sábado, 14 de março de 2009

EUA e Brasil criarão grupo bilateral para enfrentar crise

O Globo: WASHINGTON e RIO - No primeiro encontro de um chefe de Estado da América Latina com o novo líder da maior economia do mundo, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciaram neste sábado a criação de um grupo de trabalho bilateral que vai apresentar propostas comuns sobre como restabelecer o crédito internacional, aumentar a confiança no sistema financeiro e recuperar as economias afetadas pela pior crise econômica vivida pelo Planeta desde a década de 30. As sugestões serão apresentadas na reunião de chefes de Estado e governo do grupo das 20 maiores economias do mundo (G-20), marcada para o dia 2 de abril em Londres.

Leia mais: Lula e Obama não chegam a acordo sobre biocombustível.

Após reunião com Obama, Lula afirmou que os países reunidos no G-20 devem dar uma resposta política firme para a crise. Os presidentes das nações integrantes do G-20 se encontram em Londres em abril.

- É importante levar em conta que, no dia 2 de abril, em Londres, estarão reunidos os líderes dos principais países do mundo. Ou seja, nós não podemos ir a uma reunião para ficar discutindo quem é o responsável (pela crise). Nós temos que sentar naquela mesa e encontrar uma solução - disse Lula, acrescentando que vai ao encontro porque está otimista para a construção de soluções conjuntas.

- Estamos convencidos de que a crise pode ser resolvida com decisões políticas no G-20 - disse o presidente Lula. - Sou otimista, porque não há saída individual para esta crise - insistiu, em coletiva na Casa Branca, ao lado de Obama.

Nenhum comentário: