sexta-feira, 11 de setembro de 2009

ENTREVISTA DA SEMANA - ESPECIAL

Amigos e leitores.
A entrevista desta semana é com um jornalista famoso. Ele só concordou em dar a entrevista com a promessa de manter em sigilo o seu nome, por motivos óbvios.

1) A criação de uma nova Estatal para o PRÉ-SAL e o cunho nacionalista dado pelo presidente Lula estão incomodando o PSDB/DEM/PPS e a grande mídia. Como você analisa essas duas colocações? A PETROSAL vem em boa hora e foi uma grande sacada para operacionalizar a nacionalização da fortuna que será gerada pelo petróleo do pré-sal. Se o governo não agisse rapidamente paras preservar esse recurso, ele se transformaria em lucro privado e desorganizaria a economia do país: uma enxurrada de petrodólares no mercado valorizaria o real e aniquilaria as exportações. Em conseqüência, fábricas e empresas agrárias deixariam de existir, os empregos sumiriam.
Qualquer incômodo do PSDB/DEM e da mídia é um bom sinal: significa que estamos no caminho certo. A História mostra que a grande mídia sempre esteve contra os interesses do Brasil e dos brasileiros, desde os tempos do império (foi contra a abolição, contra a República, contra o voto feminino, contra o capital nacional, só mudava de lado quando sua causa estava perdida). E o PSDB/DEM é o braço armado (político) do partido da mídia, o PIG.
2) Caso José Serra(PSDB) seja eleito presidente do Brasil em 2010, ele privatizaria o PRÉ-SAL juntamente com a PETROBRÁS? O que a nação e o povo brasileiro perderiam? Ele certamente tentaria, como FHC tentou (chegou a inventar a Petrobrax). A perda seria irreparável, pois os recursos da PETROSAL têm destinação certa – o futuro do país. Esses recursos não seriam usados em despesas de custeio nem fariam parte do Orçamento. São recursos que constituiriam um fundo, uma poupança para combater a pobreza, promover a educação e o investimento em pesquisa e tecnologia, o que significa investir em desenvolvimento, investir em futuro risonho nas próximas décadas.
3) Como você descreveria a figura política do governador de São Paulo, José Serra(PSDB)? É uma figura sombria. Embora tenha militado na esquerda, há décadas serve aos propósitos entreguistas do PSDB. Foi um dos arautos das privatizações, junto com FHC e os finados Mario Covas e Sergio Motta. Transformou-se em campeão da direita, a grande esperança da camada social que a eleição de Lula afastou do poder: os coronéis nordestinos e nortistas, a “cansada” elite paulistana, os aventureiros que destroem o cerrado e a Amazônia em busca de lucro rápido, os funcionários da grande mídia dominada pelo capital estrangeiro. Enfim, é o campeão do mal, de tudo o que há de pior neste país.
4) Os senadores Azeredo(PSDB) e Marco Maciel(DEM) criaram a LEI DA MORDAÇA para a internet, já aprovada pelo Senado. Eles perceberam a força da blogosfera de Esquerda em favor do presidente Lula e de sua candidata. A Oposição ta com medo de que? Os principais líderes do PSDB/DEM estão jogando sua última cartada. Depois de 2010 estarão velhos demais para disputar eleições, seu sonho de voltar ao poder se transformará em pó, pois a nova geração da direita é ridícula. Então agora é tudo ou nada, vão violar regras, criar exceções, legalizar o crime. Enfim, tentarão tudo ao seu alcance, sempre com o respaldo da mídia para garantir que nada se transforme em escândalo. A blogosfera precisa atuar como nunca, pois a atitude da direita demonstra que estão incomodados.
5) Como jornalista o que você está achando dos seus colegas? Eles estão seguindo a orientação dos patrões, das oposições? Os jornalistas que mantiveram seus empregos após os grandes expurgos das décadas de 80 e 90 (crise financeira da mídia) e do século XXI (expurgo ideológico) estão afinados com o discurso da direita. Farão qualquer coisa para preservarem seus empregos. Estão fazendo: escrevem e editam mentiras e calúnias, omitem as realizações do governo, criam factóides, fabricam personagens... Sujam as mãos e a alma pelo PIG e justificam-se com a necessidade de sobreviver. Seria de dar pena se não fosse revoltante.
6) Por que a mídia tem tanto medo do Lula? Por que essa obsessão em impedir que ele faça seu sucessor, o que eles têm a perder? A mídia já não pertence, de fato, aos nomes que constam nos registros das empresas. Todos os grandes veículos de comunicação foram vendidos para o capital estrangeiro até o limite da lei: a NET (e parte da Globo) para Carlos Slim, a Abril para um grupo neonazista sul-africano, Naspers Limited, a FSP e o OESP idem, entregaram as empresas em troca de dívidas em 2003/2004. Aparentemente, a mídia está nas mão dos Marinho (e Ali Kamel), dos Civita, dos Frias e Mesquitas. Mas as gavetas de seus verdadeiros donos estão cheias de promissórios que jamais poderão ser pagas, a não ser com serviços prestados... A eleição de um governo de direita teria duas vantagens: prestar serviços remunerados ao capital internacional, desviando o Brasil para a órbita onde esteve até 2002, e conseguir do novo governo dinheiro a fundo perdido para recuperar a propriedade das empresas.
Considerações finais
Faço minhas as palavras do Presidente: “É tempo de ampliarmos, ainda mais, a nossa esperança no Brasil. A independência não é um quadro na parede nem um grito congelado na história. A independência é uma construção do dia-a-dia. A reinvenção permanente de uma nação. A caminhada segura e soberana para o futuro.”

Um comentário:

telefg disse...

Existe uma coisa muito interessante a ser notada, a Petrobras e o PT de uma maneira ou de outra estão dando munição, de graça, pro PIG e seus asseclas. Todo o mundo sabe que o governo investe em propaganda no PIG, isto fortalece a oposição ao seu governo. Todo mundo sabe que o PIG tem acesso a editoriais do governo e da Petrobras, isto fortalece a oposição ao seu governo. O que ninguém esta se dando conta é que a Petrobras e o governo não investem nos pequenos blogs, não dão acesso as informações que os pequenos blogs precisam para fazer seus artigos. Os pequenos blogs estão recorrendo justamente ao PIG e estão tendo toda a assistência devida e estão sendo cooptado para se juntar a oposição e em troca podem ter artigos do PIG publicados nos seus blogs. É preciso que tanto o governo( que subiu ao poder nas costas do povo), quanto a Petrobras que se nega a fornecer artigos aos pequenos que tenham um pouco de humildade e notem que pra Dilma chegar ao Palácio do Planalto, como presidente, vai precisar do voto do povo, mas quem ta trabalhando para ter o povo nas mãos é a oposição. Hoje os blogs e pequenas paginas da internet são um grande trunfo nas mãos de quem precisa de voto, eu pergunto ao governo se não esta confiante demais achando que pode desprezar ou cuspir no prato que comeu ontem? O PIG se deu mal por ter feito isso junto com a elite que representam, querem fazer a mesma coisa? Porque a grande imprensa que tem dinheiro e vive batendo no governo, tem acesso a certas informações que não são sigilosas, mas de conhecimento público através do PIG, mas os pequenos tem de rastejar pra conseguir qualquer informação que seja? A Petrobras vive a ser acusada disto e daquilo pela grande imprensa, mas libera qualquer informação que eles assim desejarem saber, enquanto aos pequenos blogs é exigido coisa que eles não tem por justamente serem pequenos? Isso me faz lembrar dos empréstimos bancários, os ricos empresário tem acessos facilitados a somas obscenas, e muitas vezes não pagam ou levam estas somas para paraísos fiscais dando um calote enorme, enquanto que dos pequenos são exigidos coisas impossíveis de conseguir. Muitos grandes pedem, não só acesso a artigos da Petrobras, mas também contribuição financeiras obscenas, e são atendidos e depois malham a empresa estatal, enquanto que os pequenos pedem apenas acesso a artigos da mesma e não recebem nem respostas.
Não esqueçam que os pequenos são os que mais precisam de ajuda, 2010 esta aí não vacilem.

telefg@hotmail.com