulgou nota à imprensa nesta sexta-feira, 9, para negar que tenha cobrado que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fosse incluído na denúncia. Valério foi denunciado por corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, quadrilha e evasão de divisas.
No texto, o advogado Marcelo Leonardo afirma que a defesa de Marcos Valério nega a existência do mensalão, logo, não poderia ter tentado incluir o ex-presidente no caso. “Seria ilógico negar os fatos e querer que outrem seja responsabilizado por fatos que não aconteceram”, afirma a nota.
A defesa destaca que, na partição, foram utilizadas expressões – como “analisada a versão dada ao fatos na própria denúncia oferecida pelo PGR – que a defesa não considera verdadeira” e “na versão narrada na denúncia, de que discorda a defesa” – e acusa a imprensa de ter ignorado isso ao repercutir o fato.
Defesa. Nas alegações finais encaminhadas na quinta-feira, 8, ao STF, o advogado de Valério argumentou que condená-lo seria dar “importância desmedida” ao “simples operador intermediário”. Trata-se, diz ele, de “raríssimo caso de versão acusatória de crime em que o operador do intermediário aparece como a pessoa mais importante da narrativa, ficando mandantes e beneficiários em segundo plano, alguns, inclusive, de fora da imputação, embora mencionados na narrativa, como o próprio ex-presidente Lula”. Com informações de Felipe Recondo e Fausto Macedo, de O Estado de S.Paulo
Leia abaixo a íntegra da nota:
NOTA À IMPRENSA
A defesa de MARCOS VALÉRIO FERNANDES DE SOUZA, diante das notícias veiculadas pela imprensa nas últimas vinte e quatro horas sobre o conteúdo da petição de alegações finais apresentada ao STF na última terça-feira, vem a público esclarecer que:
I. A defesa fez apenas dois pedidos a título de questões preliminares, sendo um relativo à incompetência do STF para julgar pessoa que não tem direito a foro por prerrogativa de função e outro quanto à questão prejudicial consistente na argüição de impedimento do Ministro Relator;
II. A defesa nega veementemente as acusações, inclusive e especialmente a existência do suposto “mensalão”, formulando, quanto mérito das acusações, pedidos de absolvição de MARCOS VALÉRIO;
III. A defesa contém um tópico sobre a dimensão exagerada dada à pessoa de MARCOS VALÉRIO pela acusação, oportunidade em que afirma que se a narrativa fosse verdadeira (e não é!), outras pessoas teriam sido incluídas no polo passivo da ação penal. Apenas isso, ou seja, a defesa não fez nenhum pedido para incluir qualquer pessoa entre os acusados do processo. Quem afirma o contrário (que a defesa quer incluir esta ou aquela pessoa na ação penal) é porque não leu a petição. Lamentavelmente alguns veículos de comunicação pinçaram uma frase da defesa e lhe deram destaque sem contextualizá-la adequadamente no âmbito da própria petição, onde a afirmativa é precedida no texto por expressões como “analisada a versão dada ao fatos na própria denúncia oferecida pelo PGR – que a defesa não considera verdadeira” e “na versão narrada na denúncia, de que discorda a defesa”. Seria ilógico negar os fatos e querer que outrem seja responsabilizado por fatos que não aconteceram.
A defesa de MARCOS VALÉRIO reitera sua confiança em um julgamento justo, por autoridade competente e isenta, com sabedoria, serenidade e fundado no exame jurídico das provas colhidas sob o crivo do contraditório.
Marcelo Leonardo
Marcelo Leonardo Advogados Associados
Bruno Siffredi, do estadão.com.br

15 comentários:

Anônimo disse...

O MENSALÀO È UMA FICCÀO. FOI CRIADO PELA IMPRENSA OPOSICIONISTA, COMO FORMA DE COLOCAR TODOS NO MESMO BALAIO. COMO NÀO HÀ CRIME SEM LEI ANTERIOR QUE O DEFINE, O MENSALÀO NÀO È CRIME E TODOS DEVERÀO SER ABSOLVIDOS.O QUE HOUVE FOI EMPRÈSTIMO BANCÀRIO FEITO AO PT E REPASSADO AOS PARTIDOS ALIADOS PARA DESPESAS DE CAMPANHAS. O RESTO È`PARA QUEM ACREDITA EM PAPAI NOEL!!

Anônimo disse...

O FHC chamou os aposentados de "vagabundos", a esquerda de “jurássica” e “neoboba”. Professores de “vozes do atraso”

No auge do maior desemprego da história do Brasil causado por seu próprio governo, FHC disse que quem estava desempregado era porque não tinha se qualificado, não sabia inglês e informática.

A vale foi vendida a preço de banana, se tivesse tempo teria vendido a Petrobrás por uns 30 bilhões sendo q ela vale hoje uns 300 bilhões.

entre outros..

Dhiego disse...

O problema é que a elite esta preoculpada com varias conquistas desse grande governo, entre elas a educação que leva cada vez mais jovens de origens humildes a universidades, jovens esses que quando formados irão encarar o mercado de trabalho como leões para conquistar novos empregos.
Vai ficar dificil para os "bacanas" ter que chamar uma pessoa de origens humildes de "Doutor". Agora filhos de ricos teram que provar seu conhecimento.

Nunca tivemos tantos universitarios, como temos hoje.

OBRIGADO LULA E OBRIGADO DILMA.

marinalva disse...

Gente, o que que o Lula tem a ver com esta història de mensalào. os tucanos nào gosta de gente inteligente. eles odeiam, tem pavor. - ou gentalha!!!

Anônimo disse...

MAS a esse 'detalhe' a grande mídia não dá eco.

edith disse...

Anonimo, me responda: onde está o dinheiro das empresas públicas que o FHC e seus aliados privatizaram ? Me responda, pois esta pergunta eu faco desde 1998 quando fui demitida da Telesp pois , a empresa que comprou a Telesp, justificou a demissäo em massa como necessária. Lógico , tinha que ter lucros. A empresa comprou a Telesp a preco de banana, financiou com dinheiro do BNDS (nosso dinheiro), demitiu em massa, e ainda deu risada na nossa cara.Os alidados do FHC recebeu dinheiro pelo "fantástico" negócio realizado nas peivatizacöes. Nós pobres trabalhadores, desempregados e sem chance de conseguir uma nova vaga de trabalho no mercado. Digo à voce que um colega engenheiro da Telesp com quase 20 anos de servico prestado à empresa, que foi demitido tambem na época, sabe o que ele foi fazer ? comprou um carrinho de doce e foi trabalhar na praca no centro de Campinas. Estava arrasado, pois disse para mim o seguinte: Todo trabalho é digno, mas estudei para ser engenheiro, dediquei uma vida à empresa, e hoje para meus filhos näo passar fome, eu me sujeito a esse trabalho. O pior é que nem aqui eu ganho dinheiro suficiente para sustentar minha familia, pois ninguem tem dinheiro. No ano passado encontrei me com esse colega, e sabe onde ele trabalha hoje ? numa multinacional e tá satisfeitíssimo com a vida. Ele me disse, PSDB nunca mais.

Anônimo disse...

É isso ai Edith.
Aquela praga "PSDB" não deve voltar mais a governar o Brasil.

Anônimo disse...

Dia 18 de setembro no MASP em São Paulo, tem manifestação contra a imprensa corrupta, Ricardo Teixeira,Globo , Veja e etc. Espero todos voces lá.

Augusto Bretas disse...

Marcos valerio abasteceu o caixa dos tucanos em Minas, do mesmo jeito que abasteceu o caixa do PT. È crime de caixa 2 e que jà està prescrito. Se nào houve lavagem de dinheiro, lesào ao fisco e nem enriquecimento ilìcito - tudo faz parte do imbròglio da polìtica, atè que a reforma defina o que pode ou que nào pode em termos de financiamento de campanha. Por mim, vai todo o mundo prà rua.

edith disse...

A gestäo FHC chama-se Latinha
Lá tinha uma empresa e fechou.
Lá tinha uma firma e fechou.
Lá tinha uma loja e fechou.
Lá tinha uma papelaria e fechou.
Lá tinha uma oficina mecanica e fechou. Tudo o que o povo brasileiro quer é trabalho e isso só veio com abundancia a partir de 2003, no governo Lula.

Fernanda disse...

Recordar é viver.

Quem comprava votos a favor da reeleição no valor de 200,000 era FHC.
O PC do FHC, era o Sergio Motta, aquele que passava o trator em cima de tudo e todos.

Sempre é bom lembrar que FHC tinha um procurarador nomeado por ele, que engavetava tudo.
Se Lula tivesse um BRINDEIRO, certamete o mensalão não existisse.
De uma coisa os tucanos podem se orgulhar, o fato que FHC ter tido mais sorte na escolha dos seus magistrados.
Antonio Fernando o prucurador que prejudicou o PT, agora esse outro, o Gurgel, só esperou ser resposto ao cargo, já começou conspirar contra o governo.
Joaquim Barbosa mesmo nos mostrando quem é Gilmar Mendes, tb ajudou a prejudicar o PT.

Anônimo disse...

Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”

Anônimo disse...

Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”

Bernardo disse...

Coloquem Fernando Henrique Cardoso, Collor, Jose Serra, Alckmim e Maluf na cadeia.

AUGUSTO BRETAS disse...

A PRIORIDADE DOS SETORES DE INTELIGÈNCIA DA POLÌCIA FEDERAL E DA RECEITA È MONITORAR A CIRCULACÀO DAS VERBAS DESVIADAS E RECUPERAR OS ATIVOS PARA O TESOURO. OS CORRUPTOS E OS CORRUPTORES DEVEM ESTAR NAS RUAS CAVANDO O SEU GANHA PÀO E NÀO ENGORDANDO NA CADEIA COM O NOSSO DINHEIRO. QUEM ENCHE JUDAS È CAPIM, MOLAMBO E BOMBA!!!