O Brasil está na 75ª posição no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que avalia 182 países, e teve uma pontuação de 0,813, por isso permanece no grupo dos países considerados de alto desenvolvimento humano - aqueles com IDH superior a 0,800. No último levantamento, o país aparecia na 70º posição, mas com índice menor: 0,807. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (5) pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e referem-se ao ano de 2007.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede os avanços alcançados por um país em três aspectos: vida longa e saudável (baseado na esperança média de vida ao nascer), acesso ao conhecimento (baseado na alfabetização e na escolarização) e nível de vida digno (baseado no PIB per capita associado ao poder de compra em dólares americanos). Os países são classificados dentro desses aspectos em valores médios entre 0 e 1.
O Brasil melhorou em todas as categorias de IDH: expectativa de vida ao nascer; proporção de adultos analfabetos; taxa bruta de matrícula escolar; e PIB per capita.
Segundo, o Brasil subiu na categoria dos países com "desenvolvimento humano elevado".
O Brasil entrou nessa categoria no Governo Lula e estava, há um ano, em último lugar.
No Governo iluminado do Farol, o IDH do Brasil era a categoria inferior.
(Aquela tese do Luiz Felipe Alencastro, que aproxima o Farol de Alexandria de Pedro II em suas viagens à Europa: o Imperador era o máximo, mas o país, uma m…)
Agora, o Brasil foi promovido na ONU.
O Brasil ficou no mesmo lugar no cômputo geral, porque outros países subiram.
Agora, a posição do Brasil, para os brasileiros mais pobres, essa, melhorou.
Um comentário:
O Senador José Agripino analisa (Vídeo) o fato de, desde 2002, o país ter caído três posições no ranking, de 72º para 75º.
Confira: http://migre.me/8od2
Postar um comentário