segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dirceu admite que apoio a Inácio contra Luizianne foi erro

O Povo: José Dirceu admitiu, na TV O POVO que Luizianne Lins teve razão de se chatear com ele, por não ter apoiado sua primeira campanha à Prefeitura, em 2004. O ex-ministro jantou com a prefeita de Fortaleza.
O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, admitiu, no programa Coletiva, transmitido na noite de ontem pela TV O POVO, que não deveria ter apoiado a campanha de Inácio Arruda (PCdoB), a prefeito em 2004. Na ocasião, o hoje senador, com o aval do PT nacional, disputava contra a atual prefeita Luizianne Lins (PT), que venceu apesar de não ter apoio dos setores majoritários do próprio partido. “Como era ministro de Estado, não foi adequado”, disse. Dirceu justificou o ato como uma dívida histórica com o PCdoB, sempre aliado do PT. Desde o episódio, o ex-ministro afirmou que o seu contato com a prefeita, “infelizmente deixou de existir”. Após a gravação do programa, na noite de sábado, 23, Dirceu, no entanto, jantou com Luizianne, no restaurante Faustino, na Beira Mar. “Foi um longo jantar cordial, onde se discutiu conjuntura política”, relatou o presidente do PT cearense, Ilário Marques, também presente ao encontro. Durante o jantar, segundo Ilário, eles conversaram também sobre as eleições de 2010 e a articulação com o PMDB. Não entrou em pauta, segundo Ilário, as mágoas passadas de Luizianne com Dirceu.

Sucessão 2010 - No Coletiva, Dirceu falou ainda sobre o cenário eleitoral cearense para 2010. Ele admitiu que PT e PSDB poderão estar no mesmo palanque, em torno do governador Cid Gomes (PSB), mas descartou a possibilidade de apoio do PT à reeleição do senador Tasso Jereissati (PSDB). “Nós não temos compromisso com Tasso, nem com o PSDB. Vamos apoiar o Cid Gomes, o acordo está mantido”. Ele acrescentou que o PT terá candidato próprio ao Senado e apoiará Eunício Oliveira (PMDB) na segunda vaga. A disputa para governador em 2010 pode, no entanto, sofrer mudanças caso Ciro Gomes (PSB), irmão de Cid, candidate-se à Presidência. Dirceu acredita que Ciro “tem todas as condições de ser presidente da República”. Caso a candidatura de Ciro se consolide, a decisão de integrar à campanha de reeleição de Cid ficará à decisão do diretório estadual, mas reforça a tese nacional: “Para o PSB é muito difícil lançar o Ciro Gomes e ter o apoio do PT nos estados”.

SERVIÇO - Programa Coletiva -domingo, às 21h30, na TV O POVO (48 UHF; 23 NET e 11 TV Show). Reprises terça, às 23h40min e sexta, às 7 horas.

E-MAIS - José Dirceu, na companhia do deputado federal José Guimarães, foi ontem em Juazeiro do Norte, onde se encontrou com a militância e conversou com o prefeito Manuel Santana (PT).
> Em entrevista coletiva na tarde de sábado, Dirceu declarou apoio à reeleição de Ilário Marques no diretório estadual do PT. Guimarães lidera uma ala rival.

Nenhum comentário: