terça-feira, 26 de maio de 2015

Institucionalizar o diálogo

A postura adotada pelo governador Camilo Santana de estabelecer um importante processo de diálogo com os mais distintos setores da sociedade cearense, além de afirmar as convicções democráticas do governador, guarda estreita identidade com o ideário petista.
O diálogo tem se materializado tanto no campo das relações políticas por meio de audiências com todos os parlamentares eleitos pelo povo cearense, como, na interlocução com a sociedade, a exemplo do tratamento dispensado aos professores das universidades estaduais, que na negociação com o governo decidiram encerrar uma longa greve, com o governador anunciado o seu compromisso de valorização das universidades estaduais, inclusive com a decisão de realizar concurso para fortalecer seus quadros profissionais, como mais recentemente na questão da segurança pública, quando o governo enviou Mensagem à Assembleia Legislativa estabelecendo o ordenamento das promoções da Polícia Militar no Estado do Ceará.
O governo do PT começa bem no Ceará. A sua sequência deve se dá na linha da permanente afirmação e consolidação da identidade e natureza de governo democrático e popular.
Até 30 (trinta) de setembro deste ano de 2015, o governo deverá enviar à Assembleia Legislativa o Plano Plurianual – PPA - 2016-2019, peça estratégica no planejamento das políticas públicas estaduais.
O processo de discussão e elaboração do PPA se constitui, a nosso ver, excelente oportunidade para se dar um passo adiante nesse processo de diálogo, realizando-se audiências de consultas populares em todas as regiões administrativas ou territórios de identidade do estado, inclusive com a convocação em caráter extraordinário de pelo menos cinco Conferências Estaduais nas áreas de Segurança Pública, Saúde, Educação, Agropecuária e Cidades.
O diálogo que começou de forma tão proveitosa e produtiva deve avançar para a sua organização e institucionalização. A interlocução permanente com a sociedade deve se dá em instância democráticas de diálogos estabelecidas pelo governo, e em torno de uma agenda que busque criar a sinergia necessária entre governo e sociedade na persecução dos objetivos estratégicos para o desenvolvimento do estado. A implantação da Política e do Sistema Estadual de Participação Social deve figurar entre as prioridades políticas do governo no curto prazo.
O programa de governo elaborado em ampla discussão com a sociedade cearense (em permanente construção e atualização) indica que o processo de desenvolvimento do Ceará será conduzido com políticas que compõem sete eixos de atuação denominados os Sete Cearás: Pacífico, Sustentável, de Oportunidades, do Conhecimento, Democrático, Acolhedor e Saudável.
O liame entre todos esses eixos será alinhavado pela capacidade política do governo de mobilizar as melhores energias da sociedade cearense, somadas a uma forte parceria com a Presidenta Dilma para construção do Ceará - ou dos 7 Cearás - que sonhamos e acreditamos possíveis, na certeza de que o cearense é sobretudo um insurgente, capaz de enfrentar e vencer os mais duros desafios.
Francisco de Assis Diniz é presidente do PT Ceará
http://www.ptceara.org.br/

Nenhum comentário: