terça-feira, 10 de março de 2009

Dilma acredita na recuperação da economia brasileira

BRASÍLIA - Ao comentar a queda de 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no último quarto trimestre, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que o governo já esperava uma redução do ritmo de crescimento, mas afirmou que a projeção é que o segundo trimestre deste ano seja "um pouco melhor" e que o segundo semestre apresenta uma melhora de crescimento. Dilma lembrou que os meses de outubro a dezembro do ano passado foram ruins porque as empresas passaram a vender o que havia em estoque. Mas, segundo observou, atualmente a indústria apresenta sinais de retomada de crescimento. Ela citou, por exemplo, a indústria automobilística, em que há casos de espera na aquisição de veículos porque as empresas não estão dando conta de produzir o suficiente.

- Nós estávamos esperando que o quarto trimestre de 2008 fosse, de fato, um choque, resultado de um choque de crédito muito grande que houve no Brasil e de uma proliferação de expectativas negativas, algumas delas, de um determinado ponto de vista, até injustificadas. (Já esperávamos que) houvesse essa queda grande do PIB. Nós consideramos que o primeiro trimestre de 2009 vai ser um pouco melhor. E estamos projetando para o segundo semestre de 2009 uma melhora do crescimento - avaliou.

- Agora, visivelmente, já temos alguns indícios de que houve uma melhoria. Não é uma melhoria revertendo completamente à tendência; há ainda setores deprimidos, mas, no caso da indústria automobilística, entre outubro e dezembro houve um brutal corte de produção. Esse corte virou um desovar de estoques. Muitos setores, não só da indústria automobilística, fizeram isso. Quando desova estoque, na prática está reduzindo (a produção). Foi isso o que aconteceu no Brasil. Num segundo momento, esse processo está sendo metabolizado. A própria indústria automobilística está com problema de fornecimento de veículos, na medida em que começa a haver fila - acrescentou a ministra.

Ela declarou que a aceleração das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a retomada de investimentos pela Petrobras vão ajudar a economia a se recuperar.

- Agora vão começar a maturar todas as iniciativas do governo no sentido de segurar capital de giro e investimento de longo prazo. De um lado, aceleração das obras do PAC - e estamos visitando sistematicamente essas obras, olhando para que haja mais de um turno de trabalho. No que se refere à Petrobras, num primeiro momento também em choque em outubro, novembro e dezembro, ela recompôs e começou novamente a manter o mesmo nível de investimento.Fonte: O Globo.

Um comentário:

bambuamarelo chopoto disse...

http://poetadabrejauba.blogspot.com/
Enquanto o EUA näo conter o desastre do mercado financeiro näo virá acalmar outros mercados financeiros dos países do Mercado mundial.

Epicentro – All Eyes on the US

Para muitos poderäo näo agradar que também a crise tem indicado o seu tom nos USA. Na grande Britânia tem o seu RBS, Alemanha sua Hypo Real Estate, Islandia sua mercadoria no negócio ilegal movimentado desde Lehman Bros. A vaca foi para o brejo quando todo mundo estremeceu a bolsa de valores no Mercado financeiro em todo mundo. Também a Bear Stearns, Merrill Lynch e Washington encorajado säo apenas boas lembrancas.
E ainda existe outros zombies: o Citigroup, anteriormente cerca do maior banco do mundo tem hoje um dollar no curso de uma acäo que em 2007 estava ainda por volta de 56 dollar. Ou entäo o banco of America está indo também muito mal. Outro ponto dramático: AIG, ela é a maior empresa de consórcio de seguros no mundo. Um Zumbi que para necessitous em preparar 180 Mrd. Dollar numa transfusäo sanguinea, näo permitindo o inválido a entrado no reino do extinto falecido sistema tributário do Mercado internacional financeiro. Na quinta quinzenal de 2008 a AIG perdeu por dia 670 Mio. dollar.
Daí deste ponto comeca inúmeras instituicoes financeiras e outras empresas gerando um rebolico no mundo e nos negócios interligados. Seria ainda um grande desastre como a Lehman-Crasch. Ninguém sabe até agora para onde sumiu 100, 200 Mrd. Dollar ou mais que nesta enorme quantidade de dinheiro que foi devorado? Muitos expertos no assunto acham que este caso é muito especial, faz a gente ficar furioso.
O governo Obama quer paralelamente 787 Mrd. Dollar para regular a economia e a salv-action de hipoteca. O preco imobiliário caiu e a obtencäo de crédito na compra e venda de imobili-arde é a maior atingida pela crise. A queda do setor de financas deverá ser mais ou menos 2 bilhöes dollar, algo que poderá calcular se por Hedgefonds e firmas privadas.
O ganhador do prêmio Nobel de Economia, Paul Krugman e outros economistas säo do ponto de vista que as medidas tomadas pelos governos dos países industrializados näo é a direcäo a seguir, escassas de avaliacöes. Na opiniäo de muitos necessita primeiramente acabar com a queda do Mercado imobiliário, se caso os bancos realmente deveräo ser ajudado.
Sera que estamos ainda no fim da arma massacradora do capital especulativo?
O Terceiro mundo precisa de moeda, näo somente os países industrializados teräo um um grande problema. Asia, América Latina viräo ainda cada vez mais forte ficar no seu canto. Muitos países pobres näo tem dinheiro para fazer programas de conjunturas. Também a alta dos juros necessita ser cauteloso com sistema monetário e deixar cair o seu valor, sem nenhuma atracäo. A moeda monetária já cai porque os investidores que por causa de medo em subtrair o valor da moeda monetária, perdem se dinheiro.
A crise nos países em desenvolvimento calcula se que já perdeu cerca um bilhäo dollar em desenvolvimento avalia o FMI. Além disso, permite se que em torno de 50 milhöes de Pessoas que com apenas 2 dollar por dia para viver, sobreviver. Até mesmo o Japäo está metido numa profunda crise, mesmo injetando 100 Mrd. Dollar. O banco mundial solicita em todo caso novos meios de protecäo para os países em desenvolvimento para superar a crise, assim bem como 0,7 porcento do programa dos países industrializados a serem preparados e ajudados com este dinheiro e assim poderemos dormir sossegados.
Em outras palavras, nós necessitamos exatamente refletir, como nós iremos manusear Mercado global financeiro, apesar de näo estar claro como será um pesadelo para o Brasil entrar de novo numa crise como foi 1990 depois de tudo ter feito. Como reagir, ainda näo está claro. De qualquer forma sabemos e conhecemos como é perigosa a globalizacao financeira, isto é fato. Estou convencido que a nossa estrutura está preparada para superar e vencer esta barreira graduando um claro olhar do Ser Humano que se apresenta, remexe e assenta.
No Banku.
Hasta la vista Baby.