quarta-feira, 20 de maio de 2015

UNE defende maior controle público sobre universidades que aderem ao Fies

A União Nacional dos Estudantes (UNE) é a favor de um maior controle público sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), afirmou nesta terça-feira (19), a presidenta da entidade, Virgínia Barros, após se reunir com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Segundo Virgínia, é fundamental que haja controle sobre o aumento das mensalidades e sobre a qualidade das universidades que aderem ao programa.
“A UNE defende mais controle das universidades que aderirem ao Fies. Então é fundamental que haja controle de aumento de mensalidades. Porque se a mensalidade aumentar sem controle a dívida do bolsista do Fies vai ser muito maior do que deveria. Além disso, é preciso ter transparência nas planilhas de custo das universidades e ter controle de qualidade nessas instituições. O governo vem fazendo esse tipo de mudança, que é importante, ao estabelecer mais controle público sobre essas instituições”, afirmou a estudante em entrevista exclusiva ao Blog do Planalto.
Virgínia também destacou os avanços conquistados pela educação brasileira, nos últimos anos, como a destinação dos recursos do pré-sal e a reserva de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País para o setor. E enfatizou o processo de democratização pelo qual passou a universidade brasileira, na última década, por meio da ampliação do acesso de estudantes negros e pobres ao ensino superior.
“Eu acredito que a universidade brasileira avançou nos últimos anos, sobretudo no aspecto da inclusão social. Hoje, nós temos mais do que o dobro das vagas nas universidades do que nós tínhamos há dez anos. Então existe mais negros e negras na universidade. O filho da classe trabalhadora brasileira finalmente conseguiu ingressar na universidade. É fundamental que a gente consiga continuar expandindo o ensino superior brasileiro com qualidade e assegurando as condições de permanência desses estudantes”, defendeu.
Blog da Dilma no Facebook: https://www.facebook.com/BlogDilmaRousseff

Nenhum comentário: