segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Liberdade na internet será tema da Campus Party

Reproduzido do Blog do Zé Dirceu: Começa hoje a quinta edição brasileira da Campus Party, considerado um dos maiores eventos tecnológicos do mundo nas áreas de inovação, ciência, cultura e entretenimento. Entre as atividades, está prevista uma palestra de Kul Wadhwa, diretor-gerente da Wikimedia Foundation, instituição responsável pela Wikipedia, que deve falar sobre a Lei de Paralização da Pirataria Online (SOPA - Stop Online Piracy Act), cujo trâmite foi suspenso após intensos protestos na internet.

A Wikipedia, aliás, liderou um dos movimentos mais significativos contra o SOPA (leia a nota Saímos do ar, hoje, em protesto contra lei de censura à internet). Além de liberdade na rede, outro tema que promete ser interessante é a experiência do uso das redes sociais na política. O evento contará com participantes do movimento norte-americano Occupy Wall Street, da Primavera Árabe (países do Norte da África e Oriente Médio) e da Acampada Del Sol (Espanha), com a mesa “Revolução em rede: os movimentos sociais do século 21”.
Durante a Campus Party, estão programadas mais de 500 horas de atividades - de palestras e debates a oficinas, além de ações especiais do Campus Forum, Campus Empreendedorismo e Campus Verde, na Arena dos Campuseiros, e de Inclusão Digital, na Área Expo. Por lá devem passar, pelos cálculos dos organizadores , 200 mil visitantes. Já estão inscritas 7 mil pessoas para acampar no local.
Dobro do espaço e da velocidade de conexão
Este ano, a Campus Party está sediada no pavilhão de exposições do Anhembi, num espaço de 76 mil m², que é o dobro da área das últimas três edições. Também contará com uma infraestrutura mais robusta, para evitar problemas de interrupções de energia. Para a alegria dos participantes, usuários intensivos de internet, a conexão será de 20 gigabits por segundo, o dobro da edição anterior.
As apresentações abrangerão quatro zonas de conhecimento: Ciência, Cultura digital, Inovação e Entretenimento digital. Outras vedetes do encontro são os palestrantes Michio Kaku, um dos principais físicos da atualidade e co-criador da Teoria de Campos de Cordas; Sugata Mitra, pesquisador da Universidade de Newcastle, que estuda as relações entre tecnologia e educação; além de Chris Hofmann, diretor da Fundação Mozzila, responsável pelo software multiplataforma de navegação, de mesmo nome - de uso livre; e os produtores de jogos eletrônicos Vince Gerardis, responsável pela série Game of Thornes; e Julien Fourgeaud, do jogo Angry Birds.

Nenhum comentário: