Banner: LILI BAREU - lili.abreu10@gmail.com
Na prática, e de forma inconteste, na aprovação dessas regras eleitorais pelo Senado (nota acima) tivemos uma demonstração do papel da força de influência dos blogs e sites livres. O resultado da votação prova o peso que eles já tem e a importância da democratização da mídia que tanto cobramos aqui.
Dessa forma, comemoro hoje a aprovação da reforma eleitoral com a consciência tranquila, de quem fez e defendeu o que achava melhor para o país. Os senadores assim o entenderam, e por isso avançamos em nosso processo político com a aprovação das novas regras eleitorais.Demos um grande passo no rumo de instituições mais sólidas e legítimas, em todos os níveis, política e eleitoralmente. É, enfim, um ponto a mais a comemorar neste momento em que o Brasil também celebra o fato de ser o primeiro país, dentre os grandes e os em desenvolvimento, a sair da crise e, internamente, consolida a retomada do crescimento econômico.
Senado abate fantasma da censura na web- Magníficas as vitórias obtidas na votação da legislação eleitoral. Ainda que a reforma tenha que voltar à Câmara - por ter sido alterada no Senado - o país amanheceu mais livre e democrático, sem aquela espada sobre a cabeça de seus cidadãos, que era a ameaça de censura à internet durante as campanhas eleitorais. Tem menor destaque na mídia, mas não é menos importante, a derrubada da posse de 2º colocados na vaga de titulares cassados nas prefeituras e governos estaduais. Nesse ítem, orgulho-me de ter sido dos primeiros blogueiros a defender a convocação de eleições diretas no caso de cassação, renúncia ou morte de ocupantes de cargos majoritários. E, por ter transformado este blog na trincheira a partir da qual nos opusemos radicalmente contra o controle (na prática, censura) da internet. Muito positiva, também, a conquista da aprovação das doações (aos partidos, às campanhas eleitorais) por telefone, cartões de crédito, débito em conta e boleto bancário. A medida democratiza o acesso de partidos/candidatos a recursos, e na prática, todos vamos ver, diminuirá sensivelmente o papel do poder econômico e dos conhecidos Caixa Dois nas eleições. ZÉ DIRCEU
Nenhum comentário:
Postar um comentário