quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Presidente do Paraguai confirma que teve 2 contas no HSBC da Suíça

Presidente do Paraguai confirma que teve 2 contas no HSBC da Suíça
Da efe: O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, reconheceu nesta terça-feira que teve duas contas na filial do banco HSBC na Suíça, depois que seu nome apareceu na “Lista Falciani”, que inclui os titulares de contas “obscuras” na entidade.
Cartes, um rico empresário que chegou ao poder em agosto de 2013 como líder do Partido Colorado, abriu duas contas na unidade do HSBC na Suíça em 1989 e as fechou em 1991, conforme ele mesmo explicou em comunicado divulgado através das redes sociais.
“Cabe ressaltar que a abertura de contas em bancos no exterior é, e sempre foi, uma atividade legal em nosso país”, disse ele.
Horacio Manuel Cartes Jara foi registrado no HSBC como “agente de turismo” sete dias depois da constituição da sociedade Cambios Amambay, agora Banco Amambay, instituição mencionada em um documento confidencial da embaixada dos Estados Unidos em Buenos Aires encaminhado ao Departamento do Tesouro em Washington e vazado pelo Wikileaks.
A carta afirma que o ex-diretor da Secretaria Antidrogas do Paraguai, Hugo Ibarra, disse a um interlocutor americano que “80% da lavagem de dinheiro no Paraguai se movimenta através dessa instituição bancária”.
Acesse e divulgue o Blog da #Dilma: http://www.blogdadilma.com/

Nenhum comentário: