segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Número de matrículas em graduação aumenta 110% em nove anos no Brasil, diz Censo

País tem 6,38 milhões de estudantes brasileiros matriculados no ensino superior
O número de brasileiros que se matriculou no ensino superior mais que dobrou nos últimos nove anos, de acordo com dados do Censo da Educação Superior 2010 divulgados nesta segunda-feira (7).
Na última década, de 2001 a 2010, o Brasil registrou um crescimento de 110,1% em matrículas de graduação. Isso quer dizer que o país tinha, até o ano passado, pelo menos 6,38 milhões de estudantes de ensino superior, o que representa um aumento de 7,1% em relação ao ano de 2009.
Os dados, levantados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), mostram que o país tinha 29.507 cursos de graduação presenciais e a distância, oferecidos por 2.377 Instituições de ensino superior em 2010. 
Fernando Haddad, ministro da Educação, afirmou durante entrevista na tarde desta segunda-feira que os resultados do Censo mostram o avanço do ensino superior no país.
- O resultado é muito positivo, sobretudo porque ele prenuncia o cumprimento das metas previstas para 2020. Mantido o ritmo da década anterior do ponto de vista do crescimento da matrícula e da melhoria das instituições de ensino.
Para Haddad, os números representam o cumprimento de uma meta e, possivelmente, "a melhor década".
- O aumento no número de matrículas significa um incremento muito forte na década. Nos últimos dez anos, nós mais que dobramos o número de universitários no país. Talvez tenha sido a melhor década do ponto de vista de acesso à educação superior em termos relativos e absolutos. É um cumprimento da meta. O presidente Lula tinha uma promessa de dobrar o ingresso nas universidades federais em oito anos. Nós superamos isso. Passamos de 148 mil em 2002 para mais de 302 mil em 2010.
A meta do governo, incluída no PNE (Plano Nacional de Educação), é atingir 10 milhões de matrículas até 2020.
Para o secretário de Ensino Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, o crescimento das matrículas deverá ser maior nos próximos anos. Isso porque, segundo ele, a expansão das vagas nas universidades federais, iniciada em 2007, ainda não se consolidou.
- Esses programas já garantiram um aumento, mas ele será ainda maior nos últimos anos. O alicerce está perfeito e as coisas estão caminhando dentro de um projeto estruturado.
Censo
O Censo da Educação Superior é realizado anualmente pelo Inep, órgão do MEC, para oferecer informações detalhadas sobre a educação superior no Brasil. Ele foi divulgado hoje.
A pesquisa reúne dados de instituições de ensino superior, cursos de graduação e sequenciais de formação específica, presenciais e à distância. Também há dados sobre professores e alunos.

*Colaborou Marina Marquez, do R7 em Brasília. Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: