BLOG DO ZÉ DIRCEU: De forma discreta, sem nenhuma chamada de 1ª página, bem ao estilo mineiro do governador Aécio Neves (PSDB) - que tem lá seus métodos e é chegado a um controle da mídia de forma política, sem a censura que a lei não permite - a imprensa noticia que o presidenciável tucano de Minas usa a estatal Centrais Elétricas do Estado (CEMIG) para "...divulgar seu governo pelo país", conforme o título dado pelo Estadão à matéria que publicou ontem a respeito.
Aécio é um mestre da política e nem precisa copiar ninguém, mas está fazendo com a CEMIG o mesmo que seu colega e contendor na disputa pela legenda tucana para ser candidato a presidente, o governador de são Paulo, José Serra, faz com a SABESP, estatal de água e saneamento paulista. Ao custo de R$ 43 milhões - último valor divulgado, mas a campanha prosseguiu - a SABESP, que só atua no Estado de são Paulo, passou a fazer propaganda nacional, com duas inserções diárias em redes nacionais de TV, numa forma de divulgar em todo o país, deslavadamente o nome do candidato tucano de São Paulo ao Planalto em 2010. O fato é que, como bem mostrou o material de ontem de O Estado de S.Paulo, Aécio patrocina e comanda uma ousada ação de marketing e expansão em torno da estatal CEMIG, o que alavancou a empresa, que tinha ativos em apenas dois estados quando ele assumiu o primeiro mandato no Palácio da Liberdade em 2003, a ter presença, hoje, em 19 Estados brasileiros.
Governador mineiro não olha para o que faz - O governador de Minas, nem precisa de pretexto, já viaja muito - ele próprio já brincou que governa Minas do Rio, conforme conversa tempos atrás com o governador Sérgio Cabral - mas essa ação em torno da CEMIG o levou recentemente a Nova York (para o lançamento de ações da empresa na Bolsa) e a Espanha (para recber um prêmio pela estatal). Não é nada, não é nada, é no mínimo incoerente que esse tipo de ação seja desenvolvida exatamente por Aécio. O governador-presidenciável mineiro há pouco tempo atrás esteve num ato tucano em São Paulo e, ironizando uma frase habitualmente usada pelo presidente Lula, afirmou que "nunca antes na história desse país houve tanto uso da máquina pública" em benefício de um governo. Agindo como age com a CEMIG, não sei de onde Aécio se acha com autoridade para dizer isso. O governador fez a ironia e a afirmação naquele ato promovido por mulheres tucanas em São Paulo, quando também afirmou que a governadora gaúcha Yeda Crusius (PSDB), cujo governo vive enrolado em denúncias de irregularidades e corrupção é o "orgulho do partido". Então temos aí, Serra em campanha com a SABESP e Aécio com a CEMIG. Inocentes como anjos!
Banner criado pela articulista LILI ABREU - lili.abreu10@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário