segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Pesquisa afirma que Lula conta com
aprovação
de 80,3% dos brasileiros

Brasília, 15 dez (EFE) - Uma pesquisa do Instituto Sensus e apresentado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) afirma que 80,3% dos brasileiros apóiam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo Governo conta com a aprovação de 71,1% da população. A pesquisa indica que a imagem pessoal que Lula tem entre os brasileiros melhorou três pontos percentuais desde setembro, a mesma taxa que subiu o grau de aprovação à sua gestão. Nos dois casos, são os melhores índices que um presidente ou seu Governo recebem desde 1998, quando o Instituto Sensus e a CNT começaram a elaborar as pesquisas trimestrais. O Sensus também perguntou aos brasileiros sobre os possíveis candidatos para as eleições de 2010, nas quais Lula não poderá concorrer. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), aparece com 10,4%. na pesquisa para presidente da República em 2010.

Pesquisa indica que 47,8% dos brasileiros
não conhecem Dilma Rousseff

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira mostra que 47,8% dos brasileiros não conhecem ou nunca ouviram falar na ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), apontada como candidata do PT à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A pesquisa mostra que 50,4% dos entrevistados conhecem ou ouviram falar da ministra e outros 1,9% não souberam responder. Apesar do grande número de brasileiros que não conhecem a ministra, a pesquisa mostra que 43,9% da população poderiam votar ou votariam exclusivamente no candidato apoiado pelo presidente Lula --índice que, segundo o instituto Sensus, é favorável à petista. "Esses dados não são proibitivos para a candidatura da ministra Dilma. Seriam se a rejeição fosse maior que 40%. Ainda temos um índice muito grande de abstenção entre os indecisos que ainda não escolheram seus candidatos", disse Ricardo Guedes, diretor do instituto Sensus. A pesquisa mostra que 15,6% dos entrevistados votariam exclusivamente no candidato apoiado pelo presidente Lula, o que, segundo Guedes, se configura no índice líquido de transferência de votos para a ministra pelo presidente. "É uma transferência expressiva, alta. Se for somado ao índice de pessoas que poderiam votar na ministra, esse índice supera os 40%", afirmou. Na lista espontânea de candidatos à sucessão do presidente Lula (em que o instituto não oferece os nomes dos políticos que estão na disputa), Dilma aparece em quarto lugar, com 1,7% das intenções de voto. O presidente aparece em primeiro, com 20,4% das intenções de voto, seguido pelo governador tucano de São Paulo, José Serra (10,6%), e pelo governador tucano de Minas Gerais, Aécio Neves (4,1%).

Capacidade - Entre os 50,4% de brasileiros que conhecem a ministra, 57,3% consideram Dilma capaz de suceder o presidente Lula na presidência --contra 20,4% que a avaliam como incapaz para o cargo. Dos entrevistados que têm conhecimento da ministra, 11,7% a consideram capaz, mas antipática, enquanto 15,5% a avaliam como capaz e simpática. O número de indecisos sobre a capacidade de Dilma chega a 22,3%.Folha Online.

Um comentário:

Anônimo disse...

A oposição e a famigerada mídia de São Paulo estão arrancando os cabelos, pois a “Tal Crise no Brasil” criada por eles, foi um vergonhoso tiro no pé. Segundo a avaliação dos responsáveis pela pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta segunda-feira, a crise financeira, beneficia a avaliação positiva do governo Lula, em vez de prejudicar. Quem mandou falar e divulgar “abobrinha”. O Lula bem que avisou que a crise não iria afetar o BRASIL. Sifu...