segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Venezuela no Mercosul: Jereissati trai o Brasil. E defende o que é bom para os Estados Unidos

BANNER: DANIEL PEARL
Paulo Henrique Amorim:
Da excelente coluna “Rosa dos Ventos”, de Mauricio Dias, na Carta Capital desta semana
“Irresponsabilidade tucana.” “Jereissati (aquele do “tenho jatinho porque posso“ – PHA) não quer o que interessa ao Brasil, e sim, ao que parece, aos Estados Unidos.”
Mauricio Dias demonstra que:
1) A aproximação comercial é amplamente favorável ao Brasil: as exportações para a Venezuela aumentaram 858% nos últimos dez anos;
2) A Venezuela representa 29% do saldo da balança comercial brasileira;
3) Pedro Simon lembrou que “com a Venezuela dentro do Mercosul” haveria condição, na avaliação dele, “de garantir democracia naquele país.”
Ou seja, como diz Simon: Jereissati “favorece interesses contrários à integração continental, principalmente os norte-americanos”. Clique aqui para ler “Empresa americana do Texas assessora tucanos na CPI da Petrobrás”

Um comentário:

Anônimo disse...

Na 1ª página do Jornal do Brasil de 4 de abril de 2001 a notícia: FH e Chávez juntos pelo MERCOSUL. No texto, FHC (PSDB-SP) se compromete com Chávez a apoiar a solicitação da Venezuela de aderir ao MERCOSUL. No início deste mês, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) apresentou à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) relatório com voto contrário à adesão da Venezuela ao MERCOSUL. O presidente da Venezuela é o mesmo, o pleito venezuelano é o mesmo e o partido do atual senador e do ex-presidente é o mesmo. O que mudou? Sonia Montenegro.