terça-feira, 14 de julho de 2009

A quem servirá o blog - o Twitter, o YouTube, o Orkut - do Planalto?

A Mídia pró-Serra: ESTADÃO, FOLHA DE SÃO PAULO, OGLOBO e companhia continua fazendo o papel de acusadores do Governo Lula em prol da candidatura do tucano e incompetente, JOSÉ SERRA.

porPedro Dória - Estadão.
O estrategista que imaginou a condução da versão online da Presidência da República é Daniel Pádua (@dpadua no Twitter), um mineiro que apareceu no mundo da web em 2002, quando inventou o blogchalking. Naqueles tempos, o sistema de Daniel permitia que blogueiros se encontrassem uns aos outros por faixa etária, região do mundo onde viviam, língua em que escreviam. Ele tinha 22 anos e sua invenção simples circulou o mundo. O jornalista responsável pelo blog é Jorge Cordeiro (@jhcordeiro), repórter carioca com passagem na grande imprensa e vários anos de militância política na web. Nos últimos tempos, andava pelo Greenpeace.
Nenhum dos dois caiu de paraquedas no mundo da internet. Entendem muito do riscado e planejam bem mais do que tocar o blog de sua Excelência: o Planalto terá presença também no Twitter, Orkut, Facebook, YouTube e quanto mais redes sociais tiverem popularidade. A estratégia faz sentido. Na blogosfera de esquerda, é popularíssima. E, aí, a questão é polêmica. Quem discute política na web sabe que as conversas rapidamente se polarizam. Quem é contra vai para um lado, quem é a favor cai no outro. Quando apresentaram a versão beta do Blog do Planalto no Fórum Internacional do Software Livre, em Porto Alegre, os pais do projeto se apressaram a explicar que tratava-se de política de Estado. O blog servirá à comunicação da Presidência com a população. Quer dizer: não é o blog do Lula. É o blog que está Lula, no futuro será Dilma ou Serra, adiante quem haverá de saber. É reconhecer que a Presidência tem de se comunicar pela internet. E tem mesmo.
Quando lançou seu blog, a Petrobrás o divulgou como um desafio à grande imprensa. "Agora nós teremos como apresentar a nossa versão." Trata-se de uma empresa rica. Apresentar sua versão jamais foi dificuldade, sempre imprimiu páginas e mais páginas para distribuição gratuita. Blog é mais barato, o contribuinte, sócio da empresa que é, agradece. No Planalto, estão sendo mais cautelosos com o discurso. O blog não é anunciado como desafio à imprensa. Servirá para distribuir informação. Quanto mais informação for publicada sobre o que faz a Presidência, melhor. Idem para o caso da Petrobrás e de qualquer outra empresa pública. A informação não precisa vir apenas na forma de vídeos, posts ou tweets. Podiam começar por bancos de dados abertos que possam ser chafurdados por quem o desejar com números a respeito de qualquer assunto - investimentos em infraestrutura, Bolsa Família, verbas solicitadas por congressistas.
A internet é uma conversa. Quando um blogueiro de oposição importante - não importa qual - questionar uma decisão da Presidência com argumentos respeitosos embora duros, será que merecerá resposta com troca de links? O governador José Serra vez por outra, quase sempre de madrugada, responde a desaforos de eleitores via Twitter. A trupe do Planalto terá autonomia para responder, conversar, discutir? O que o pessoal da Petrobrás fingiu não entender é que a informação oficial da empresa será sempre favorável a ela, empresa. É evidente. Imprensa independente tem por objetivo divulgar justamente aquilo que grandes empresas não querem divulgar. Imprensa independente, diga-se, não precisa fazer parte de um conglomerado. Pode ser um blogueiro solitário no interior do País. A habilidade de questionar quem detém o poder com informação é o que sustenta qualquer democracia. A internet é, essencialmente, uma máquina política. Barack Obama está ciente disso. Se não sabia, o aiatolá Ali Khamenei por certo já o sabe. As eleições do ano que vem, no Brasil, se darão mais na internet do que em qualquer outro meio. O blog do Planalto é bem-vindo. Só não custa lembrar: é e sempre será oficial. Não importa que partido esteja no poder. Apenas com informação oficial, não se faz uma democracia.

A oposição e a Mídia Conservadora estão pelando de medo do grande sucesso que será o BLOG DO LULA. José Serra vai de uma vez arrancar o restinho de cabelo que resta. Chora mídia golpista.

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