sábado, 18 de julho de 2009

Edital para trem-bala deve sair até setembro

Tribuna do Norte Brasília (AE)
- O governo espera publicar em meados de setembro o edital de licitação para receber as propostas para construção do Trem de Alta Velocidade (TAV), o trem-bala que ligará Campinas, São Paulo e Rio, conforme informou ontem o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos. A expectativa do governo federal é que as obras comecem no segundo semestre de 2010, juntamente com uma empresa estatal, ainda a ser criada, para supervisionar as obras e depois gerenciar o funcionamento do trem-bala, além de trabalhar no aperfeiçoamento e desenvolvimento de tecnologia de transporte ferroviário.O secretário informou que já existe um anteprojeto de lei para criação da estatal em fase final de análise na Casa Civil e que deverá ser encaminhado ao Congresso nos próximos meses. “Estamos falando de uma empresa enxuta, focada na tecnologia dos trens de alta velocidade e engenharia com profissionais especializados nessa área”, disse o secretário. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, antecipou no ano passado a intenção do governo de criar uma estatal para administrar o trem-bala e coordenar o processo de transferência de tecnologia ferroviária para trens de alta velocidade. Passos disse que o Brasil não quer apenas importar equipamentos, mas deseja deter a tecnologia.Para colocar o edital na rua, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deverá ainda enviar para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) todos os documentos que envolvem a obra. O objetivo é que as propostas sejam entregues em dezembro deste ano e o contrato de concessão seja assinado no final do primeiro semestre de 2010. O diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, acrescentou que será considerado o prazo de execução das obras proposto pelos licitantes, já que o governo quer ter o trem-bala em operação a partir de 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil. “Isso é um grande desafio, mas acreditamos que é viável.” Na quinta-feira, foi divulgado que o orçamento das obras é de R$ 34,6 bilhões, 57% mais que o previsto originalmente no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Os estudos consideram os obstáculos físicos que terão de ser vencidos e que tornam caras as obras de engenharia”, disse. O trem partirá do Campo de Marte, em São Paulo, e chegará ao Rio na Barão de Mauá. O tempo da viagem deve ser de uma hora e 33 minutos, a 280 km/h.

Nenhum comentário: