domingo, 31 de maio de 2015

"Direitos negados" será lançado no RJ

Violação contra indígenas leva Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados à região de conflito no Mato Grosso do Sul
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados vai ao Mato Grosso do Sul apurar denúncias de ameaças, assassinatos, estupros e até tentativa de envenenamento praticados contra a comunidade Guarani-Kaiowá. O estado sul-mato-grossense apresenta o maior índice de violência contra indígenas do País. Muitos dos casos envolvem disputa por terras e têm fazendeiros da região como mandante dos crimes.
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e autor do requerimento para realização da diligência, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) diz que a instabilidade causada pela PEC 215 tem estimulado ações de violência dentro de áreas indígenas. A Proposta de Emenda à Constituição, que transfere do Poder Executivo para o Congresso Nacional a decisão da demarcação das terras indígenas, é criticada pelo parlamentar petista.  Segundo Pimenta, a PEC 215 é “claramente” inconstitucional e deveria ser arquivada.
Dados do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) mostram que, nos últimos 11 anos, 55% dos assassinatos de indígenas no País ocorreram no Mato Grosso do Sul. O levantamento aponta também que somente em 2013 houve 73 casos de suicídios de indígenas no estado. Esse índice é o maior em 28 anos.  Dos 73 mortos, 72 eram do povo Guarani-Kaiowá.
Em audiência na Câmara dos Deputados, no mês passado, Paulino Terena, da Articulação dos Povos Indígenas, disse que no Mato Grosso do Sul os direitos humanos ”não existem” para seus pares. “Toda liderança passa a ser perseguida”, denunciou.
Além de parlamentares, também participam da diligência representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Funai, Ministério Público Federal e do Conselho Indigenista Missionário. A comitiva chega no Estado sul-mato-grossense neste sábado (30) e permanece até a próxima segunda-feira (1º).
Foto/Arquivo: Em audiência na Câmara, no mês de abril, indígenas solicitaram presença da Comissão ao Mato Grosso do Sul .
GABINETE DEPUTADO FEDERAL PAULO PIMENTA
Jornalista Responsável: Fabrício Carbonel - Mtb 14.264
Assessoria de Imprensa: 61.8168.1313
Email: imprensa.paulopimenta@gmail.com

Nenhum comentário: