quarta-feira, 2 de novembro de 2011

José Pimentel destaca papel de Lula na conquista pelo país de reconhecimento internacional

[senador José Pimentel (PT-CE)]Ao expressar seu desejo de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se recupere rapidamente do câncer de laringe, diagnosticado neste final de semana, o senador José Pimentel (PT-CE) ressaltou a importância de decisões tomadas por Lula, ao longo de seus dois mandatos presidenciais, as quais permitiram ao Brasil conquistar "grande respeito internacional".
- O Brasil, sob a liderança do nosso presidente Lula e, agora sob o comando da nossa presidenta Dilma, tornou-se referência positiva para o mundo - afirmou o senador em pronunciamento nesta segunda-feira (31).

Na avaliação de José Pimentel, as boas perspectivas de crescimento da economia brasileira nos próximos anos, sobretudo no setor de produção de alimentos, foram previstas corretamente por Lula.
Citando dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Pimentel observou que nos próximos dez anos o Brasil deverá disputar a liderança com os Estados Unidos no setor do agronegócio. Este setor, segundo ele, será um dos pilares que permitirá ao Brasil alcançar em breve a posição de quinta economia mundial.
De acordo com José Pimentel, as estimativas indicam que a produção brasileira de grãos deverá aumentar 23% até 2021, tendo o café e a soja, por exemplo, aumentos previstos de 24% e de 36%.
Além disso, assinalou o senador, o crescimento das exportações será acompanhado da expansão do consumo interno, que continuará sendo o primeiro destino da produção: 85,4% do milho; 83% da carne bovina; 81% da carne suína; 67% da carne de frango; e 64,7% da soja. 
José Pimentel ressaltou que o consumo interno brasileiro foi um fator fundamental para que o país passasse ao largo da crise econômica mundial de 2008.
- A liderança do presidente Lula naquele momento, associada à força do nosso consumo interno, foram fundamentais para que pudéssemos enfrentar aqueles dias de forma segura - disse. Da Redação / Agência Senado.

Nenhum comentário: