segunda-feira, 14 de julho de 2014

Brasil e Rússia buscam ampliar parcerias, investimentos e acordos comerciais

O encontro oficial entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na manhã desta segunda-feira (14), ampliou o volume de comércio e investimentos entre os dois países para até US$ 10 bilhões, além de garantir parcerias que vão além dos acordos comerciais, alcançando áreas estratégicas como defesa, energia, infraestrutura e ciência e tecnologia. Desde a primeira visita do presidente Putin ao Brasil, em 2004, o comércio entre os dois países mais que dobrou.
Em pronunciamento após a reunião, Dilma Rousseff destacou que transmitiu ao presidente da Rússia as inúmeras oportunidades que se abrem em energia e infraestrutura, áreas nas quais as empresas russas poderão aumentar sua presença no Brasil, especialmente em concessões de exploração de petróleo, portos e ferrovias.
A presidenta informou ainda que o governo dará continuidade às negociações para aquisição, pelo País, de unidades do sistema de defesa antiaérea. “Buscamos, com a Rússia, uma relação de longo prazo e de benefícios mútuos, seja pela formação de recursos humanos, seja pelo estabelecimento de parcerias industriais e de associação na área de tecnologia”, relata.
Além das tratativas para o desenvolvimento na área de defesa antiaérea, foram firmados acordos em diversos setores: serviços aéreos; troca bilateral de dados estatísticos; estudo de opções para monetização de gás no Projeto Solimões; estabelecimento, na Universidade Federal de Santa Maria (RS) e no Instituto Tecnológico de Pernambuco, do Sistema Glonass para navegação por satélite; e cooperação na produção de vacinas.
Relações bilaterais
Em 2013, a corrente de comércio entre os dois países chegou a cerca de US$ 5,6 bilhões, segundo dados do Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC). Só no 1º semestre deste ano, a Rússia foi o 15º país que mais importou produtos brasileiros.
A relação bilateral comercial entre Brasil e Rússia abrange, do lado brasileiro, exportações de açúcar e carne – este último item é muito importante para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Do lado Russo, são exportados fertilizantes e insumos.
Política externa
O Programa de Governo para o segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff valoriza o estreitamento das relações do Brasil com os países que compõem o BRICS, bem como enfatiza as parcerias com as nações da América Latina e Caribe, África e Ásia. Também será de grande relevância o relacionamento com os Estados Unidos, por sua importância econômica, política científica e tecnológica. Critério semelhante é válido para nossas relações com a União Europeia e com o Japão.
“A política externa tem sido e continuará sendo mais do que um instrumento de projeção do Brasil no mundo. Trata-se de um elemento fundamental de nosso projeto de nação”, registra o Programa de Governo. Autor: Equipe Dilma Rousseff
Acesse e divulgue o BLOG DA DILMA: https://www.facebook.com/BlogDilmaRousseff

Nenhum comentário: