quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Dilma visita Centro Especializado em Reabilitação em SP

A presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, visitou nesta terça-feira (9) o Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV, em M´Boi Mirim, a 30 km do centro de São Paulo. Habilitado em dezembro do ano passado, o CER IV fornece atenção ambulatorial especializada em reabilitação, realiza o diagnóstico, tratamento, adaptação e assistência às necessidades dos pacientes, com apoio de equipe multiprofissional.
“O programa deixa claro que as pessoas com deficiência podem ter uma vida mais plena. É neste sentido que nós criamos uma série de programas que atuam na questão da Educação, Saúde, Acessibilidade e do tratamento e do acolhimento de saúde”, explicou Dilma, em conversa com jornalistas antes de participar do evento ‘Diálogos Conectados – um papo sobre direitos e Internet’, também em São Paulo.
Segundo dados do Censo 2010, do IBGE, o Brasil possui 45,6 milhões com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população. As políticas públicas do Governo Federal são desenvolvidas para que, com apoio e oportunidades, todas as pessoas desenvolvam integralmente suas capacidades, para que possam estudar, trabalhar e realizar todo o seu potencial.
O governo Dilma está engajado em mudanças nos paradigmas da sociedade em relação às pessoas com deficiência e também na oferta de ações e instrumentos para reduzir os obstáculos que excluam ou limitem o convívio e a ascensão social dos cidadãos com deficiência. Por isso, o Governo Federal lançou, em 2011, o Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Sem limites
O objetivo do Viver Sem Limite é atender à população com deficiência com políticas diferenciadas para cada tipo de necessidade. A articulação e coordenação das políticas públicas voltadas para esse público são realizadas pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPDP), órgão integrante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
O conjunto de ações está estruturado em quatro eixos: Acesso à Educação, Inclusão Social, Atenção à Saúde e Acessibilidade. Cada ação presente nesses eixos é interdependente e articulada com as demais, construindo redes de serviços que consideram as múltiplas necessidades nos diferentes momentos de vida.
Para o segundo mandato, Dilma Rousseff dará continuidade à implementação do Viver sem Limites, para garantir igualdade de oportunidades aos brasileiros com deficiência, destaca o Programa de Governo.
Reabilitação
O Plano Viver sem Limite é um dos planos mais modernos projetos de apoio, estímulo e defesa dos direitos das pessoas com deficiência, ele busca vencer o desafio da inclusão reconhecendo as especificidades e singularidades das pessoas com deficiência, garantindo e ampliando direitos.
Os Centros Especializados em Reabilitação são responsáveis pelo desenvolvimento de habilidades funcionais, promovendo a autonomia e a independência. Apenas em 2013, foram habilitados 102 Centros em todo o Brasil, e estão sendo implantados mais 45.
Em complementação aos CERs, estão sendo construídas e qualificadas oficinas ortopédicas para a confecção e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Foram habilitadas 21 oficinas fixas e 10 aprovadas para qualificação (equipamentos e reforma). Outras 35 construções estão aprovadas. Até o momento, foram capacitados 111 técnicos ortesistas e 3.193 profissionais de nível superior encontram-se em processo de formação.
O Viver Sem Limite incorpora, ainda, a atenção odontológica por meio dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), triagem neonatal com testes do pezinho e da orelhinha e diretrizes terapêuticas.
Autor: Equipe Dilma Rousseff

Nenhum comentário: