sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ENTREVISTA ESPECIAL - DIRETO DE CUIABÁ

Nossos editores do Blog da Dilma em Cuibá, Saroba e Hilda Suzana entrevistaram Marco Antônio Veiga, e também opinaram sobre o Governo Lula:
Marco Antonio Veiga - Técnico em Futsal e autodidata.
Desde cedo esteve envolvido com movimentos culturais como teatro e música. Atleta atuou em equipes de futsal e futebol no Paraná e em Santa Catarina. Funcionáriotarina. Coordenou campanhas políticas no Paraná.
Hilda Suzana
- Qual maior trunfo do governo Lula? Marco - Um governo se avalia pelas escolhas. Escolhas de assessores. Essa é a marca da sua administração.
Hilda Suzana - Público concursado ocupou cargos de confiança em diversos governos municipais no Estado do Paraná. Foi preparador físico, auxiliar técnico, técnico e supervisor de equipes. Foi membro da Associação Paranaense de Turismo Rural, do Tribunal do Júri da Comarca de Laranjeiras do Sul. Organizador, jurado e apresentador em festivais de música no Estado do Paraná e Santa Ca
Como vê o Brasil no cenário internacional? Marco - O Brasil deixou de ser coadjuvante. Chamado a participar das questões mais abrangentes e globalizadas. Se equipara às maiores potências do mundo, isso dá orgulho.
Hilda Suzana
- Como você avalia as políticas públicas de emprego e renda? Marco - O governo federal deixou realizar projetos ilhas e integrou vários programas. Pode-se dizer que todas as ações públicas são integradas e por isso, uma ação aqui gera emprego ali e assim por diante. Claro, não estamos no paraíso, mas, caminha-se rapidamente para uma melhor qualidade de vida de todos os brasileiros.

Hilda Suzana - Como avalia as ações na infra-estrutura? Marco - Bastante positivas. Aeroportos, portos, rodovias, ferrovias foram recuperadas ou melhoradas. O país está se estruturando para os novos tempos.
Hilda Suzana - Qual o significado de uma Copa do Mundo? Marco - Tem vários. No esporte a possibilidade de realizar um sonho e apagar uma marca triste relativa à Copa de 1950, de ser campeão no Brasil. Mas, o esporte é um grande negócio e todos vão ganhar desde o vendedor de cachorro quente até a hotelaria. Não precisa gostar do esporte, apenas vê-lo como um negócio.
Hilda Suzana - O que foi decisivo para o Rio de Janeiro sediar a Olimpíada de 2016? Marco - Credibilidade. O país finalmente elevado a sério junto a seus pares. Acho que essa credibilidade tem a assinatura de Lula.

HILDA SUZANA VEIGA
- Pedagoga, especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Infantil. Iniciou seus estudos em seu Estado de origem (Paraná), onde também exerceu o magistério. Semelhante a maioria dos brasileiros, de família pobre teve dificuldades e, várias vezes, foi obrigada a interromper seus estudos. Persistência e ousadia talvez sejam estas duas palavras a melhor definição de sua pessoa. Chegou ao Estado de Mato Grosso há mais de 20 anos. Hoje, ambientada sente-se integrada ao estilo de vida que é marca registrada da cuiabania.
O Governo Lula - O segundo mandato do presidente Lula está se aproximando do fim. É hora de fazer um balanço. Lembro de um cenário estranho que antecedeu a eleição de seu primeiro mandato. O país não tinha crédito. Eleito mas, sem tomar posse, Luiz Inácio Lula da Silva foi chamado a co-validar acordos do governo anterior junto a instituições internacionais. Reeleito. Prosseguiu com governo simples e voltado às políticas de inclusão social. E, neste momento às vésperas de lançar sua sucessora, vai entregar o país sendo não mais cliente do FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL, mas, um se seus credores.
Assim também, foram as políticas salariais: durante muito tempo as classes hegemônicas afirmaram da impossibilidade de se pagar SALÁRIO MÍNIMO de 100 dólares. Atualmente, sem qualquer alarido o salário mínimo é muito superior a este teto.

A MORADIA era o sonho de todos os brasileiros que nasceram em casa alugada, que casaram e que envelheceram com o sonho. Atualmente, o maior plano habitacional está sendo implantado no país. Muitos sorrisos ou lágrimas de alegria ainda serão vistos. Além da moradia, a formação superior através do PROUNI que teve na simplificação do financiamento do plano, ou mesmo a isenção total, a permissão de acesso a milhares de pessoas para freqüentarem cursos superiores em instituições privadas.

O país vive a expectativa da Copa do Mundo em 2014, no Brasil. O evento Copa, embora seja realizado pela CBF/FIFA, movimenta cidades e desencadeia junto ao Governo Federal e ao PAC – Plano de Aceleração da Economia, diversas obras básicas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida, geração de emprego e renda. O Brasil aos poucos vai se transformando num canteiro de obras.
Ontem, 02 de outubro de 2009, o mundo parou para ouvir, finalmente, RIO DE JANEIRO, dita com um sotaque que cariocas e brasileiros de todos os estados dificilmente esquecerão. A Olimpíada da América Sul. Assim, tudo aquilo que está sendo feito para a Copa do Mundo será ampliado, melhorado. Turismo, negócios, esporte, intercâmbio... O Brasil não para. E, se não bastasse o Brasil vai se transformar num dos maiores produtores de petróleo. Acho que finalmente meu voto valeu! Uma vez, duas vezes: LULA. O Brasil precisa ser ousado. Não há o que temer. Seguir em frente, desculpa a rima, Dilma Presidente. No jogo de alternância típico dos regimes democráticos um nome diferente, com experiência de gestão pública. Uma mulher, um ser humano preparado em toda uma vida de lutas e desafios. Dilma é assim, a história da democracia brasileira tem lá nos seus anais o registro de seu sacrifício pelo ideal e pela coerência.

Nenhum comentário: