O novo padrão de tomada adotado pelo Brasil que começou a ser fabricado no início deste ano - com três entradas - resultará em economia de energia e segurança contra choques elétricos. De acordo com o superintendente do Comitê Brasileiro de Eletricidade, José Sebastião Viel, em entrevista à Rádio Nacional, como a nova tomada possui três entradas, é praticamente nulo o risco de mau contato - o que garante proteção ao consumidor. A mudança está pautada em lei promulgada em 2006 que exige instalação de fio terra em casas construídas a partir daquele ano. Além disso, segue norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Como as tomadas têm que sair de fábrica com o novo formato, a previsão é que o estoque de modelos antigos disponíveis no comércio dure aproximadamente seis meses. O prazo para a extinção das vendas das tomadas de modelos antigos é de um ano. Proprietários de residências que ainda não estão aptas para receber as novas instalações devem se informar na concessionária de energia elétrica local se há disponibilidade para que ocorra essa troca de instalação. Enviado por ConfiaBrasil.
5 comentários:
Palhaçada isso!!!
E os aparelhos antigos, vou ligar aonde? Do que adianta ter várias tomadas num comodo se vou ter que usar adaptadores em todas?
A maioria dos aparelhos comprados hoje em dia não vão servir nessas tomadas!!!
Quem foi o velho idiota que aprovou isso, deve ser um bebado débil mental, ou é dono da fabrica, se a maioria dos aparelhos no Brasil são de origem estrangeira com plugues chatos, os bestas vem e mudam tudo, vai rolar tomada em T (bejamin) adoidado, o que piora a segurança.
não adianta reclamar; vai ser assim mesmo e "que se dane-nos" é a mentalidade em nossa "pátria-mãe gentil" (com os gringos), mentalidade de 500 anos e não vai mudar NUNCA!!! SUGESTÃO: MUDE-SE PRO CANADÁ, lá é mió.
É de uma burrice fenomenal.
Devemos ser uma nação diferenciada mesmo. Já não havia uma padronização de entrada de plugues univesal? Seria só aprimorar. Mas, não. Tínhamos que fazer diferente. Diferente para pior claro. Se podemos piorar para que melhorar, não é mesmo?
Os chineses vão investir em adaptadores para as nossas tomadas e vão granhar uma grana por fora.
Prezados,
Tenho algumas considerações sobre o padrão brasileiro de plugs e tomadas.
1º Ainda hoje não existe padrão internacional consolidado sobre o assunto, ou seja, cada país faz o seu. Quem já comprou eletro-eletrônicos de diferentes países sabe que realmente não há padrão e muitas vezes nem interconectividade entre plugs e tomadas.
http://en.wikipedia.org/wiki/AC_power_plugs_and_sockets
2º Anteriormente não existia um padrão nacional de plug e tomadas.
3º O Brasil resolveu trabalhar no seu padrão de tomadas e escolheu a norma internacional IEC 60906-1 (1986) como referência, está propões uma padronização para a matéria. Desta forma a norma brasileira (NBR 14136) está em conformidade com a norma internacional.
http://pt.wikipedia.org/wiki/IEC_60906-1
4º Desta forma pode-se considerar o Brasil como pioneiro no assunto, com os bônus e ônus que isso trás.
5º A recomendação é que se faça a migração ao poucos para o novo padrão, não é necessário que se corra para as lojas e se troque todas as tomadas de casa.
http://www.inmetro.gov.br/pluguesetomadas/duvidas.asp
6º Possuindo um equipamento com plug antigo é recomendável que se utilize a tomada antiga compatível, evitando o uso dos adaptadores, “T” ou Benjamins, só a substitua quando seu aparelho possuir o novo padrão de plug.
http://www.siemens.com.br/templates/v2/templates/getDownload.axd?id=5596&type=FILES
7º O novo padrão de plugs e tomadas possui uma série de benefícios técnicos que auxiliarão principalmente na segurança dos usuários.
http://www.siemens.com.br/templates/v2/templates/getDownload.axd?id=5596&type=FILES
8º É importante a percepção do benefício desta mudança para a segurança de nossas instalações, que eventuais dificuldades são temporárias e podem ser contornadas, e poderemos usufruir de benefícios que incluem até a redução custos devido à menor variedade de plug e tomadas.
Aurélio
Engenheiro Eletricista
Postar um comentário