sexta-feira, 29 de maio de 2015

Brasil e México devem incrementar integração e valorizar mercados internos contra crise mundial

As relações entre Brasil e México, que sempre foram importantes, adquirem relevância ainda maior na presente conjuntura internacional, no qual há uma desaceleração econômica que agora atinge inclusive os países emergentes, afirmou a presidenta Dilma Rousseff, em entrevista publicada nesta quinta-feira (28), pela agência de notícias mexicana Notimex. Para ela, é hora de investir na integração regional e nos mercados internos, que foram fortalecidos pelas políticas públicas adotadas pelos dois países.
“A consciência de que o superciclo dos preços das commodities, não só do petróleo, mas também de minérios e alimentos – embora os alimentos e todos os produtos [da cadeia] das proteínas tenham um desempenho diferenciado, provocou nos países da América Latina, como um todo, uma redução no seu crescimento”.
Segundo a presidenta Dilma, o que México e Brasil devem fazer agora “é apostar também nos nossos mercados internos. Na integração regional. Por isso que eu falei da importância de um mercado de 320 milhões de pessoas. O Brasil, nesses 12 últimos anos, construiu um mercado interno muito significativo. Nós tivemos um momento em que mais da metade do nosso País vivia abaixo da linha da pobreza. Hoje, em torno de 52% do Brasil tem padrão de consumo de classe media”, ressaltou.
Na área de integração nacional, a presidenta destacou dois acordos fechados durante sua primeira viagem de Estado ao México, encerrada nesta quarta-feira (27). O primeiro, é o Acordo de Complementação Econômica, o ACE 53, que já existia antes para 800 produtos e está sendo ampliado para mais de seis mil itens. “Agora, o que nós decidimos: vamos ampliar esse número de produtos. Vamos reduzir as tarifas desses produtos e vamos comerciar entre nós, aproveitando o potencial dos nossos mercados. Vamos aproveitar também o potencial que temos de complementação na área de investimentos”, explicou.
Dilma Rousseff acrescentou que os investimentos mexicanos são muito importantes. “Eles são os primeiros, se a gente considerar toda a América Latina. O volume é muito significativo, são bilhões e bilhões de dólares que empresas mexicanas investem no Brasil”.
E destacou a vontade do Brasil de incrementar também seus investimentos no país amigo. “Estamos, por exemplo, muito satisfeitos com o investimento que está sendo feito por empresas brasileiras, em parceria com empresas mexicanas, na área do polietileno, que pode levar a uma agregação de valor na cadeia produtiva de petróleo e gás. Isso gera emprego, isso gera renda, isso gera melhoria pras nossas economias. Acredito que eu e o presidente Peña Nieto demonstramos vontade política, demos um impulso a essa relação. Esses dois acordos estão num marco de um acordo maior”.
Destacou, ainda, outros acordos assinados durante sua visita. “Na área de serviços aéreos, o México é extremamente atraente para os brasileiros porque vocês são o berço de uma das maiores civilizações que a humanidade assistiu se desenvolver, aqui na chamada mesoamérica pré-colombiana, (…) As culturas que se desenvolveram aqui produziram uma série de bens culturais de enorme valor, que são do interesse de todos os países. Vocês têm excelentes praias. O Brasil da mesma forma, tem a sua cultura, então serviços aéreos, turismo, enfim, agricultura tropical, parcerias na área de ciência e tecnologia e inovação são muito importantes para o México e pro Brasil”.
Por fim, a presidenta Dilma lembrou a importância da contribuição mexicana para a democracia nas Américas, inclusive para o Brasil. “Sou muito grata ao governo do presidente Peña Nieto, muito grata ao povo mexicano. (…) E nós nunca vamos esquecer: que, quando o Brasil passou por um período de ditadura, o México nos recebeu de braços abertos. Acredito que a democracia mexicana é um dos valores que o continente latino-americano deve respeitar e considerar como sendo uma das nossas origens democráticas”. Blgo do Planalto.
Blog da Dilma no Facebook: https://www.facebook.com/BlogDilmaRousseff

Nenhum comentário: