Mais perto da população - Mas para o cientista político da Universidade de Brasília (UnB), Leonardo Barreto, o lançamento da coluna, há um ano e meio do fim do mandato do presidente Lula, é uma forma de estreitar ainda mais um canal de comunicação com a população. Segundo Barreto, a medida vai aumentar o apelo do presidente nas camadas populares. “Isso vai ajudar a ministra Dilma de uma forma indireta, porque o presidente vai ser o principal cabo eleitoral da ministra em 2010. Então, na medida em que o presidente tiver uma popularidade maior, mais chance tem de transferir votos para ministra”, destacou. “A oposição precisa fiscalizar a utilização da coluna e ao primeiro sinal de que aconteça campanha eleitoreira, eles devem protestar e acionar a justiça eleitoral e os órgãos competentes”, completou o cientista.
Oposição atenta - Ao que tudo indica, setores opositores ao governo prometem ficar de olhos “grudados” em tudo o que o presidente falar. Para o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), a ideia de lançar uma coluna, neste momento, é tardia. Ele diz que é cedo para avaliar a finalidade do novo meio de comunicação da presidência. “Depende da forma como o presidente irá utilizar a coluna. Se for para prestar contas do governo, será positivo; agora, se tiver objetivo eleitoreiro, será condenável. E se isso acontecer é uso indevido da máquina pública”, acrescentou o parlamentar. O líder do DEM na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO), tem o mesmo pensamento do colega. Porém, para ele, a ideia de se montar uma nova estratégia de comunicação vai intensificar ainda mais esta parte midiática do governo e reforçar a candidatura da ministra Dilma. “Há mais de seis meses o presidente vem antecipando a campanha da Dilma. O PAC é uma antecipação clara e descarada de campanaha. Vamos continuar denunciando todo e qualquer fato. Vamos acompanhar de perto como as coisas vão acontecer. Estaremos atentos pra isso”, enfatizou o democrata.
A coluna - A coluna “O Presidente Responde” será lançada no dia 7 de julho e terá o formato de perguntas e respostas. De acordo com a assessoria de comunicação da Presidência, a coluna será publicada nos jornais impressos que forem cadastrados no Palácio do Planalto. Os leitores deverão enviar as perguntas para os jornais com nome completo, idade, profissão e cidade onde residem. Por sua vez, os jornais encaminharão as perguntas à Presidência da República, que irá selecionar três, a cada semana. Segundo o Planalto, as perguntas devem tratar de temas relacionadas às políticas públicas e de relevância e interesse jornalísticos. As respostas do presidente serão distribuídas às segundas-feiras.Leia mais sobre Lula
2 comentários:
Se tem muita gente que tem um blog, com certeza o nosso amado presidente tem todo o direito de também escrever o que pensa, pois os jornalistas escrevem o que querem a respeito do LULA, e agora estão com o medo do Lula escrever algo sobre eles.
Esperamos ansiosos esse blog, e com certeza vai ser muito visitado e a coluna dele também será muito bem recebida.
Caro Daniel. mais uma do PSDB , desta feita , o escândalo do Beto Richa , prefeito de Curitiba.Eita oposição corrupta!
Postar um comentário