sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Como a mídia brasileira sufoca a liberdade de expressão

Vídeo fundamental para entender de uma vez por todas como a oligarquia midiática destrói um dos nossos direitos fundamentais, que é o direito à comunicação.
Didático, a matéria mostra que a concentração dos grandes veículos de comunicação na mão de poucas famílias beira a monarquia, já que o poder é transmitido de pai para filho.
Em pleno século XXI, é vergonhoso para o Brasil que a pornográfica distribuição de concessões de rádios e TVs feitas por (e para) políticos e empresários picaretas no século passado ainda renda esse atraso monstruoso da mídia que, a despeito da sua milionária estrutura física e técnica, faz jorrar todos os dias uma programação de péssima qualidade para os brasileiros. E quando alguém ousa "competir" com esse poder midiático (montando, por exemplo, uma rádio comunitária), eis que todo o poder constituído se une (oligarcas da mídia, políticos, governos, ANATEL, polícia, Justiça etc.) para confiscar, prender, multar e processar aquele que cometeu o crime de tentar - como faz a poderosa mídia - se comunicar de forma eficaz com os seus iguais.

E como mudar tal estrutura se a maioria dos políticos e empresários tem interesse direto ou indireto em deixar tudo do jeito que está? Digo "direto" porque muitos políticos são privilegiados donos de rádios e TVs - e foi exatamente por causa disto que conseguiram se eleger; e digo "indireto" porque a outra parcela de políticos (os que não são donos de veículos de comunicação), certamente recebem apoio daqueles que detém o "poder midiático".
Este vídeo foi postado originalmente com o nome "Levante a Sua Voz". Eis o crédito do mesmo:
Vídeo produzido pelo Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social com o apoio da Fundação Friedrich Ebert Stiftung remonta o curta ILHA DAS FLORES de Jorge Furtado com a temática do direito à comunicação. A obra faz um retrato da concentração dos meios de comunicação existente no Brasil.
Roteiro, direção e edição: Pedro Ekman
Produção executiva e produção de elenco: Daniele Ricieri
Direção de Fotografia e câmera: Thomas Miguez
Direção de Arte: Anna Luiza Marques
Produção de Locação: Diogo Moyses
Produção de Arte: Bia Barbosa
Pesquisa de imagens: Miriam Duenhas
Pesquisa de vídeos: Natália Rodrigues
Animações: Pedro Ekman
Voz: José Rubens Chachá

2 comentários:

Anônimo disse...

Qual foi o juiz que autorizou a escuta? eu ainda nao sei. e mais a midia deveria ser proibida de editar: a divulgaçao de escuta, divulgaçao de documentos… tinha que ser na integra… nos já estamos vivendo o estado de defesa. como a sociedade pode criticar um general que prefere tentar resolver o assunto na paz atravez de beijo e abs….ou seja tem que ser comporrada o salario é muito baixo todos sabem, como alguem pode aceitar o que o estado tá tentando fazer criminalizando e torturando a policia! sim porque se o estado coloca o preso militar sem julgamento num presidio junto com o crime organizado e assassinos eles estao torturando nao só a corporaçao como seus familiares, claro que as maes as esposas e os filhos desses policias vao implorar desesperadamente para que ele nao entre no movimento, o nome disso é FASCISMO: – nacionalismo: exaltação do país brasileiro que coloca como país supremo em termos de desenvolvimento;
- cerceamento da liberdade civil: pois trata-se de um regime autoritário;
- Unipartidarismo: o único partido permitido pelo governo era o próprio partido fascista; (neste caso pt e seus socios)
- Derrota dos movimentos de esquerda; ( nete caso marginalizaçao dos movimentos sociais) !!! será que a minoria é louca de achar que 1000 reais é um salario baixo!! a hora de resolver é agora!!! ou talvez a unica forma de ocorrer copa e olimpiadas e atravez da decretaçao de estado de sitio
ESTOU LOUCO POR 2014!!! o meu voto vai mudar isso!!

O PROFETA GENTILEZA disse...

E quando você corre por fora da manipulação, da história oficial, para buscar a verdade que está encoberta pelos interêsses inconfessáveis e que estão nos bastidores. " Sei que além das cortinas são palcos azuis " - Mambembe, cigano, debaixo do mundo vou fazer meu carnaval. Sou autônomo, há muito tempo ! Free lance, insisto na liberdade como condição indispensável para o encontro da paz. "" TUDO QUE EU SEI É QUE OS HOMENS E AS MUHERES - SOLTOS EM SI MESMOS É QUE NÃO HÁ MAL ALGUM " - Que deixemos o sistema acumulador para abraçarmos os ideais da Revolução Francesa !! - Uma educação que pleiteia a emancipação humana e não um sistema repetidor das oligarquias perversas e controladoras da vida. ! LIBERTAS QUE TU SERÁS- TAMBÉM.