segunda-feira, 12 de outubro de 2009

30 anos da anistia!

Quero falar dos 30 anos da anistia não como um anistiado, mas como um militante estudantil – depois sindical – que lutou nos espaços públicos que foram se forjando na luta para que companheiros nossos pudessem voltar à vida pública. Nunca tinha visitado sequer algum preso político, mas tinha contato com familiares de presos e, também, de desaparecidos.

A dor dos familiares era indescritível.

A razão das penas de privação da liberdade eram extremamente questionáveis. Éramos jovens, idealistas (como sou até hoje), e buscávamos maior liberdade de expressão, de livre pensar. Lutávamos por uma sociedade mais justa, por uma chance aos menos afortunados, pela diminuição da mortalidade infantil, por um acesso mais democrático ao ensino superior, pelo direito de escolhermos nossos governantes. Tinha 30 anos quando consegui pela primeira vez votar para prefeito de minha cidade, 34 quando consegui pela 1ª vez votar para presidente de meu país. Sabia que os presos políticos tinham perdido sua liberdade defendendo o direito do povo de escolher seu próprio destino.

Logo, era um militante ativo que gritava a pleno pulmão: ANISTIA AMPLA, GERAL E IRRESTRITA. Lembro que o ditador de plantão nos veio com suas condicionantes em relação à restrições que faziam em relação aos ‘ditos’ terroristas. A resposta das ruas foi clara e inequívoca: “QUE MATA E QUE TORTURA, TERRORISTA É A DITADURA!” Estava no Rio de Janeiro quando foi finalmente promulgada a anistia. Foi com alegria que recebemos de volta centenas de exilados em todos os espaços deste nosso Brasil. Nas comemorações desta data, aqui em Cuiabá, teremos o re-lançamento do livro de Gilney Viana e Perly Cipriano - “FOME DE LIBERDADE”!

Logo após, um debate com a presença de: Dr. Paulo Abrão - Pres. da Comissão do Ministério da Justiça, Gilney Amorim Viana - Ex-preso político. Anistiado. Professor da UFMT, Perly Cipriano - Ex-preso político. Anistiado. Subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos - SEDH/PR, Waldir Bertúlio - Ex-perseguido político. Professor da UFMT.

LOCAL: CENTRO CULTURAL DA UFMT - HORÁRIOS:

RE-LANÇAMENTO LIVRO “FOME DE LIBERDADE” 18:30 horas - 30 ANOS DE LUTA PELA ANISTIA – 19:30 HORAS

Postado pelos GUERRILHEIROS VIRTU@IS

Nenhum comentário: