sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Lula:Governo não tem interesse em segurar IR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta sexta-feira que não há interesse econômico do governo em reter o pagamento da restituição do Imposto de Renda para pessoas físicas. Segundo o presidente, o interesse do governo é que a restituição seja feita para que as pessoas possam movimentar o mercado interno.
"Não é a primeira vez na história do Brasil que, em alguns momentos, por problemas ou da Receita ou de quem faz a emissão do pagamento, tem problemas que podem atrasar dez ou quinze dias [o pagamento da restituição]", afirmou.
Na última quinta-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a restituição depende da arrecadação, afetada pela crise econômica mundial neste ano. Mantega explicou que não há regra rígida para a devolução dessa verba e que não haverá prejuízo ao contribuinte. O montante a ser restituído será corrigido pela taxa Selic do período correspondente. Hoje, Lula reforçou que, em momentos anteriores, este pagamento foi antecipado e que o interesse é de que as pessoas possam usar o dinheiro para consumo. "O que queremos é que povo tenha dinheiro para consumir. Se o povo tiver dinheiro na mão, quem vai ganhar é o consumo, os índices de produtividade e de comércio, que vai crescer mais", alegou. IG.

Um comentário:

Pedro Bueno disse...

Há, também, o fato de que muitos estão correndo para corrigir suas declarações com receio de que o "tal atraso na restituição" é para muitos irem para a malha fina. Vejam a correria. Não me lembro os números, mas se não me engano, em um só dia, 132 mil solicitaram correções. A receita não quer dizer isso diretamente, mas alguns ficaram com medo e correram para corrigir os "erros involutários."